Topo

Estúdio de "Chroma Squad" busca financiamento para 'MOBA de tabuleiro'

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

04/11/2014 16h00

O novo projeto dos criadores de "Knights of Pen & Paper" e "Chroma Squad" não é como os anteriores. "Gladiadores de Belathron" é um jogo de tabuleiro que tenta recriar a experiência de um MOBA, bebendo na mesma fonte de ideias de "League of Legends" e "Dota".

Experiente na criação de jogos digitais mas novata no campo dos tabuleiros, a brasiliense Behold Studios busca financiamento para a empreitada através de uma campanha no Catarse.

O estúdio pede R$ 92 mil para a realização do projeto. Com o dinheiro, o time quer imprimir, "a preço de custo" e sem qualquer lucro, mil cópias do jogo.

"Nós queremos ter a experiência de produzir um jogo de tabuleiro de sucesso", explica Saulo Camarotti, fundador e CEO da Behold. "Quando isso acontecer, vamos seguir em frente e produzir outros. Mas se superarmos a meta mínima, teremos um pouco de dinheiro para investir em novas ideias também".

VÍDEO APRESENTA "GLADIADORES DE BELATHRON"

  •  

Campo de batalha intergaláctico

Quando começou a desbravar o espaço de verdade, a humanidade descobriu que não estava sozinha no universo.

Várias outras espécies já exploravam a vastidão negra há um bom tempo, e os humanos são apenas os novatos na área, que precisam mostrar seu real valor antes de serem respeitados.

O caminho mais rápido para a visibilidade, claro, está nas arenas de combates. Uma delas, localizada no planeta Belathron, recebe os campeões de todas as espécies que querem ser ouvidas. E é neste cenário que os humanos devem provar sua força.

O tabuleiro de "Gladiadores" simula tal arena. Nele, duplas ou trios devem se enfrentar com heróis, utilizando cartas de itens, habilidades e outras para destruir as torres e o cristal da base adversária.

Jogo para brasileiros

"Eu sempre gostei de MOBAs, mas me encanto mais quando posso jogar com meus amigos", conta Saulo. "Acho que a ideia de trazer o gênero para o tabuleiro é essa. Fazer um jogo que o brasileiro goste, mas que também tenha essa sensação agradável de manipular cartas, dados e miniaturas".

Apoiando-se na popularidade do gênero no Brasil, Saulo quer que "Gladiadores" sirva como um precursor para vários outros jogos de tabuleiro de sucesso feitos por aqui. "O brasileiro adora festa, se reunir, jogar RPG, e agora precisa conhecer jogos de melhor qualidade também", afirma. "Assim como foi com jogos digitais em 2009, estamos abrindo caminho com outros e para outros".

Com "Chroma Squad" ainda em desenvolvimento e previsto para debutar ainda em 2014, a Behold está com as mãos cheias. Mas Saulo garante que a produção de "Gladiadores de Belathron", que começou há quase um ano, não interferiu no avanço do outro game.

Caso a campanha de financiamento seja bem-sucedida, a Behold Studios planeja lançar "Gladiadores de Belathron" em dezembro de 2015.