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Tomb Raider

André Forte

Do Gamehall

21/01/2013 14h22

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    Mais jovem, a 'nova' Lara Croft deixa de lado seus dotes sensuais e adota um visual mais aventureiro, claramente inspirado em Nathan Drake, de "Uncharted"

Assim como no cinema, os videogames buscam no recomeço de suas séries a inspiração para retomada do sucesso após diversas versões e continuações de uma franquia. Depois de altos e baixos, "Tomb Raider" precisava se reconstruir e isso está prestes a acontecer, mostrando que Lara Croft, a musa dos videgames, não é só mais um rosto bonito - agora ela é forte e você vai ver como ela se tornou a maior exploradora de todos os tempos no game que chega agora em março.

Quem está à frente de tais mudanças é a produtora Crystal Dynamics, responsável por recolocar a série nos eixos a partir de "Tomb Raider: Legend" e reviver o primeiro jogo no bom "Tomb Raider Anniversary". Agora a produtora terá de provar aos fãs da série que o recomeço pode ser ainda mais surpreendente do que os jogos anteriores – e para a sorte dos fãs da exploradora, as informações liberadas até o momento são muito animadoras.

"Personagens icônicos, heroicos ou não, são produtos óbvios de nossos tempos", disse o diretor da franquia na Crystal Dynamics, Timothy Longo Jr à revista GameInformer. "Especialmente com as franquias, elas precisam estar envolvidas com o seu tempo. Quando isso não acontece, ela falha. A Crystal é enfática ao dizer 'Nós precisamos fazer algo realmente grande. Algo diferente'".

FERIMENTOS GRAVES

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Uma das novidades de "Tomb Raider" é que Lara Croft vai se ferir e terá que tratar de seus machucados. Como isso vai influenciar a mecânica do jogo é ainda um mistério.

Fonte da juventude

Esqueça o mulherão dos últimos jogos e a semelhança até obvia com Angelina Jolie. A nova Lara Croft  é mais nova, tem 21 anos de idade e, além de um físico muito diferente, sua personalidade é muito distinta da que os fãs conhecem. Inexperiente em explorações, a jovem Lara começa a mostrar sinais de sua persistência em sua primeira grande aventura e boa parte de suas habilidades somente serão conhecidas após a moça superar as adversidades.

Em uma área no litoral do Japão, Lara está em busca de um tesouro, quando o seu barco é pego por uma grande tempestade.  Ela acaba perdida em uma ilha desconhecida, habitada por pessoas misteriosas. Sozinha e contando apenas com as habilidades básicas de sobrevivência, ela terá que lutar por sua vida e, de quebra, entrar para a história da arqueologia.

Na ilha, Lara enfrenta muito mais que habitantes sem um pingo de hopitalidade: ela vai encarar, seus medos e insegurança, tão naturais de uma jovem de sua idade. Esse cuidado da Crystal Dynamics em dar a Lara Croft uma personalidade marcante bebe na fonte de "Uncharted", seu principal ‘concorrente’ e que tem no herói Nathan Drake um dos melhores trabalhos de personificação de personagens dos games.

PERSONALIDADE

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    "Eu não posso morrer!", grita Lara desesperadamente ao encarar um perigo mortal. Cenas como essas mostram a personalidade de Lara Croft em sua nova aventura. Diferente dos outros games da série, no decorrer da história ela vai se tornar um personagem mais cheio de vida e plausível.

A aventura vai mostrar Lara abandonando seu sensual shortinho e adotando uma calça cargo, discreta e muito mais adequada para uma aventureira em expedição por cavernas.

Os seios da moça também perderam volume, assim como a sua cintura, tudo em prol a medidas mais realistas. Outro ponto a favor da nova Lara Croft é a captura total de movimentos do corpo e rosto, que unidos ao trabalho de dublagem, prometem oferecer feições e movimentos muito realistas em um nível impressionante de detalhes e emoções.

Para completar a experiência, a Crystal Dynamics afirma que a nova Lara não é invencível. Muito pelo contrário, ela sangra, se machuca e até chora. E apesar de tudo isso, a jovem ainda encontra forças para seguir adiante.

Sobreviver é a única saída

Apesar de manter os elementos de aventura com ação, o novo "Tomb Raider" é descrito pela Crystal Dynamics como um título de "ação com sobrevivência".  Logo no início, a jovem é apresentada em uma situação completamente adversa. Presa em um saco de lona pendurado no teto de uma caverna, Lara não conta com nenhuma ferramenta ou armas em seu poder.

 A personalidade da garota é mostrada desde o início. Um bom exemplo disso é quando ela se encontra pendurada de ponta cabeça ao lado de vários corpos cobertos por uma espécie de teia. "Eu não posso morrer! ", grita desesperadamente a garota ao fitar caveiras colocadas em um altar. Mais do que isso, o começo do jogo sugere ainda mais drama e suspense do que os títulos anteriores.

  • Lara vai ter que lutar pela sobrevicência e lutará não apenas contra piratas, mas também contra a vida selvagem da ilha

O alto nível de realismo também é parte integrante da mecânica. Agora, Lara pode ter o fogo de sua tocha apagada por uma queda da água e ao longo do caminho, depois de tanto subir e escalar pedras e barrancos, Lara vai estar ferida com cortes no pulso, braço e pernas.

Caso esteja sem armas, o jogador deverá ficar atento aos barulhos ao seu redor, para evitar um contato direto com os inimigos. E caso ela dê de cara com um inimigo, uma perseguição é iniciada com cenas cinematográficas. Com uma câmera posicionada nas costas da heroína, em que é possível ver as feições de desespero da jovem quando ela olha para trás.

Os famosos puzzles foram modificados completamente, e forçam o jogador a pensar em como se comportam alguns elementos do cenário, como o fogo, a água, a gravidade e os explosivos do local.  

Além disso, o jogo oferece diferentes formas de se conseguir alcançar seus objetivos e diversos desfechos, dependendo da escolha do jogador. Por exemplo, caso uma caverna esteja muito escura, o jogador pode explodir barris com sua tocha para iluminar o local e encontrar uma saída. Acontece que muitas vezes esse local é muito estreito, o que pode acabar matando Lara por asfixia.

Dessa forma, a produtora quer que o jogador se preocupe com Lara, oferecendo cenas de mortes pesadas e tão bizarras que valeram ao jogo o selo "M", ou seja, proibido para menores de 17 anos. Além disso, cuidar da personagem vai muito além de se livrar dos inimigos, mas alimentá-la, já que como todo ser humano, a garota precisa beber e comer para ficar de pé.

  • Em sua luta para se manter viva, Lara terá que aprender a caçar para se alimentar

Adeus, mira automática

Que as cenas de ação de "Tomb Raider" sempre foram reconhecidas como uma das melhores partes do jogo, isso ninguém duvida. Acontece que desde 1996 o arcaico sistema de mira automática tirava boa parte do desafio. A Cystal Dynamics, no entanto, percebeu que isso era um dos pontos fracos do jogo e está preparando mudanças sensíveis para tornar o jogo mais competitivo.

Com isso, o estúdio espera aumentar a sensação de desespero em cenas de alta tensão, principalmente quando Lara se vê frente a frente com um inimigo e não conta com as armas certas para enfrenta-lo. Entretanto, se quiser sobreviver ela vai ter que encarar os perigos de frente.

As cenas de luta fazem parte do processo de sobrevivência e não devem ser tratadas como um esporte, sugerindo que esses momentos serão muito mais carregados de tensão e emoção do que em outros jogos de aventura.

Quanto às armas, Lara deve utilizar os já tradicionais arco e flecha, pistola e uma espingarda, mas outros itens não convencionais podem ser encontrados no caminho e, na falta de armas, Lara terá de improvisar até com elementos do cenário.

  • O mundo de "Tomb Raider" é livre para ser explorado e oferece novos desafios para o jogador durante a aventura

Um mundo para explorar

Assim como já anunciado anteriormente, o mundo do novo "Tomb Raider" é aberto, e o jogador pode se utilizar dos recursos naturais das paisagens para facilitar a sua exploração. Vira e mexe o jogador pode passar batido por diversos elementos e tesouros escondidos em busca de ação pura e simples, mas para os jogadores mais pacientes, a exploração minuciosa de cada trecho dos cenários podem lhe valer recompensas pela persistência.

Outra adição interessante da mecânica é a possibilidade de Lara evoluir fisicamente conforme progride no jogo. Isso faz com que ela ganhe mais resistência e força gradativamente e facilite cada vez mais os seus movimentos acrobáticos. Além disso, ela pode combinar seus itens e acessar um novo sistema de aperfeiçoamento de habilidades.

Para dificultar um pouco as coisas, o jogo conta com um novo sistema de física que altera a gravidade das correntes de água e outros elementos do cenário. Dessa forma, Lara pode ter dificuldade para ultrapassar certos pontos em que a corrente das águas está mais agitada, ao mesmo tempo que pode também ter facilidade para passar de outros locais.

E para completar com chave de ouro, os cenários contarão com condições climáticas dinâmicas, o que pode incentivar ainda mais um retorno dos aventureiros de plantão.


Multiplayer: Salve-se quem puder

Mas as aventuras da moça não serão embalsamadas apenas na campanha solo: “Tomb Raider” também terá um modo multiplayer. Esta porção do jogo está em produção há quase dois anos pela equipe do Eidos Montreal, o mesmo estúdio de “Deus EX: Human Evolution”.

O modo é uma parte importante para o jogo, entretanto, Joe Khoury, produtor da Eidos Montreal, disse para o site Tech Digest que objetivo do game “não é competir com ‘Call of Duty’ ou ‘Halo’, que são franquias que se destacaram pelos modos competitivos, mas criar algo divertido para quem só viu aqueles personagens no modo solo”.

A experiência promete ser mais próxima ao que vemos nos jogos da série “Uncharted”, no qual você escolhe um personagem, um conjunto de armas e sair dando tiros por aí. Tudo rola em uma perspectiva em terceira pessoa e isso garante que os heróis sejam ágeis e possam usar diversas partes do cenário para se proteger enquanto apertam o gatilho.

  • Os mapas do modo multiplayer são inspirados na campanha solo, mas com poucas mudanças para transformar o game mais competitivo.

Foram revelados até o momento apenas dois modos multiplayer, o Team Deathmatch, que é um mata-mata em equipes, típico em jogos de tiro. O segundo se chama Rescue e nele os sobreviventes precisam obter kits de primeiros-socorros e levá-los para pontos específicos, enquanto os piratas precisam eliminar uma quantidade de membros do outro grupo.

Esses dois grupos fazem parte da campanha de Lara, sendo que os “Sobreviventes” são os amigos de Lara, enquanto os “Piratas” são os vilões. Os cenários também inspirados no modo de campanha e possuem diversas camadas que podem ser exploradas, como cavernas, picos, torres de vigia e outras características feitas para disputas em 3ª pessoa.

O jogo também permite que você arme armadilhas como setas de espinhos, caixas explosivas e outras coisas mortíferas para pegar os adversários. Essas armadilhas ficam em locais predeterminados do mapa, algo que pode estragar a surpresa do jogo depois de algumas partidas no mesmo mapa.

Como o multiplayer não é o foco do jogo, a Square Enix promete que não vai existir passes online ou conteúdos extras para este modo.

PRODUTORES MOSTRAM O MODO MULTIPLAYER

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