Topo

"Parappa The Rapper" pode retornar no Vita ou em um novo modelo de negócios, diz criador

do Gamehall

27/09/2011 22h08

O cachorro cantor e dançarino "Parappa The Rapper" está sumido desde 2001, data em que o segundo jogo da série foi lançado para o PlayStation 2, mas segundo o seu criador, Masaya Matsuura, ele pode voltar com tudo no PS Vita.

Matsuura disse em entrevista ao blog Joystick que um retorno nunca saiu dos seus planos "Nós sempre pensamos na possibilidade de refazê-lo [o primeiro jogo] ou até de criar sequências".

O criador do simpático cãozinho diz, no entanto, que ele prefere as plataformas portáteis com tela de toque aos consoles domésticos, devido ao atraso da resposta que se leva desde as ações do controle até o jogo. Nesse caso, o PS Vita é visto com bons olhos para receber esse retorno "É uma boa oportunidade", diz.

Questão de negócios

Outro fator, entretanto, pode atrapalhar o projeto para o novo portátil da Sony - o real interesse dos jogadores em um jogo completo vendido em lojas, porém com poucas fases disponíveis. "Não se trata apenas de problemas de conteúdo, mas questões de negócio", explica o diretor de desenvolvimento da NanaOn-Sha, Dewi Tanner. 

A forma como as pessoas pagam pelos jogos mudou se compararmos há 15 anos. Nós não temos certeza que o pessoal vai se interessar em pagar US$ 50 por algo com 5 ou 6 estágios", explica Tanner, que logo rechaça a possibilidade de se vender conteúdo adicional como acontece em jogos da franquia "Rock Band". "Nós teríamos que criar tudo para esses jogos musicais com personagens. Músicas, animações, opções, roteiro e por aí vai".

Outro 'problema' que Tanner encontra ao comparar o modelo de negócios de um possível "Parappa" aos demais jogos musicais é encontrar o melhor custo benefício, deixando o jogo mais barato ou tentar prolongar o seu tempo útil. "Não estou certo de que uma experiência de 20 horas com 'Parappa' seja divertida".

Com isso, outra possibilidade para o renascimento da franquia é considerar novos modelos de negócios, como os populares gratuitos para jogar. "Sabemos que há diferentes formas de se comprar jogos ou experimentá-los e uma delas talvez se adeque às nossas pretensões para 'Parappa'", finaliza.

Cachorro afinado

"Parappa The Rapper" foi um dos jogos pioneiros no subgênero de ação rítmica. Lançado em 1996 para PSone, o título consiste em pressionar botões acompanhando o ritmo - e tempo certo - da música. 

Além de composições simpáticas, a arte tem forte influência pop. Os personagens, como o cachorro rapper PaRappa, são retratados como se fossem de papel. O game ganhou uma sequência direta para PlayStation 2, além de um episódio paralelo, "Um Jammer Lammy", que tem o rock como tema.

"Parappa The Rapper" é exclusivo para as plataformas da Sony.