Topo

Activision sugere retorno da Sierra na Gamescom; veja teaser

10/08/2014 16h04

Ao que tudo indica, a Activision ressuscitará a marca da Sierra Entertainment, produtora de alguns dos adventures mais influentes na história dos videogames, desenvolvendo séries como "King's Quest", "Space Quest" e "Gabriel Knight" durante as décadas de 1980 e 1990.

A informação surgiu após uma atualização no site da Sierra, que antigamente redirecionava o usuário para o site da Activision. Agora, o site traz um novo logotipo da empresa, e indicando que mais informações serão reveladas durante a Gamescom, feira de games na Europa que acontece na próxima semana, entre os dias 13 e 17 de agosto.

Um teaser com o novo logo foi publicado pela Activision. Assista:

  •  

Produtora histórica

A Sierra Entertainment foi fundada em 1979 pelo casal Ken e Roberta Williams, sob o nome On-Line Systems. A empresa ganhou fama com diversos games do gênero adventure, desde séries famosas, como "Leisure Suit Larry" e "King's Quest", até títulos menos icônicos mas ainda influentes, como "Phantasmagoria".

Os adventures da Sierra eram conhecidos por um humor irreverente e dificuldade brutal, chegando a tornar jogos impossíveis de ser terminados por quem esquecesse ou tivesse um item destruído horas antes.

Nos anos 90, a empresa passou a desenvolver outros títulos com a queda de popularidade do gênero adventure, adaptando a série "SWAT" - um spin-off de "Police Quest" - em um jogo de tiro tático, com "SWAT 4" sendo desenvolvido pela Irrational Games ("BioShock"), além de servir de publisher para o primeiro "Half-Life" e "Counter-Strike".

Na mesma época, a produtora foi subsidiária de diversas companhias, até ser adquirida pela Vivendi Games, em 1998. Em 2008, a Sierra fechou as portas após a união entre a Vivendi e a Activision, que gerou a Activision Blizzard.

No ano passado, os direitos da série "King's Quest" foram revertidos para a Activision, após ficar por um tempo nas mãos da Telltale Games, de "The Walking Dead".