27/09/2012 - 16h17

Nos consoles, "FIFA 13" só terá narração em português na versão em disco, diz EA

André Forte

Os "fifeiros" brasileiros mais ansiosos tiveram uma má notícia quando começaram a jogar suas cópias digitais de "FIFA 13" compradas nas lojas online Origin (PC) e PS Store (PlayStation 3): o game não conta com a tão anunciada narração de Tiago Leifert e Caio Ribeiro.

Disponível desde terça-feira (4) em ambas as lojas no Brasil, a versão digital de "FIFA 13" é a mesma dos Estados Unidos, sem o conteúdo localizado para o Brasil.

A EA explicou, em comunicado no Facebook, que apenas os discos de "FIFA 13" fabricados no Brasil contarão com a narração e os comentários em português. Segundo a empresa, o jogo distribuido na rede do PS3 é o mesmo comercializado nos EUA e por isso foi lançado nesta terça (25), enquanto o jogo em disco, só sai no dia 4 de outubro.

Leia o comunicado da EA sobre o "FIFA 13" disponível na PlayStation Store brasileira:

"Informamos que, não existe uma versão digital do FIFA 13 PS3 com localização em português brasileiro na Playstation Network. A versão digital é igual para todas as versões distribuídas online nas Américas (sem narração, comentários e localização em português) e por esse motivo o lançamento foi simultâneo com os EUA. A única versão que têm português é a versão no disco fabricado no Brasil."

Assim, apenas quem comprar a versão brasileira em disco de "FIFA 13" terá direito ao conteúdo localizado. A EA não tem planos de disponibilizar esse conteúdo para os demais jogadores via atualização online.

Jonathan Harris, gerente de marketing e vendas da EA no Brasil, disse ao UOL Jogos que o mesmo acontecerá com a versão para Xbox 360: apenas a edição em disco terá a narração em português, a versão digital a ser disponibilizada na rede Xbox Live não terá essa opção.

E O PES 2013?

As versões digitais do futebol da Konami não terão os problemas de "FIFA 13". Segundo Anibal Vera, gerente da produtora no Brasil, as edições a serem lançadas nas lojas online brasileiras do PS3 e X360 terão o português do Brasil como opção de idioma para a narração. Contudo, o executivo não soube dizer se isso vale também para as lojas americanas dos consoles. Saiba mais.

Perdido na tradução

Já no Origin brasileiro o buraco é mais embaixo: o jogo até conta com a opção em português do Brasil antes mesmo do ato da compra (o jogador pode escolher qual é a região que deseja baixar, dando a entender que o jogo tem a narração brasileira), mas quando o jogo começa, a narração simplesmente fica muda e o usuário sequer pode ouvir um narrador inglês.

Segundo Harris, a versão para PC terá direito a download com a narração, tanto a versão vendida em disco quanto a digital, vendida pelo serviço Origin. Ainda não há data definida para essa atualização ser disponibilizada.

Enquanto isso, o SAC da EA divulgado no Facebook oficial da produtora não responde por problemas ocorridos na compra do jogo digital, sendo exclusivamente destinado à problemas e dúvidas referentes às cópias em disco.

  • Reprodução

    Versão digital brasileira de "FIFA 13" no PC apresenta problemas na narração

Mais problemas no Origin

Se já não bastassem os dez times genéricos no campeonato brasileiro em FIFA 13, os brasileiros que desejam incluir os uniformes reais de seus clubes do coração no Creation Centre e colocá-los no jogo encontrarão outro problema: a loja que vende espaços extras (Slots) para times criados no Centro de Criação simplesmente não funciona.

Ao tentar comprar os pacotes de 'slots', o jogador é surpreendido com um travamento repentino do servidor online, que o impede de desistir da compra e o força a reiniciar o jogo por completo.

Com isso, os clientes do Origin brasileiro não conseguem jogar com suas criações e conteúdos transferidos do Creation Centre, já que "FIFA 13" obriga ao jogador comprar esses espaços extras para receber os conteúdos criados no site.

FIFA 13
FIFA 13

Defendendo a liderança

Para defender a liderança entre os games de futebol, a EA prometeu para "FIFA 13" uma série de novidades para melhorar tudo o que ficou devendo em 2012.

Entre as melhorias, está a inclusão da tecnologia 'DI3D Star Treatment', que visa feições mais próximas do real não só para atletas famosos, mas para todos os jogadores.

Além disso, a mecânica de jogo oferece mais opções para cobranças de falta e também para os defensores, com a polêmica decisão de adiantar a barreira para atrapalhar o batedor.

Outras promessas incluem uma nova gama de dribles, uma física aperfeiçoada para evitar bugs de colisão e linhas de atacantes mais inteligentes.

Com versões para PlayStation 3, Xbox 360, PS Vita, PC e Nintendo 3DS, "FIFA 13" saiu em 25 de setembro. No Brasil, o jogo está previsto para 4 de outubro, mas já pode ser adquirido digitalmente na PS Store e no Origin.

VEJA TRAILER DE "FIFA 13"

  •  

Tags FIFA 13 , PS3 , PC , X360 , Wii U , Esporte , FIFA , Mercado brasileiro de jogos

  • http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2012/09/27/fifa-13-so-tera-narracao-em-portugues-na-versao-em-disco-diz-ea.htm
  • Nos consoles, "FIFA 13" só terá narração em português na versão em disco, diz EA
  • 18/12/2014
  • UOL Jogos - Notícias
  • UOL Jogos
  • @UOLJogos #UOL
  • 1

Veja mais

Últimos Comentários