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Gamescom: Online de "Call of Duty" fica mais rápido para agradar veteranos

Claudio Prandoni

Do UOL, em Colônia

15/08/2014 18h00

"Ainda é 'Call of Duty', o jeito de andar, de atirar. Mas agora é tudo melhorado pelos novos movimentos".

A frase de Mike Mejia, produtor de "Call of Duty: Advanced Warfare", em entrevista ao UOL Jogos durante a Gamescom resume bem o que aconteceu com o multiplayer da série.

As partidas online de "Advanced Warfare" são mais rápidas e frenéticas, com comandos inéditos que renovam a experiência. O objetivo é acelerar a ação para agradar os fãs mais veteranos.

TRAILER MOSTRA O MULTIPLAYER DO NOVO "CALL OF DUTY"

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Mil maneiras de criar seu soldado

Por definição, todos os soldados virtuais agoram podem dar pulos duplos pelos cenários e deslizar para frente, para trás e para os lados para desviar de ataques. Uma rasteira aprimorada, mais rápida e capaz de ir mais longe, também acompanha o arsenal.

"Queríamos mudar coisas há um bom tempo e, de fato, a própria comunidade de fãs vinha pedindo por isso também", explica Mejia.

Além de ágil, o multiplayer de "Advanced Warfare" é também extremamente versátil. Cada jogador pode criar sua própria classe, definindo armas primárias, secundárias, melhorias atreladas a elas e uma série de habilidades diferentes.

SONHANDO COM SPACEY

  • "Ultimamente temos visto muitos seriados bons como House of Cards, Breaking Bad, Sons of Anarchy e outros e a história nunca é o destaque, são sempre os personagens", conta Mejia quando questionado sobre a história de "Advanced Warfare".

    "Queríamos ter isso também no jogo, com o Jonathan Irons. Quando estávamos escrevendo a história, usamos eles como referência para o personagem, mas nunca imaginaríamos que teríamos ele no jogo. Quando virou realidade ficamos muito felizes!"

Um outro elemento, chamando Wildcard, permite até abrir mão de certo tipo de habilidade para poder pegar duas de um tipo diferente ou então escolher um acessório a mais para sua arma principal.

Mais uma novidade no multiplayer são os exoesqueletos que não apenas permitem pulos duplos e 'dashes', mas também conferem habilidades de uso temporário. De cara, ficar invisível por alguns segundos, equipar um escudo e planar pelos ares são algumas das opções do cardápio.

Não acabou: conforme você joga as partidas vai ganhando Supply Drops, que funcionam como 'pacotes de figurinhas' do multiplayer. Cada um traz, de forma aleatória, armas especiais e novas peças de uniforme - como capacetes, luvas e calças - para o seu soldado.

Para ajudar, enquanto você monta seu soldado é possível ao toque de um botão ir para uma galeria de tiro virtual, sem loadings nem nada, e testar na hora o equipamento escolhido.

Pensando nos pro-players

Opções mil pontuam também o menu de modos de partida de "Advanced Warfare".

Segundo Mejia, isso aconteceu para privilegiar o aspecto competitivo do game e torná-lo ainda mais atraente para a comunidade do eSport.

"Nos até colocamos alguns modos de jogo em 'Advanced Warfare' pensando no eSport. Trouxemos de volta o 'capture a bandeira', o 'hardpoint', o 'search & destroy' e criamos o 'uplink'", conta o produtor.

Neste último, o 'uplink', cada equipe deve capturar um drone, no formato de uma pequena bola flutuante, e levá-lo até o ponto de uplink - uma imensa bola holográfica flutuante.

Porém, quem está com o drone não pode usar armas e deve então ser rápido e contar com a ajuda dos colegas de equipe para fazer a entrega com sucesso.

Mudou muito?

Talvez "Advanced Warfare" não promova toda aquela revolução no multiplayer que os produtores estão anunciando, mas trata-se sim de uma boa renovada para a série.

Os novos movimentos de pulo duplo e esquivas laterais dão uma agitada na velha fórmula e a infinidade de opções para criar seu soldado tem tudo para agradar tanto novatos quanto veteranos na franquia.

O game será lançado para PlayStation 4, Xbox One, PC, PlayStation 3 e Xbox 360 no dia 4 de novembro.

VEJA TRECHO DA CAMPANHA DE "ADVANCED WARFARE"

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