Topo

NX será híbrido entre console e portátil e usará cartuchos, diz site

Segundo reportagem, NX poderá ser jogado sem uma televisão; videogame está previsto para março de 2017 - Divulgação
Segundo reportagem, NX poderá ser jogado sem uma televisão; videogame está previsto para março de 2017 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/07/2016 10h36

A ausência de informações oficiais sobre o Nintendo NX, próximo console da empresa e previsto para ser lançado em 2017, abre espaço para diversas especulações. A mais recente dá conta de que o videogame, na verdade, será um portátil com a opção de ser ligado a uma TV. A informação veio de uma reportagem feita pelo site Eurogamer.

Patente - Controle Nintendo NX - Reprodução - Reprodução
Patente registrada pela Nintendo nos Estados Unidos dá pistas sobre possível controle do NX
Imagem: Reprodução

Caso se confirme, a informação vai ao encontro de uma reportagem do jornal The Wall Street Journal de outubro do ano passado. Além de poder ser jogado sem a necessidade de uma TV, quando conectado a uma será possível utilizar controles convencionais.

A conexão com a TV, por sua vez, se dará por meio de uma base dedicada a esse fim.

Cartuchos

As fontes da reportagem também citam que o console utilizará cartuchos de 32 GB, ao invés de discos BluRay como ocorre nos concorrentes da Sony e Microsoft. Também é provável que haja a possibilidade de se comprar jogos por distribuição digital.

Novamente, o foco não será o poder de processamento gráfico, e sim a experiência com o aparelho. A reportagem aponta que a Nintendo escolheu dotar o NX de um processador gráfico Tegra, da Nvidia, criado para aparelhos mobile. O sistema operacional, por sua vez, seria criado pela própria Nintendo, não uma adaptação de Android.

A arquitetura bastante distinta em relação a outro consoles da fabricante terá um preço, ao menos inicialmente: o NX não terá compatibilidade nativa com jogos lançados para outros videogames da Nintendo. Isso poderia ser corrigido, futuramente, com a adoção de emuladores.

A apresentação do novo console deverá ocorrer em setembro e, seu lançamento, em março de 2017.