Topo

Celulares da Samsung terão óculos de realidade virtual

Do UOL, em São Paulo

03/09/2014 11h27Atualizada em 03/09/2014 12h17

A Samsung anunciou hoje (3), na feira alemã IFA, em Berlim, a entrada no segmento de visores de realidade virtual. A empresa, mais conhecida pelos celulares e tablets, apresentou o Gear VR Innovator Edition, visor que utiliza tecnologia licenciada da Oculus VR.

Segundo a Samsung, o visor representa "uma nova maneira de experimentar e consumir conteúdo mobile". O Gear VR está previsto para chegar ao mercado até o fim do ano, através dos canais de vendas da empresa. O preço ainda não foi divulgado.

Vale observar, a Innovator Edition é uma versão beta do visor, voltada mais para os desenvolvedores e entusiastas do que para o público em geral.

  • Divulgação

    Usuários do Gear VR terão conteúdos exclusivos em filmes e outros produtos. Em "Os Vingadores 2", por exemplo, será possível visitar o laboratório de Tony Stark, o Homem de Ferro.

A empresa sul-coreana é a mais nova participante na corrida pela realidade virtual, que também inclui Sony (com o Project Morpheus) e Facebook (que adquiriu a Oculus VR, pioneira do setor).

O visor conta com uma tela de 5,7 polegadas Quad HD Super AMOLED (como a do Galaxy Note 4). O visor permite assistir filmes "como se estivesse no cinema", diz a Sansung. Também oferece suporte para vídeo 360º e, claro, jogos.

O Gear VR é feito de materiais leves e flexíveis e opera completamente sem fios, dispensando assim o uso de um computador. O visor funciona junto com o tablet Galaxy Note 4.

A Samsung promete uma seleção robusta de conteúdo otimizado para a realidade virtual, incluindo filmes, jogos e vídeos 360º (como shows musicais, por exemplo), além de aplicativos educativos, para o lançamento do aparelho.

Empresas como Marvel, Dreamworks, VEVO, IMAX  e Cirque du Solei Media já trabalham em conteúdo exclusivo para uso no Gear VR.

Parceria com Oculus VR

A Oculus VR está trabalhando em parceria com a Samsung nos últimos 12 meses, revelou a fabricante. O projeto começou como uma experiência para descobrir se era possível oferecer realidade virtual na próxima geração de celulares.

"Estamos empolgados em revelar o Gear VR Innovator Edition, uma obra prima da experiência mobile em realidade virtual", disse John Carmack, CTO da Oculus. "A profunda parceria técnica com a Samsung nos permitiu criar um visor de realidade virtual com resolução e performance de ponta, tudo em uma plataforma completamente mobile".

Um dos criadores de "Doom" e "Quake", Carmack também é um dos principais envolvidos no desenvolvimento da tecnologia VR e trabalhou com a Samsung na produção de um modelo mobile do Oculus e na otimização do sistema operacional Android para a realidade virtual.

EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS PARA O GEAR VR

Oculus CinemaAmbiente virtual onde o usuário pode assistir filmes 2D e 3D como se estivesse em diversas salas de cinema
Oculus HomeInterface para conectar o usuário à Oculus Store, onde pode encontrar, baixar e executar conteúdo em realidade virtual
Oculus 360 VideoAplicativo para executar e assistir vídeos em 360º
Oculus 360 PhotoAplicativo para executar e observar fotos em 360º