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BlizzCon 2013: "HearthStone" combina estratégia e nostalgia no iPad

Pablo Raphael

Do UOL, em Anaheim*

09/11/2013 16h38

Quando a Blizzard batizou seu card game como "HearthStone: Heroes of Warcraft", não poderia ter escolhido um nome melhor. Como bem sabem os iniciados em "WoW", a HearthStone é um item utilizado para levar o personagem de volta para a estalagem que ele chama de lar. Ao jogar "HearthStone" é exatamente essa a sensação que você tem: de estar indo de volta para casa.

O jogo combina a estratégia típica dos card games colecionáveis, como "Magic: The Gathering", com uma nostalgia sutil mas certeira para os veteranos de "WoW" ou mesmo do clássico "Warcraft III", com personagens icônicos duelando em partidas rápidas e viciantes.

Ver rostos conhecidos da época do "vanilla" (como os fãs chamam a caixa básica de "WoW") duelando com suas cartinhas logo abre um sorriso no rosto dos jogadores veteranos. Os decks de cada classe reproduzem bem as habilidades e poderes dos personagens e o cenário lembra muito as cidadezinhas de "Warcraft III".

Sem exigir a dedicação de "WoW", "HearthStone" é um portal para trazer de volta os fãs da Blizzard que interromperam sua carreira de aventuras no MMO, seja pela falta de tempo ou pelas tantas mudanças pelas quais o cenário passou ao longo dos anos.

"HearthStone" está em estágio beta fechado atualmente, mas deve ganhar uma fase aberta até o fim do ano. No game, você enfrenta adversários online em batalhas na arena ou em partidas ranqueadas, recebendo 'gold' pelas vitórias ou por cumprir missões extras, como invocar 20 minions ou ganhar 5 partidas com uma determinada classe. Com esses créditos, você adquire pacotes com 5 novas cartas e amplia seu leque de estratégias.

O game será gratuito para jogar e a Blizzard oferece a opção de comprar os pacotes de cartas com dinheiro real. O preço é um tanto salgado para a quantidade de cards: US$ 2 por pacotinho. Como não é tão difícil ganhar os créditos nescessários - você precisa de 100 golds para comprar um pacote - vale mais a pena jogar e cumprir missões do que abrir a carteira logo de cara.

Na ponta dos dedos

Durante a Blizzcon 2013, UOL Jogos teve a oportunidade de experimentar a versão iPad de "HearthStone". O game foi desenhado para esse formato, mais do que para os computadores. Escolher suas cartas, colocá-las em jogo e até mesmo mandar mensagens para o adversário é muito intuitivo: você segura o card com a ponta do dedo e arrasta, simples assim.

Também é mais confortável de se jogar no iPad, pois você não precisa ficar sentado na frente do PC, segurar o mouse ou coisa do tipo. Com partidas rápidas, "HearthStone" é o tipo de jogo que você vai jogar naquela pausa depois do almoço ou enquanto espera uma aula começar na faculdade.

Uma única queixa é que não há um modo offline. Você sempre precisa estar conectado, mesmo quando joga partidas contra a máquina. E bem sabemos, no Brasil a internet 3G não é exatamente a coisa mais constante do mundo - mas se você tem acesso à uma boa rede WiFi, sua diversão está garantida.

Ao menos no iPad, o tamanho da tela parece perfeito para o jogo: tudo é bem visível e fácil de selecionar. Mesmo os elementos do cenário, que geram pequenas e divertidas animações ao serem tocados, funcionam exatamente como no "Heroes of Warcraft" para PC.

"HearthStone" terá versões para iPhone e Android em um momento posterior. Fica a curiosidade sobre como a interface vai se comportar em uma tela de celular.

ASSISTA AO TRAILER DE "HEARTHSTONE"

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*O jornalista viajou a convite da Blizzard.