Topo

Jogos cooperativos tornam as pessoas mais amigáveis, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

23/05/2015 12h00

Jogar games cooperativos online ou offline, sejam eles violentos ou não, fazem das pessoas mais amigáveis. É o que indica um estudo publicado por um professor da Universidade de Tecnologia do Texas, John Velez.

"Descobrimos que jogos cooperativos parecem reduzir muito a agressividade em relação a outras pessoas", disse. "Jogar com um companheiro prestativo aumenta as chances que os outros têm de reciprocarem esse comportamento e serem prestativos em geral - não apenas com seus companheiros de jogo, mas com qualquer um".

"Também descobrimos que, se você tem um companheiro prestativo, você tenta ser mais legal com o time rival, mesmo que eles não façam o mesmo em troca", afirmou Velez.

Após jogarem games em diferentes contextos sociais, os jovens testados forma obrigados a incomodarem uma outra pessoa com um barulho alto e inesperado.

De acordo com as observações dos estudiosos, jogadores que cooperaram com outros em suas sessões de games foram menos agressivos do que aqueles que jogaram sozinhos ou contra outras pessoas.

"Geralmente, as pessoas que jogam cooperativamente pareceram se concentrar e valorizar muito naquelas relações que estavam ocorrendo durante a partida", disse Velez.

  • Jogos como "Dota 2" tornam as pessoas mais amigáveis