Topo

EA é acusada de usar helicópteros reais em "Battlefield 3" sem permissão

do Gamehall

10/01/2012 08h28

Visando proporcionar realismo aos jogadores em "Battlefield 3", a EA optou por mostrar os helicópteros AH-1Z Viper, UH-1Y e V-22 Osprey, mas nenhum deles foi licenciado pela sua fabricante, a americana Textron.

Agora, a produtora do jogo entrou com uma ação preventiva contra a fabricante dessas aeronaves, a fim de justificar legalmente o uso não autorizado delas.

Segundo afirmou o blog Kotaku, a EA se apoia à 1ª Emenda de proteção aos videogames dos Estados Unidos, que garante aos jogos a liberdade de expressão.

Para tanto, a produtora de "Battlefield 3" nota que os helicópteros são apenas 'figurantes' da trama e que os modelos representados servem apenas para manter o visual mais realista. "Os helicópteros não são realçados para se sobressair mais do que qualquer um dos outros veículos do jogo", disse um representante ao Kotaku.

Outro trunfo da EA é o fato da mesma avisar na embalagem do game que o uso de armas e veículos com aparência realista não constitui qualquer endosso oficial de seus criadores.

Ao contrário do que parece, essa não é a primeira vez em que a EA se utiliza desse recurso. Em setembro de 2011, a produtora foi absolvida após ser acusada de usar a imagem de diversos jogadores da liga colegial de futebol americano (NCAA) sem permissão.

Até o momento, a Textron não comentou o caso.
 

Guerra das boas

Construído com o motor gráfico Frostbite 2, que utiliza a mesma tecnologia de "FIFA" para as animações, "Battlefield 3" oferece boas doses de ação na campanha principal e também em sua modalidade multiplayer, que suporta 24 jogadores nos consoles e 64 combatentes no PC.

"Battlefield 3" está disponível para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.
 

ASSISTA A VIDEOANÁLISE DE "BATTLEFIELD 3"

  •