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"Diablo" poderia ser um belo MMO, diz diretor de "Diablo III"; leia entrevista

THÉO AZEVEDO

Enviado especial a Irvine*

01/08/2011 04h01

Se você é fã da Blizzard e, especialmente, de “Diablo”, certamente já se perguntou alguma vez se a franquia não renderia um MMO, tal qual aconteceu com “WarCraft”.

UOL Jogos aproveitou uma visita à sede da empresa, nos EUA, para perguntar a Jay Wilson, diretor de “Diablo III”, sobre este e outros assuntos ligados ao jogo e à série. Leia os principais trechos da entrevista:

Um MMO de “Diablo”?
Eu acho que o mundo de “Diablo” e até mesmo a jogabilidade, em algum nível, poderiam render um MMO. Absolutamente. Se tivéssemos uma idéia fantástica de como fazer isso acontecer, sim, nós faríamos.

Por que um RPG de ação?
Há duas razões para “Diablo III” ser um RPG de ação, e não um MMO: primeiro, para nós havia mais a fazer pelo gênero de RPG de ação e, depois, porque na época em que começamos a desenvolvê-lo ainda estávamos aprendendo a fazer MMOs com “World of WarCraft”, e não queríamos dois MMOs. Mas a principal razão é explorar mais os RPGs de ação, tanto que eu não sei se for por nossa causa - e sinceramente não me importo -, mas quando “Diablo III” foi anunciado o gênero de RPG de ação simplesmente explodiu. Vários jogos fantásticos saíram, e isso é ótimo, pois é exatamente o que queríamos.

PC, o eleito
Preferimos o PC porque, em geral, RTS, RPGs e MMOs são melhores de jogar no computador. Não trabalhamos com “portes”: se tivermos uma grande ideia para um jogo como “Angry Birds”, por exemplo, faremos para celulares, pois é a melhor plataforma para algo do gênero. Ainda não vi um RTS realmente incrível em consoles. Vi alguns razoáveis, como “Halo Wars”, mas a Blizzard não faz jogos razoáveis. Fazemos grandes jogos.

Blizzard e as datas de lançamento
Nós temos uma data de lançamento para “Diablo III”. Porém, enquanto empresa, não lançamos nossos jogos enquanto não estiverem prontos e, se dermos às pessoas uma data de lançamento, eles considerarão isso uma promessa. Se tivermos que mudar a data porque o jogo não está bom o suficiente, vamos ouvir fortes cobranças, mesmo tendo deixado claro que poderia haver adiamento. Por isso, ao invés de divulgar uma data de lançamento e correr o risco de mudá-la, não divulgamos até termos certeza.

Fim do “cheating”?
Eu nunca afirmaria que a possibilidade de cheating é completamente nula [com o fato de os dados dos jogadores serem guardados no servidor da Blizzard], porque hackers são muito espertos. Mas nós achamos que será muito melhor assim, pois é mais fácil rastrear cheaters e resolver o problema.

Melhor classe para principiantes
Para mim todas as classes são boas para principiantes, mas há algumas que se destacam: o Barbarian é  fácil de jogar, especialmente por causa da natureza bruta do personagem, que á basicamente de combate corpo-a-corpo. O Witch Doctor também é bom. O monge requer um pouco mais de proficiência, mas nunca diria que há uma escolha ruim.

Limite de dez personagens por jogador
Se notarmos que há demanda para mais personagens além do limite estabelecido de dez por jogador vamos considerar estendê-lo, seja pagando ou não. Nossa maior preocupação é não sobrecarregar o jogador com uma enorme quantidade de personagens e dez parece um número bom, tomando como base “Diablo II” e mesmo “World of WarCraft”.