UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

Últimas Notícias

17/04/2009 - 11h03

"GTA: Chinatown Wars" vende menos de 90 mil cópias

do Finalboss
Siga UOL Jogos
Nesta semana, Jesse Divnich, diretor do serviço de análises da empresa de pesquisa de mercado Electronic Entertainment Design and Research (EEDAR), comentou essa semana que o lançamento de "Grand Theft Auto: Chinatown Wars" nos Estados Unidos teria sido ruim.

Embora outros analistas, como o conceituado Michael Pachter, da Wedbush Morgan, previram vendas fenomenais em torno de 450 mil cópias, Divnich chocou a mídia com sua previsão na faixa de 200 mil cópias para este que foi um dos jogos mais bem avaliados na história do Nintendo DS.

Mas o analista da EEDAR, no final das contas, foi quem chegou mais perto, levando em conta os dados de março coletados pelo NPD Group, empresa de referência na apuração de vendas do mercado de games nos Estados Unidos.

O game da Rockstar Games não conseguiu aparecer nem entre os dez mais vendidos de março, ficando abaixo de "MLB Baseball 2K9", que vendeu 205 mil cópias. Levando em conta a expectativa em torno do título, acreditava-se que "Chinatown Wars" ao menos estaria logo atrás do game esportivo, mesmo com a queda de 17% nas vendas gerais de março com relação ao ano anterior.

No entanto, não ficou nem próximo disso. Segundo os números do NPD que foram fornecidos ao site GameSpot por uma fonte que quis manter o anonimato, o jogo da Rockstar Leeds vendeu menos de 90 mil unidades nos Estados Unidos durante o período, gerando pouco mais de US$ 3 milhões de arrecadação. Só para referência, outro lançamento de peso para o portátil no mês passado, "Pokémon Platinum", da Nintendo, vendeu 805 mil cópias.

Longo prazo

"Estamos confiantes no sucesso a longo prazo de 'Chinatown Wars', e acreditamos que ele vai continuar a vender bem", disse um representante da Take-Two, proprietária da Rockstar Games. O próprio Divnich, que previu baixas vendas para o título, também acredita nas palavras da Take-Two, destacando o fato de que as vendas de títulos para DS não necessariamente seguem o eventual pico da semana de estreia, seguido por uma rápida queda.

"Poderia muito bem ganhar um gás no mês seguinte [abril] com as vendas do DSi, e provavelmente vamos ver vendas estáveis de agora em diante", disse o analista. "Vai vender o mesmo mês a mês até o final do ciclo de vida do jogo. Não é uma situação de curto prazo para a Take-Two, vai gerar arrecadação para eles por um tempo".

Como um exemplo de um jogo de DS de peso que gerou altas arrecadações depois de um começo fraco, Divnich citou "Mario Kart DS". Em seu mês de lançamento (novembro de 2005), o game vendeu 222 mil cópias, gerando US$ 7,3 milhões. Mas três anos depois, o jogo continua popular, e no mês de fevereiro ficou em oitavo lugar com 145 mil cópias.

As fracas vendas iniciais de "Chinatown Wars" acendem uma antiga percepção de que games voltados para um público maduro (no caso dos Estados Unidos, 17 anos para cima) não têm muito sucesso no Wii e Nintendo DS. Sabe-se que o público dessas plataformas são mais casuais, e os games maduros parecem encontrar dificuldades. Títulos como "Resident Evil 4" e "Resident Evil Umbrella Chronicles" conseguiram alcançar bons números no Wii, mas "MadWorld" e "House of the Dead: Overkill" não tiveram o mesmo êxito.
Mais
Para Sega, vendas de "Overkill" atingiram expectativas
"Resident Evil" 'de pistola' vendeu um milhão de cópias

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host