Topo

Primeiro Safári de Pokémon do Brasil reúne 15 mil pessoas em Porto Alegre

Vinícius de Oliveira

Colaboração para o UOL, de Porto Alegre

27/01/2019 11h35

Cerca de 15 mil pessoas, entre jogadores e acompanhantes, se reuniram nesse sábado, 26, na orla do Guaíba para participar da primeira Zona de Safári de Porto Alegre, evento do jogo "Pokémon GO". Os dados são da prefeitura da cidade.

Apesar do sol forte e das altas temperaturas - os termômetros chegaram a 34 °C neste fim de semana - os jogadores não desistiram de capturar monstrinhos raros e exclusivos. Nas tendas de descanso, avisos constantes lembravam os participantes de pegarem água gratuitamente e de passarem protetor solar. Estima-se que mais de 60 mil copos de água tenham sido distribuídos. 

"Jogar no fim de tarde foi melhor porque o sol não estava muito forte e a brisa estava mais agradável", contou o analista de logística Evandro Ramos, 29 anos, que participou da Zona de Safári ao lado de sua esposa, a esteticista Paula Ramos, 27 anos. O casal veio de São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, para participar do evento.

Uma reclamação comum entre os jogadores foi o número de Pokeparadas disponíveis na região, locais que dão itens essenciais ao jogo, como Pokebolas para capturar os Pokémon virtuais.

"Em Dourtmund (Alemanha), tudo era mais concentrado, mais perto. Aqui é grande demais. Fica tudo muito longe", reclamou o empresário espanhol Ismael Mega, 37 anos que veio ao Brasil especificamente para o evento de "Pokémon GO".

Houve problema de conectividade também nos celulares com sistema iOS. Durante as primeiras horas de evento na sexta-feira, 25, os jogadores não conseguiram utilizar o ingresso que permitia procurar Pokémon raros em Porto Alegre. 

Apesar dos contratempos, a Niantic, empresa responsável pelo evento, quer tornar a Zona de Safári Pokémon algo fixo no Brasil.

"Nós já fazemos eventos anualmente nos Estados Unidos, no Japão, Alemanha e Taiwan. A intenção é continuar a parceria com Porto Alegre para eventos futuros", disse o Omar Tellez, vice-presidente empresa. 

Segundo o prefeito da capital gaúcha, Nelson Marchezan Junior, seu gabinete vai trabalhar para que isso aconteça. 

Doações para Brumadinho

Com as notícias do desastre ambiental em Brumadinho (MG), os jogadores foram convidados a doar alimentos não perecíveis, kits de primeiros socorros e água potável neste domingo, 27, em troca de itens especiais em "Pokémon GO".

As doações ocorrerão das 10h às 16h, no Anfiteatro Pôr do Sol, Usina do Gasômetro e Parque da Marinha.

Siga o UOL Start no