Topo

Nintendo vai unir times de desenvolvimento de portáteis e consoles

do Gamehall

18/01/2013 17h30

De acordo com o jornal japonês Nikkei, a Nintendo tem planos de unificar os times de desenvolvimento de portáteis e videogames. Em 16 de fevereiro, a nova organização do setor entra em vigor.

Com essa medida, a Nintendo pretende fazer com que os profissionais troquem experiências e pensem em futuras plataformas que possam satisfazer tanto os jogadores que preferem portáteis quanto o público dos consoles da empresa.

Segundo o impresso, o time resultante dessa junção - 130 pessoas do desenvolvimento de consoles e 150 dos portáteis - vai trabalhar no novo escritório de pesquisa e desenvolvimento da Nintendo, que está em construção há três anos na cidade de Kyoto e está previsto para terminar as obras no final de 2013.

Vale mencionar, essa manobra pode ser uma resposta para aqueles que dizem que a companhia precisa adotar nova postura por conta da popularização dos tablets e smartphones.

Com as mãos no jogo

O Wii U é o novo videogame da Nintendo, sucessor do popular Wii, e traz como principal novidade um controle em formato de tablet, chamado Wii U GamePad. Com ele é possível iniciar uma partida na televisão e continuar na tela do controle - que possui cerca de seis polegadas, um pouco maior que a do PS Vita, com 5 polegadas -, deixando o televisor livre para outras pessoas usarem.

Além disso, o controle também possui uma câmera que pode interagir com alguns jogos e sua tela é de toque, similar à do Nintendo DS, PlayStation Vita e tablets - como o iPad. No âmbito online, o Wii U tem uma rede social própria chamada Miiverse, em que o jogador poderá publicar mensagens, capturar imagens de jogos ou até mesmo realizar chamadas em vídeo com amigos.

Por fim, o videogame faz gráficos em alta definição e tem suporte a jogos, controles e acessórios do antigo Wii. O WIi U está disponível nos EUA em dois modelos: Deluxe (US$ 349) e básico (US$ 299).

O console chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2013, ainda sem preço definido. Para ver as primeiras impressões de UOL Jogos sobre o console, leia a nossa análise.

UOL JOGOS MOSTRA O WII U; EXCLUSIVO