Topo

Com a nova geração, venda de consoles cresce 33% no Brasil em 2014, diz Gfk

Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 16h16

Mesmo caros, PlayStation 4 e Xbox One impulsionaram a venda de consoles no varejo brasileiro, levando a um crescimento de 33% no faturamento do mercado de videogames no 1º semestre de 2014 quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Os dados são do Gfk, empresa de pesquisa de mercado que, vale destacar, baseia-se apenas em vendas oficiais – ou seja, não contam os aparelhos comprados no mercado paralelo ou trazidos do exterior. Além disso, o Gfk não revela as fatias de mercado de Sony e Microsoft.

Ao todo o mercado de consoles movimentou R$ 600 milhões entre janeiro e julho, enquanto a venda de jogos – no varejo, é bom lembrar – arrecadou R$ 500 milhões, 17% a mais do que o registrado no mesmo período de 2013.

Porém, 'next gen' à parte, a agora antiga geração de consoles, capitaneada por PlayStation 3 e Xbox 360, ainda corresponde a 87% do faturamento do mercado nacional, um número em muito ajudado pela fabricação local dos videogames citados anteriormente, que ajudou a baixar os preços para o consumidor.

Paixão nacional

Em ano de Copa do Mundo, o Gfk revelou um dado interessante: dois em cada dez games vendidos no Brasil são de futebol, reforçando a paixão local por “FIFA” e “Pro Evolution Soccer” Dos países pesquisados pela empresa, que atua especialmente nos mercados europeu e asiático, o Brasil é de longe a nação mais fanática por jogos de futebol.