Topo

Depois de cinco meses, mercado de game dos EUA cai

17/04/2009 17h11

A indústria de jogos nos Estados Unidos teve uma parada brusca em seus seguidos meses de crescimento considerável, segundo os dados fornecidos pelo NPD Group, empresa de estudos do mercado que pesquisa a venda de jogos nos Estados Unidos.

Em março, o mercado local viu cair a arrecadação em 17%, na comparação com o mesmo período do ano passado. É a primeira queda desde setembro do ano passado, quando desceu 7% e, portanto, a maior baixa desde o começo da crise.

Anita Frazier, analista do NPD, aponta que, além do aumento do desemprego e da freada do consumo nos Estados Unidos, contribuiu o fato de a Páscoa cair em abril (é um período mais forte em vendas) e de a Nintendo ter lançado em março do ano passado "Super Smash Bros. Brawl", que viria a ser o quarto jogo mais vendido em 2008.

Com o resultado ruim de março, o acumulado do ano ficou em US$ 4,25 bilhões, quase o mesmo que o resultado parcial de 2008, quando em três meses havia arrecadado US$ 4,24 bilhões.

Veja o resultado do mercado de games para consoles e portáteis (apenas vendas em lojas físicas) dos Estados Unidos em março, e a variação em relação ao mesmo mês do ano passado:

Jogos: US$ 792,83 milhões (-17%)
Plataformas: US$ 455,55 milhões (-18%)
Acessórios: US$ 185,67 milhões (-15%)
Total: US$ 1,43 bilhão (-17%)

Jogos

As vendas de jogos refletiram a queda geral da indústria, caindo exatamente 17% de US$ 952,14 milhões (2008) para US$ 792,83 milhões (2009). Uma razão para a queda foi o fraco desempenho de "Grand Theft Auto: Chinatown Wars", que, apesar das boas críticas, não chegou nem perto de entrar para a lista dos dez games mais vendidos no período. Reportagens indicam vendas de apenas 90 mil, enquanto o 10º jogo mais vendido de março teve saída de 205 mil unidades.

O grande vencedor do período foi "Resident Evil 5", cuja vendas das edições para Xbox 360 e PlayStation 3, combinadas, ultrapassam 1,5 milhão de cópias. O fenômeno "Pokémon" voltou a aparecer: "Platinum", versão mais completa de "Diamond" e "Pearl", ficou em segundo lugar. Os exclusivos "Halo Wars" (Xbox 360) e "Killzone 2" (PlayStation 3) também tiveram boas colocações, apesar de o Wii ocupar mais posições na lista: aparece com os perenes "Wii Fit", "Wii Play" e "Mario Kart".

Veja a lista dos dez jogos mais vendidos nos Estados Unidos em março:

1. (X360) Resident Evil 5 - 938 mil
2. (DS) Pokémon Platinum - 805 mil
3. (360) Halo Wars - 639 mil
4. (PS3) Resident Evil 5 - 585 mil
5. (Wii) Wii Fit (com Balance Board) - 541 mil
6. (PS3) MLB '09: The Show - 305 mil
7. (PS3) Killzone 2 - 296 mil
8. (Wii) Wii Play (com Wii Remote) - 281 mil
9. (Wii) Mario Kart Wii (com volante) - 278 mil
10. (X360) Major League Baseball 2K9 - 205 mil

Consoles

A arrecadação com as vendas de consoles e portáteis também caiu: 18%. O único console que aumentou suas vendas em relação a março de 2008 foi o Xbox 360. Ainda assim, a Nintendo está folgada na frente: vendeu 601 mil Wiis e 563 mil Nintendo DS. Em abril, seus bolsos devem ficar mais cheios já que a companhia adiantou que 435 mil unidades do Nintendo DSi foram vendidas na primeira semana de lançamento.

As plataformas da Sony ficaram nas três últimas posições: o PlayStation 3 vendeu 218 mil, o PSP, 168 mil e o PlayStation 2, 112 mil. O resultados ficaram bastante aquém das previsões de analistas: Michael Pachter, da Wedbush Morgan, acreditava que o PlayStation 3 teria saída de 350 mil unidades, enquanto Jesse Divnich, diretor de pesquisa da EEDAR, estimou as vendas em 300 mil unidades. Para abril, fica a expectativa de como a redução do PlayStation 2, que passou a custar US$ 100, afetará as vendas do velho console da Sony.

Veja o ranking de venda de consoles e portáteis nos Estados Unidos em março:

1. Wii - 601 mil
2. Nintendo DS - 563 mil
3. Xbox 360 - 330 mil
4. PlayStation 3 - 218 mil
5. PSP - 168 mil
6. PlayStation 2 - 112 mil
Mais
"GTA: Chinatown Wars" vende menos de 90 mil cópias
PS3 diminui diferença para X360, diz analista
Preço do PS2 é cortado para US$ 100 nos EUA