Topo

Antes prioridade, Brasil fica sem versões turbinadas de PlayStation e Xbox

Arte/UOL Jogos
Imagem: Arte/UOL Jogos

Théo Azevedo

Do UOL, em São Paulo

15/09/2016 17h14

Nos últimos anos o mercado brasileiro de games ganhou status de prioritário aos olhos das principais empresas do segmento. Graças a fatores como população numerosa e predominantemente jovem, e ao então bom momento da economia, empresas como Microsoft e Sony se dispuseram até mesmo a investir na fabricação local de consoles, minimizando o impacto dos altos impostos que incidem sobre os videogames.

Porém, a crise econômica pela qual atravessa o Brasil, somada à alta do dólar, parece ter brecado o ímpeto do mercado de videogames. Se no ano passado, segundo dados do Gfk, as vendas de consoles e jogos caíram 17,7%, primeiro resultado negativo desde 2011, o ano de 2016 está sendo marcado pela ausência das principais novidades dos games no país.

Disponível desde 2 de agosto nos Estados Unidos, o Xbox One S, modelo reduzido e melhorado do console da Microsoft, ainda não tem previsão de lançamento por aqui, mas ao menos será fabricado no país, conforme falou a empresa em entrevista ao UOL Jogos.

Veja as novidades do Xbox One S

Start

Justiça seja feita, é verdade que o Xbox One S também não está à venda em alguns outros países, como o México, já que a Microsoft diz estar promovendo um lançamento por etapas. Porém, considerando que o Brasil tinha o Xbox One fabricado no país desde a estreia do aparelho, a indefinição quanto à chegada do novo modelo não passa despercebida.

Com a Sony a situação não é muito diferente: previsto para chegar em outubro aos EUA, o PlayStation VR, óculos de realidade virtual para PS4 pode levar até abril de 2018 para dar as caras no Brasil. Até lá, a empresa diz que vai definir planos de marketing para o ponto de venda, precificação do produto etc.

Revelado recentemente pela Sony, o PlayStation 4 Pro, com lançamento previsto para novembro na terra do Tio Sam, ainda é uma incógnita em território brasileiro. A empresa ainda não se pronunciou sobre o lançamento do modelo aperfeiçoado do PS4 por estas bandas.

Por fim, a Nintendo, ausente do mercado brasileiro desde o início de 2015, até o momento não manifestou planos para voltar, mesmo estando prestes a revelar seu próximo console, de codinome NX.

Para quem deseja comprar um Xbox One S, ou reservar um PlayStation VR ou PS4 Pro, a solução, por enquanto, é procurar uma importadora. Ou esperar.
 

Conheça as atrações do PS4 Pro

Start