Geek

10 ótimos jogos de tabuleiro para passar a noite com a família ou amigos

Reprodução
Jogo de tabuleiro Imagem: Reprodução

Do Gamehall, em São Paulo

03/11/2017 10h20

Nos últimos anos, os jogos de tabuleiro voltaram a ter certa popularidade em certos círculos, especialmente graças a traduções e adaptações de títulos populares por empresas como a Galápagos Jogos, que tem faturado milhões neste mercado nos últimos anos.

Mas, em meio a esta renascença, é bem possível que algumas pessoas não saibam muito bem quais são jogos que valem a pena comprar, ou que se encaixem com seu círculo familiar ou de amigos.

Por isso, UOL Jogos separou alguns dos melhores jogos de tabuleiro disponíveis no Brasil, dividindo entre quais costumam ser experiências melhores entre família e amigos -- embora, claro, seja possível misturar a lista, dependendo de certos casos.

Veja também:

Com a família

  • Banco Imobiliário

    Número de jogadores: de 2 a 6 pessoas

    Ei, só porque há tantos produtos novos não significa que os clássicos ainda não mereçam atenção, e não há jogo mais "família" no Brasil do que "Banco Imobiliário", que ensinou a tantas crianças as maravilhas e horrores de investir em imóveis.

    E, para quem é nostálgico, a versão clássica do jogo foi relançada como parte da celebração de 80 anos da Brinquedos Estrela.

  • Colonizadores de Catan

    Número de jogadores: de 2 a 4 jogadores

    Um dos jogos de tabuleiro mais icônicos e importantes de todos os tempos, em "Colonizadores de Catan" os jogadores devem competir uns com os outros para formar a civilização dominante em uma ilha com diversos recursos a serem explorados.

    Para vencer a partida, é preciso não só saber como usar os recursos naturais próximos a suas vilas e cidades e expandir seu território por meio de estradas, como também barganhar com seu adversários para adquirir matéria-prima que não tenha acesso.

  • Carcassonne

    Número de jogadores: de 2 a 5 pessoas

    Simples e com partidas relativamente rápidas, em "Carcassonne" os jogadores devem criar o maior número de cidades, mosteiros e fortalezas medievais com os blocos que receberam na fase inicial do jogo.

    Além da construção destas estruturas, também é preciso saber o melhor momento para frustrar seus rivais ao colocar um bloquinho que acabe completamente com seus planos de expansão de território.

  • 7 Wonders

    Número de jogadores: de 2 a 7 pessoas

    Escolha ideal para quem tem um grupo grande de pessoas, "7 Wonders" lembra jogos de estratégia por turno como "Civilization", em que jogadores controlam diferentes civilizações - cada uma com suas características próprias -, e devem vencer ao expandir suas forças militares e diferentes aspectos de sua sociedade por três Eras diferentes

  • Ticket to Ride

    Número de jogadores: de 2 a 5 pessoas

    Em "Ticket to Ride", jogadores devem criar diferentes rotas de trem entre cidades, tentando dominar o máximo de caminhos possíveis e barrar seus rivais de expandirem significativamente seus trilhos.

    No Brasil, é possível tanto jogar o "Ticket to Ride" original, cujo tabuleiro é o mapa dos EUA, quanto "Ticket to Ride Europa", que leva a ação para o Velho Continente.

Com os amigos

  • War

    Número de jogadores: de 3 a 6 pessoas

    Nada mais justo do que começar esta lista com o jogo que já arruinou - ou no mínimo deixou em risco - várias amizades nos últimos anos.

    "War" coloca os jogadores como diferentes potências mundiais lutando pelo controle de continentes e objetivos secretos, o que invariavelmente gera diversas discussões e, em casos extremos, no tabuleiro sendo arremessado para o alto por jogadores frustrados.

  • A Guerra dos Tronos

    Número de jogadores: de 3 a 6 pessoas Criado muito antes do seriado da HBO, "A Guerra dos Tronos" é um jogo de tabuleiro inspirado na obra de George R.R. Martin, em que os jogadores controlam diferentes Grandes Casas lutando pelo controle dos Sete Reinos de Westeros.

    Além de lutar as batalhas convencionais, jogadores devem também formar alianças com casas rivais para tentar destruir inimigos mais fortes... até o momento da inevitável traição por parte de seus parceiros de ocasião.

  • The Resistance

    Número de jogadores: de 5 a 10 pessoas

    Para quem gosta ainda mais de politicagem e intriga, "The Resistance" é uma excelente opção.

    No papel de um grupo de rebelde, os jogadores devem tentar derrubar o império que domina o mundo - o problema é, entre seus colegas, há ao menos um espião.

    Utilizando suas habilidades dedutivas e lembrando como as missões tiveram sucesso ou fracassaram, jogadores devem descobrir quem entre eles é o traidor, enquanto o espião deve despistar seus colegas da forma que achar melhor.

  • Dead of Winter

    Para fãs de "The Walking Dead" e apocalipse zumbi em geral, "Dead of Winter" coloca jogadores no controle de uma colônia de sobreviventes, que devem tanto lidar com a ameaça dos mortos-vivos quanto a um terrível inverno.

    Para sobreviver, membros da colônia devem procurar suprimentos como comida, medicamentos e combustível, enquanto procuram ao máximo não alertar os zumbis próximos. E, embora seja um jogo principalmente cooperativo, há sempre a possibilidade de você ou um de seus amigos ser um rebelde, que pretende sacrificar o bem-estar da colônia para sua própria sobrevivência.

  • Eldritch Horror

    Número de jogadores: de 1 a 8 pessoas

    Inspirado nos icônicos contos de horror de H.P. Lovecraft, "Eldritch Horror" é um jogo cooperativo em que jogadores devem investigar cultos sinistros e enfrentar monstros para impedir que um grande portal seja aberto na Terra, permitindo a chegada de uma criatura abominável à Terra.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Roberto Sadovski
do UOL
do UOL
do UOL
Cinema
Roberto Sadovski
do UOL
Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
UOL - Cinema
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
TV e Famosos
do UOL
Especiais
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Cinema
BBC
do UOL
do UOL
do UOL
Topo