Topo

Square Enix cancela jogos em produção no Brasil

Do UOL, em São Paulo

14/04/2014 19h02Atualizada em 15/04/2014 17h14

Poucos meses após revelar a existência de dois jogos de estúdios brasileiros para plataformas mobile, a Square Enix abandonou a produção de ambos, conforme apurou o UOL Jogos.

Em outubro de 2013, a produtora revelou "Project Trivella" e "Project Amerika", que estavam sendo desenvolvidos em Belo Horizonte pela Ilusis e em Florianópolis pela Hoplon, respectivamente. De acordo com a própria Square Enix, ambos faziam parte de um esforço para criar conteúdo focado no público latino-americano.

De acordo com Rodrigo Mamao, da Ilusis, "Trivella" segue em desenvolvimento independente da Square Enix. O estúdio comprou os direitos do projeto e planeja lançá-lo "em um mês". Ele segue a proposta de um game de futebol diferente, que girará em torno de uma série de mecânicas de gerenciamento, para celulares e tablets.

Já "Amerika" era planejado como um RPG tático em que os diferentes povos da América Latina seriam representados. Seu futuro é incerto, pois a Hoplon está "em negociação" com a produtora japonesa.

Mudanças de planos

Procurado por UOL Jogos, Igor Inocima, diretor geral da Square Enix Latin America, afirmou: "Como parte do processo de publicação, sempre pode haver mudança nos planos originais. Alguns [projetos] podem ser cancelados, ou como no caso da Ilusis, seguir em produção sem o envolvimento da publisher original".

Nesta segunda-feira (14), o site MCV publicou um artigo detalhando o fechamento da Square Enix India, divisão indiana da produtora que tinha sido inaugurada no ano passado. O mesmo texto menciona que "múltiplos projetos que já tinham sido aprovados" na América Latina "foram cancelados".