Apontando para o futuro dos games, GDC começa hoje (2) em San Francisco
A edição 2015 da Game Developers Conference, a GDC, começa hoje (2) em San Francisco, nos EUA. A convenção reúne desenvolvedores de jogos de todo o mundo e é palco para discussões e anúncios de tecnologias que apontam tendências e caminhos para a indústria de games.
Este ano, a Valve levará para a GDC as versões finais das Steam Machines, inclusive o Steam Controller e dos recém-anunciados óculos de realidade virtual Vive. A dona do Steam promete roubar a cena na feira com sua linha de computadores "feitos para a sala de estar".
A realidade virtual é outra presença forte na GDC 2015. Além do Vive e do Oculus Rift, o público pode esperar novidades sobre o Morpheus, visor da Sony para o PlayStation 4. Outros aparelhos similares devem dar às caras no evento.
A Microsoft também estará presente na GDC, em apresentações voltadas para o Windows 10 e a interação do novo sistema com o console Xbox One. Também devem ser compartilhadas novidades sobre o DirectX 12.
Os painéis de discussão englobam não só temas bastante técnicos, como também questões culturais e comportamentais. Este ano, por exemplo, haverá um painel sobre como os obesos são representados nos games e outro sobre o uso de estereótipos raciais nos jogos eletrônicos e como evitá-los.
Olhando para o passado
Nem só de grandes novidades se faz a GDC. Os desenvolvedores aproveitam a convenção para olhar para o passado e reverenciar grandes jogos e seus criadores. São os chamados "painéis postmorten".
Já passaram por este palco os criadores de clássicos como "Pac Man", "Pitfall" e "Alone in the Dark". Em 2015 a principal atração é "Adventure", jogo do Atari 2600 que se tornou famoso por trazer o primeiro "easter egg" da história dos games: Escondido em uma sala secreta, o jogador encontrava o nome do designer Warren Robinett - prática proibida na Atari.
Na GDC, o próprio Robinett vai falar sobre a produção do game, contar histórias e curiosidades sobre o desenvolvimento de "Adventure".
Outro homenageado da convenção em 2015 é Hironobu Sakaguchi, criador de "Final Fantasy". O designer receberá o Prêmio pelo Conjunto da Obra por suas contribuições para a indústria de jogos.
A Game Developers Conference acontecerá entre os dias 2 e 6 de março. O evento será realizado no Moscone Center, em San Francisco, nos EUA e terá cobertura in loco de UOL Jogos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.