Topo

Graças a "Dota 2" e "LoL", jogos de PC agora dão mais dinheiro que consoles

do Gamehall

28/04/2014 18h27

O instituto de pesquisa DFC Intelligence, em seu estudo trimestral da indústria de games, indicou que a arrecadação do mercado de jogos para PC superou a de consoles nos três primeiros meses de 2014.

"Em uma escala global jogos de PC superaram os de consoles, mas as novas plataformas devem mostrar uma subida", disse o dono do instituto, David Cole. "A grande diferença é que consoles agora são um item de luxo e PCs são a necessidade. Há alguns anos atrás o oposto era verdade. Isso quer dizer que PCs tem um público mais abrangente".

De acordo com o estudo, o gênero mais lucrativo no mercado atual é o MOBA, em especial "League of Legends" e "DOTA 2", embora sua fatia do mercado esteja diminuindo com a introdução de novos jogos do mesmo estilo.

"Mas MOBA é dominante. Além disso há uma boa mistura de MMO, estratégia e tiro em primeira pessoa".


Tendências

Em 2013, jogadores mantiveram não só as mesmas horas de jogo do que no ano anterior, como os mesmos jogos. "Podemos dizer que nossa lista de 20 jogos de 2013 não tinha títulos daquele ano, e que em 2014 vimos três novos jogos entrar nela: 'DayZ', 'Rust' e 'HearthStone'", disse Cole, que também crê que as linhas entre jogo de PC e outras plataformas possam vir a se misturar.

"'HearthStone' foi um grande exemplo disso, já que foi lançado tanto para PC quanto iPad. Nem todos os jogos entram neste modelo, mas [...] jogadores 'hardcore' agora tendem a jogar em múltiplas plataformas".