Topo

Veja 5 coisas que você deve saber sobre "Metal Gear Solid: Ground Zeroes"

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

06/09/2013 16h04

A Kojima Productions apresentou uma demonstração de "Metal Gear Solid: Ground Zeroes" em seu recém-inaugurado estúdio em Los Angeles, nos EUA, para alguns sites norte-americanos.

O jogo funciona como um prólogo para "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" e se passa em 1975, nove anos antes do aguardado título da Konami. Pense nele como a missão no Tanker em "Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty".

A demonstração, realizada em um computador, apresentava qualidade "equivalente ao que será visto nos consoles atuais", informou o diretor Hideo Kojima - que prometeu mais novidades para a Tokyo Game Show, que acontecerá entre 19 e 22 de setembro, no Japão.

Ambientada no mesmo cenário mostrado na apresentação do jogo em 2012, a demo permitiu visualizar várias novidades e mudanças que o jogo trará em relação aos episódios anteriores de "Metal Gear Solid" - e não estamos falando apenas do novo dublador do espião Snake, o ator Kiefer Sutherland, de "24 Horas", mas de mudanças na mecânica de jogo, várias delas inspiradas em games de sucesso no ocidente, como "Call of Duty", "Far Cry 3" e "Assassin's Creed" e até mesmo do rival "Splinter Cell".

Veja cinco mudanças que "Ground Zeroes" traz para a série "Metal Gear Solid":

"Ground Zeroes" não apresenta uma barra de vida na tela. Ao invés disso, quando Snake é atingido, a imagem vai ganhando uma tonalidade vermelha, como é comum nos jogos de tiro à lá "Call of Duty". Para se curar, o jogador sai do tiroteio e se esconde por um tempo. Por enquanto, não se sabe se essa regeneração automática eliminará totalmente a necessidade das rações ou outros itens de recuperação.

Além da barra de vida, não há radares ou outros elementos na tela, aumentando a imersão do jogador no mundo aberto de "Ground Zeroes". Há botões contextuais quando o jogador se aproxima de uma escada ou de um objeto que pode ser coletado, por exemplo, mas nada de minimapas ou armas selecionadas nos cantos da tela.

Sem o Soliton Radar ou o sensor de movimentos que circunda Old Snake em "Guns of the Patriots", como Big Boss detecta seus oponentes? Com um tablet chamado iDroid e um binóculo. Primeiro, é preciso localizar os inimigos utilizando o binóculo e marcá-los, como você faria em "Far Cry 3" ou na série "Crysis". Uma vez marcados, Snake consegue perceber a movimentação e a localização de seus adversários, evitando assim tropeçar em um deles enquanto se esgueira pela base de "Ground Zeroes".

Snake se movimenta de forma mais livre em "Ground Zeroes" do que nos jogos anteriores. O espião consegue escalar paredes, pular cercas e outros obstáculos menores. Quando está pendurado em uma beirada, Snake pode puxar e derrubar um vigia que esteja acima dele, por exemplo. Você também pode roubar veículos, mas é o tipo de atividade que chamará a atenção dos adversários.

Em "Metal Gear Solid", geralmente ou você é visto pelos inimigos ou não. Em "Ground Zeroes" existem vários níveis de detecção e o jogador receberá avisos visuais diferentes conforme a situação em que se encontra. Um brilho branco na tela significa que você despertou suspeitas dos soldados e saberá de que lado esses inimigos estão vindo, facilitando uma fuga estratégica - ou um ataque certeiro.

Antes do oponente disparar o alerta, o jogo entra em câmera lenta por um curto espaço de tempo. Se você for rápido, poderá eliminar o soldado antes que ele dispare o alarme.

O diretor Hideo Kojima disse que "Ground Zeroes" terá menos cenas de animação do que os jogos anteriores. Quem jogou "Metal Gear Solid 4" sabe bem que a trama da série é contada em longas sequências não interativas - às vezes, maiores do que o trecho jogável entre elas. Na demonstração exibida pela Konami, apenas duas cenas de corte aconteceram, uma no começo e outra ao final.

Durante o game, o estúdio quer incluir o máximo de sequências jogáveis que conseguir, inclusive dando algum poder ao jogador para escolher como e por onde avançar. Não se sabe se essa liberdade de ação terá algum impacto na narrativa - "Metal Gear Solid" sempre foi uma história guiada com pulso firme por seu criador, o próprio Kojima.

ASSISTA AO TRAILER DE "MGS: GROUND ZEROES"

  •  

Prólogo para "Metal Gear Solid V"

"Ground Zeroes" é descrito por Hideo Kojima como "a primeira parte da experiência de 'Metal Gear Solid V'". O jogo faz às vezes de prólogo da nova saga e é ambientado em 1975, nove anos antes do aguardado "The Phantom Pain".

Apesar da recente demonstração estar rodando em um PC, por enquanto, "Ground Zeroes" está confirmado para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360.