Topo

Para diretor, "The Order" é "Gears of War" para PS4

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

10/02/2015 12h00

Próximo grande lançamento exclusivo do PlayStation 4, "The Order: 1886" é um jogo de tiro ambientado em uma Era Vitoriana digna de Júlio Verne, cheia de máquinas à vapor, monstros, dirigíveis e cavaleiros da Távola Redonda equipados com armas mirabolantes e bigodes portentosos.

A ambientação de "The Order" é bastante original, mas o mesmo não se pode dizer das mecânicas básicas do game: buscar cobertura, apontar e atirar, seguir para a próxima cobertura... o game da produtora Ready at Dawn (dos excelentes "God of War" portáteis) se inspira fortemente em "Gears of War", franquia icônica da Epic Games, para moldar o estilo de jogo.

O diretor Dana Jan, da Ready at Dawn, não nega a semelhança: "Pelo sistema de combate, claro, você pode dizer que 'The Order' é o jogo desse tipo para PS4", disse o diretor em entrevista ao UOL Jogos.

"Eu sei que o gênero de tiro em terceira pessoa com cobertura não é novo, mas nos preocupamos em desenvolver uma identidade própria para 'The Order', com nossas mecânicas de cobertura e com a pegada das armas, o visual delas e o som, a sensação que passam. Fizemos tudo para dar uma cara única para o game", explicou.

Apesar das mecânicas semelhantes, "The Order" tem diferenças fundamentais com a franquia da Epic Games, como o fato de ser um jogo sem nenhum elemento multiplayer. Coisa rara nos dias atuais, essa dedicação à campanha solo levanta perguntas sobre a duração do jogo.

"A duração da campanha é variável", explicou o diretor. "Vai depender da habilidade do jogador: alguém inexperiente vai levar mais tempo enquanto um jogador acostumado com shooters vai demorar menos para chegar ao final. Mas em média, procuramos oferecer algo confortável para os jogadores, mais ou menos similar ao que é visto em outros jogos do gênero".

A Ready at Dawn espera prolongar a vida útil de "The Order: 1886" com colecionáveis e uma boa variedade de armas para experimentar durante as partidas. "Os encontros pelos quais você passa em 'The Order' oferecem várias maneiras de serem resolvidos e você possui uma boa variedade de armas. Demos muita atenção para isso, para o jogador ter diferentes maneiras de usar o arsenal nesses encontros".

"Além disso, você vai querer voltar para a campanha para encontrar os colecionáveis", disse o diretor. "E, assim como em um bom livro ou filme, os jogadores podem querer passar pela história de novo para entender todas as nuances, os detalhes do enredo".

UOL Jogos perguntou se a produtora já tem planos para expansões ou DLCs para "The Order", questão que o diretor não negou nem confirmou, apenas respondeu que "não pode falar sobre isso no momento".

VEJA TRAILER DE "THE ORDER: 1886" DO TGA 2014

  •  

Do PSP para o PS4

A Ready at Dawn é um estúdio com longa tradição em jogos para PSP, o primeiro videogame portátil da Sony. O estúdio produziu jogos ótimos para o portátil, como "Daxter" e os dois "God of War" do aparelho, "Chain of Olympus" e "Ghost of Sparta" (que depois chegaram remasterizados ao PS3).

"The Order: 1886" é a primeira franquia inédita que a produtora desenvolve e também é um dos principais lançamentos do PlayStation 4. Um salto e tanto para quem nunca fez um game para PlayStation 3, por exemplo. A pressão sobre o estúdio é grande, ainda mais com o adiamento de "The Order". O jogo passou de 2014 para o final deste mês.

"Não somos um time com centenas de pessoas na Ready at Dawn. Não somos como as equipes dos principais games", disse Dana sobre o caso. "Para nós, é um triunfo e tanto podermos partir de lá para um console doméstico, em especial para o PlayStation 4 e dar o salto tecnológico para entregar um jogo com o visual de 'The Order'".

"Estamos muito felizes pelo que conseguimos fazer, pelo que alcançamos com este jogo. Muitos de nós estão aqui a muito tempo, eu estou aqui desde quando fizemos "Daxter", passamos por muita coisa com esses jogos... é bom ser reconhecido pelo que fazemos agora", complementou Garret Foster, diretor técnico do game.

"Eu concordo 100% com Garret", disse o diretor Dana Jan. "Há muito trabalho duro envolvido, nosso sonho desde o começo era fazer algo único e conseguimos uma franquia que podemos construir do chão, moldar cada detalhe e tomar todas as decisões... acredite, a pressão que nós colocamos internamente, para fazer com que esse jogo esteja a altura da oportunidade, de todo o esforço para chegarmos até aqui, é muito maior do que qualquer pressão externa".

Exclusivo para PlayStation 4, "The Order: 1886" sai em 20 de fevereiro. No Brasil, o game será dublado e legendado em português.