Depois de cinco meses, mercado de game dos EUA cai
Em março, o mercado local viu cair a arrecadação em 17%, na comparação com o mesmo período do ano passado. É a primeira queda desde setembro do ano passado, quando desceu 7% e, portanto, a maior baixa desde o começo da crise.
Anita Frazier, analista do NPD, aponta que, além do aumento do desemprego e da freada do consumo nos Estados Unidos, contribuiu o fato de a Páscoa cair em abril (é um período mais forte em vendas) e de a Nintendo ter lançado em março do ano passado "Super Smash Bros. Brawl", que viria a ser o quarto jogo mais vendido em 2008.
Com o resultado ruim de março, o acumulado do ano ficou em US$ 4,25 bilhões, quase o mesmo que o resultado parcial de 2008, quando em três meses havia arrecadado US$ 4,24 bilhões.
Veja o resultado do mercado de games para consoles e portáteis (apenas vendas em lojas físicas) dos Estados Unidos em março, e a variação em relação ao mesmo mês do ano passado:
Jogos: US$ 792,83 milhões (-17%)
Plataformas: US$ 455,55 milhões (-18%)
Acessórios: US$ 185,67 milhões (-15%)
Total: US$ 1,43 bilhão (-17%)
Jogos
As vendas de jogos refletiram a queda geral da indústria, caindo exatamente 17% de US$ 952,14 milhões (2008) para US$ 792,83 milhões (2009). Uma razão para a queda foi o fraco desempenho de "Grand Theft Auto: Chinatown Wars", que, apesar das boas críticas, não chegou nem perto de entrar para a lista dos dez games mais vendidos no período. Reportagens indicam vendas de apenas 90 mil, enquanto o 10º jogo mais vendido de março teve saída de 205 mil unidades.
O grande vencedor do período foi "Resident Evil 5", cuja vendas das edições para Xbox 360 e PlayStation 3, combinadas, ultrapassam 1,5 milhão de cópias. O fenômeno "Pokémon" voltou a aparecer: "Platinum", versão mais completa de "Diamond" e "Pearl", ficou em segundo lugar. Os exclusivos "Halo Wars" (Xbox 360) e "Killzone 2" (PlayStation 3) também tiveram boas colocações, apesar de o Wii ocupar mais posições na lista: aparece com os perenes "Wii Fit", "Wii Play" e "Mario Kart".
Veja a lista dos dez jogos mais vendidos nos Estados Unidos em março:
1. (X360) Resident Evil 5 - 938 mil
2. (DS) Pokémon Platinum - 805 mil
3. (360) Halo Wars - 639 mil
4. (PS3) Resident Evil 5 - 585 mil
5. (Wii) Wii Fit (com Balance Board) - 541 mil
6. (PS3) MLB '09: The Show - 305 mil
7. (PS3) Killzone 2 - 296 mil
8. (Wii) Wii Play (com Wii Remote) - 281 mil
9. (Wii) Mario Kart Wii (com volante) - 278 mil
10. (X360) Major League Baseball 2K9 - 205 mil
Consoles
A arrecadação com as vendas de consoles e portáteis também caiu: 18%. O único console que aumentou suas vendas em relação a março de 2008 foi o Xbox 360. Ainda assim, a Nintendo está folgada na frente: vendeu 601 mil Wiis e 563 mil Nintendo DS. Em abril, seus bolsos devem ficar mais cheios já que a companhia adiantou que 435 mil unidades do Nintendo DSi foram vendidas na primeira semana de lançamento.
As plataformas da Sony ficaram nas três últimas posições: o PlayStation 3 vendeu 218 mil, o PSP, 168 mil e o PlayStation 2, 112 mil. O resultados ficaram bastante aquém das previsões de analistas: Michael Pachter, da Wedbush Morgan, acreditava que o PlayStation 3 teria saída de 350 mil unidades, enquanto Jesse Divnich, diretor de pesquisa da EEDAR, estimou as vendas em 300 mil unidades. Para abril, fica a expectativa de como a redução do PlayStation 2, que passou a custar US$ 100, afetará as vendas do velho console da Sony.
Veja o ranking de venda de consoles e portáteis nos Estados Unidos em março:
1. Wii - 601 mil
2. Nintendo DS - 563 mil
3. Xbox 360 - 330 mil
4. PlayStation 3 - 218 mil
5. PSP - 168 mil
6. PlayStation 2 - 112 mil
- Mais
- "GTA: Chinatown Wars" vende menos de 90 mil cópias
- PS3 diminui diferença para X360, diz analista
- Preço do PS2 é cortado para US$ 100 nos EUA
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.