Topo

A resposta! 7 motivos que fazem o Fifa ser melhor do que o PES

Divulgação
Substituição rápida no Fifa 18 Imagem: Divulgação

Gabriel Francisco Ribeiro

Do UOL, em São Paulo

23/05/2018 04h00

Na semana passada, publicamos uma lista com sete razões que fazem o Pro Evolution Soccer ser melhor do que o FIFA. Mas agora é a vez da resposta do outro lado de uma das maiores rivalidades de games na atualidade: por que o jogo da EA é melhor do que o da Konami?

O Fifa, nos últimos anos, tem sido até mais aclamado do que o seu rival – as vendas maiores de exemplares do game da EA dizem por si só. Mas por quê?

Veja também: 

O principal fator, para muitos, é a jogabililidade – e nem o desleixo da EA com times brasileiros pesa contra na cabeça de muita gente. Mas é bem verdade que o FIFA tem conseguido com mais sucesso sair do “lugar comum” dos jogos do tipo, como é possível notar no curto, mas bem legal, Modo Jornada.

Confira abaixo sete motivos que fazem o FIFA ser melhor do que o PES:

  • Modo Jornada

    A novidade mais legal do Fifa nos últimos anos foi o Modo Jornada. Essa modalidade do jogo envolve uma verdadeira narrativa como em jogos tradicionais por aí além do futebol: você é Alex Hunter, um craque promissor britânico no início da carreira. A primeira versão da história ocorreu no Fifa 17, enquanto a "segunda temporada" apareceu no Fifa 18. É de longe o maior diferencial do Fifa em relação ao PES.

  • Mais times e ligas oficiais

    Se o PES tem o lado bom de ter mais elementos brasileiros, o Fifa conta com mais ligas e times europeus. A Konami tem acordos pontuais com times importantes como Barcelona, Milan e Liverpool, mas o jogo é cheio de estranhezas como "North East London" e afins. A EA tem acordos com grande parte das principais ligas - mas você terá que lidar com jogadores com nomes aleatórios nos times nacionais.

  • Online muito melhor

    É inegável que o modo online do Fifa é melhor do que o do PES. Os servidores da EA apresentam melhor estabilidade de conexão, o que torna a experiência do usuário muito mais satisfatória. A compatibilidade de clubes no modo online do Fifa também é melhor - o Corinthians, por exemplo, não será pareado com uma pessoa que jogue com o Real Madrid como costuma ocorrer no PES.

  • Copa do Mundo

    Neste ano, a EA surpreendeu ao anunciar que o FIFA 18 ganhará uma atualização especial para a Copa do Mundo, com elencos, estádios, seleções e um modo para simular o Mundial. Em anos anteriores, o jogo da Copa do Mundo era vendido separadamente.

  • Futebol feminino

    Se você quiser jogar futebol feminino, o jeito é escolher o FIFA. O game conta com seleções nacionais femininas desde o FIFA 16 - no 18 foi adicionado uma personagem feminina controlável no Modo Jornada.

  • Jogabilidade?

    Nesse caso, como já dito no texto sobre o PES, vai depender do gosto de cada um. Tem quem ache a jogabilidade do game da EA melhor, com um futebol fluído, mais opções de dribles e afins. Mas tem também quem ache o game mais robótico. Vai depender de cada um.

  • Substituições rápidas

    Na versão de 2018, o Fifa adicionou um recurso pequeno, mas que ajuda muito no ritmo das partidas: "substituições rápidas". Durante uma partida, o jogo sugere substituições pra você no canto da tela (você pode deixar elas pré-selecionadas nas opções anteriormente), bastando o clique em um comando pra alteração ser realizada. Não precisa mais pausar o jogo, entrar no gerenciamento do time, escolher o titular e o reserva...

Mais Jogos