Topo

Após sumiço do original, clones brigam pelo trono de "Flappy Bird"

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

12/02/2014 16h33

Pela quantidade de menções feitas a "Flappy Bird" em redes sociais nas últimas duas semanas, a impressão que se tem é a de que a maior parte dos donos de smartphones por aí chegou a testar o simples e cruel game.

O jogo criado pelo vietnamita Dong Nguyen tornou-se incrivelmente popular do dia para a noite. Gratuito, mas repleto de anúncios, ele passou a render cerca de US$ 50 mil por dia ao desenvolvedor - que pouco tempo depois disse estar cansado da publicidade e das reações dos jogadores e tirou o aplicativo do ar.

NO COMPUTADOR

Versão em Flash do jogo pode ser jogada aqui.

Em aproximadamente um mês, de acordo com dados compilados pelo site Mashable, pelo menos 50 milhões de pessoas baixaram "Flappy Bird". Mas desde o último domingo (9), o game não pode mais ser encontrado na AppStore ou na Google Play.

  • "Flappy Pig" é apenas um dentre os inúmeros clones que tomaram o lugar de "Flappy Bird"

A FEBRE CONTINUA

  • Os três aplicativos grátis mais baixados na AppStore americana nesta quarta-feira (12) são clones de "Flappy Bird". Outros dois ainda aparecem em posições do top 10, ao lado de "Super Ball Juggling" - outro game de autoria de Dong Nguyen.

Vida póstuma

Há um porém: o mercado mobile não lida bem com a morte de um jogo. Assim, ao invés de controlar um pássaro que bate as asas para desviar de canos, agora fãs podem voar no papel de morcegos, abelhas e até mesmo porcos.

Extremamente simples em sua essência, "Flappy Bird" rapidamente tornou-se modelo padrão para uma onda de jogos clones. Suas mecânicas fáceis de copiar agora alimentam dezenas de variações do original que brigam pela atenção de quem não o baixou a tempo.

Ao procurar por "Flappy Bird" na AppStore americana, usuários agora encontram "Splashy Fish", "City Bird - Flappy Flyer", "Flappy Drag Queen", entre outros. Na Google Play, "Flappy Fish", "Flappy Pig" e "Flappy Tappy" têm destaque. Todos eles, sem exceção, tentam aproveitar-se do sucesso do hit surpresa. Mudam os gráficos, mas ficam os controles, os obstáculos, e tudo mais.

  • "Maverick Bird" é um dos games inspirados por "Flappy Bird" que usam a criatividade

Exemplos de criatividade

"Flappy Bird" é mais um exemplo que demonstra o caráter iterativo da indústria mobile. Uma única febre viral surge, e dezenas de outros desenvolvedores tentam pegar migalhas desse sucesso com suas cópias baratas. Isso já aconteceu com "Doodle Jump", "Jetpack Joyride", "Clash of Clans", "Candy Crush Saga", dentre outros, e vai continuar acontecendo.

Mas, felizmente, sua aparição também rendeu ao menos dois projetos criativos de desenvolvedores que foram além da cópia-carbono.

Terry Cavanagh, dos adorados "VVVVVV" e "Super Hexagon", criou "Maverick Bird" - versão estilizada e mais difícil do jogo original, que acrescenta um comando de mergulho à fórmula. É cruel, e você pode conferir de graça aqui.

Enquanto isso, o desenvolvedor brasileiro João Paulo Apolinário Passos inventou a ferramenta "Flappy Generator", que permite aos jogadores criarem e compartilharem seus próprios clones do game. Confira aqui.

O sucesso de "Flappy Bird", como o de todos os hits mobile anteriores, eventualmente desaparecerá assim como o próprio jogo. Mas em seu lugar aparecerão outras febres - que também serão copiadas várias e várias vezes.