Topo

A vez em que o Homem-Aranha fez um pacto com o diabo

Reprodução
Imagem: Reprodução

Victor Ferreira

Do Gamehall, em São Paulo

29/08/2017 11h45

De meados dos anos 90 até o fim da década de 2000, a chefia e muitos roteiristas da Marvel Comics tinham uma obsessão quase compulsiva: terminar o casamento do Homem-Aranha.

Em 1987, por sugestão de Stan Lee, Peter Parker e Mary Jane Watson finalmente trocaram alianças após décadas de namoro e separações. A editoria da Marvel da época -- liderada por Jim Shooter, uma das figuras mais influentes da indústria de quadrinhos (para bem e para mal) -- achou que a história chamaria a atenção do público, além de ser boa publicidade para a tirinha de jornal do Homem-Aranha, da qual Lee era responsável.

Poucos anos depois e com Shooter fora da Marvel, porém, a empresa começou a reconsiderar o casamento, com os novos editores e equipe criativa do personagem argumentando que "envelhecia" o personagem, e limitava as possíveis histórias que poderiam ser contadas sobre o herói.

Os roteiristas e editores pensaram em ideias para renovar o personagem, desde introduzir um novo Homem-Aranha (o que levou à infame Saga do Clone) até matar MJ em um acidente de avião (que acabou sendo culpa de um mutante obcecado pela modelo). Os dois chegaram até a ficar separado por uns tempos, mas logo reataram.

Já que o consenso dentro da companhia era de que um Homem-Aranha divorciado "envelheceria" o personagem, o então editor-chefe da Marvel, Joe Quesada -- que realmente odiava a ideia de um Aranha casado -- achou uma solução... original. 

Um pacto com o diabo.

Homem-Aranha: One More Day - Reprodução - Reprodução
Capa da conclusão da saga "Um Dia a Mais"
Imagem: Reprodução

Foi assim que surgiu "Um Dia a Mais", possivelmente o arco mais detestado e desprezado pelos fãs do Cabeça de Teia.

A história começou como um epílogo de "Guerra Civil", onde Peter revelou sua identidade secreta ao público como forma de apoio ao Registro de Super-Heróis proposto pelo Homem de Ferro. Após mudar para o lado do Capitão América, porém, o herói e todas as pessoas associadas a ele começam a ser caçadas por criminosos e super-vilões, o que leva à sua adorada Tia May a levar um tiro de um assassino a mando do Rei do Crime, ficando entre a vida e a morte.

Peter procura desesperadamente por uma forma de salvá-la, mas de super-gênios como Reed Richards e T'Challa até seres cósmicos como o Doutor Estranho, ninguém consegue encontrar a cura ou solução para "idosa alvejada".

E aí que entra Mephisto.

Mephisto - Reprodução - Reprodução
"Você não precisa entender" resume bem a história em si
Imagem: Reprodução

Inspirado pelo demônio do clássico conto medieval "Fausto", Mephisto é um dos vilões mais poderosos de todo o Universo Marvel, sendo uma ameaça para figuras como Thor, Surfista Prateado e Doutor Estranho. Como o personagem que o inspirou, ele propõe um pacto para Peter: Sacrificar as memórias e tudo relacionado ao seu casamento com MJ em troca da vida de sua tia.

Por que diabos (ha...) ele decidiu focar sua atenção em ser relativamente irrelevante como o Aranha? Basicamente para "se alimentar do sofrimento" dele, ou qualquer coisa que sirva de desculpa esfarrapada para justificar a história.

Twin Peaks - Reprodução - Reprodução
Mephisto ficaria à vontade no mundo de "Twin Peaks"
Imagem: Reprodução

Peter e Mary Jane discutem, mas no final concordam e aceitam o pacto com Mephisto, que reescreve a realidade do herói nos últimos anos, não só acabando com o casamento, como também "desrevelando" a identidade secreta do Homem-Aranha, acabando com o impacto de uma das cenas mais importantes de "Guerra Civil".

Sem falar que, durante a Saga do Clone, Mary Jane ficou grávida e teve uma filha, que acabou sendo raptada por Norman Osborn sem o conhecimento do casal. Ela aparece durante a história, e acaba sendo removida do Universo.

Homem-Aranha - Mayday - Reprodução - Reprodução
Aqui está ela, torturando psicologicamente Peter
Imagem: Reprodução

Como é de esperar, fãs e a crítica especializada massacram a história. J. Michael Straczynski, que era o roteirista da HQ na época, inicialmente não queria ter seu nome associado ao arco, já que a ideia era quase totalmente de Quesada e, por mais que sua fase tenha vários pontos baixos, a relação entre Peter e MJ era um de seus elementos mais bem explorados e desenvolvidos.

O que leva a outro ponto: era uma mudança que praticamente ninguém queria. A este ponto, Peter já era casado há décadas nos quadrinhos. Os filmes de Sam Raimi tinham como pilar central o relacionamento entre os dois. Para o inconsciente imaginário da cultura pop, Mary Jane Watson era é a namorada/esposa do Homem-Aranha, com o único outro casal comparável sendo Clark Kent e Lois Lane.

Pior de tudo, "Um Dia a Mais" é fundamentalmente sobre o Homem-Aranha fugindo de suas responsabilidades. Ao invés de aceitar a culpa do atentado contra tia May como, para bem e para mal, fez com o tio Ben (ou até mesmo com Gwen Stacy), Peter faz um acordo com alguém que não é confiável porque era mais fácil do que seguir em frente. Aliás, nem é ele que aceita o acordo, e sim a própria MJ.

Homem-Aranha: MJ - Reprodução - Reprodução
Bem heroico da sua parte, Pete
Imagem: Reprodução

A Marvel seguiu esta história com o arco "Um Novo Dia", mostrando Peter de volta a seu status quo dos anos 70 e 80: solteiro, desempregado, ainda dependente de sua tia de várias formas. Graças a uma nova equipe criativa, com escritores como Dan Slott e Zeb Wells e artistas como Steve McNiven e Chris Bachalo, esta fase gerou ótimas histórias para o Aranha (algumas inclusive vão servir como base para próximo game do herói, para PS4).

Mas, honestamente, a maior parte delas poderia ser facilmente contada com um Homem-Aranha casado, até mesmo em narrativas que contam com novos interesses românticos para Peter em papéis importantes, como a excelente "Mudança".

De lá para cá, a relação de Peter e MJ foi revisitada algumas vezes: primeiro com "Um Momento no Tempo", escrita por Quesada e contextualizando novamente o que aconteceu para o relacionamento dos dois se desintegrar após a magia de Mephisto; e "Renove Seus Votos", parte do evento "Guerras Secretas" de 2015 que mostra o Aranha não só casado como um homem de família, criando sua filha Annie (que também tem super-poderes) ao lado da esposa.

Homem-Aranha: Renew Your Vows - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

"Renove Seus Votos" acabou virando um spin-off escrito por Gerry Conway, que substituiu Stan Lee na revista do Aranha nos anos 1960 e que desenvolveu o relacionamento entre Peter e Mary Jane após a morte de Gwen Stacy (que ele também escreveu).

O Homem-Aranha que todos conhecemos, porém, continua como sua vida de solteiro, e agora é CEO de uma empresa multi-bilionária após ter sua mente trocada com o Doutor Octopus por uns tempos.

Homem-Aranha: Parker Industries - Reprodução - Reprodução
Porque ser casado com uma super-modelo é menos estranho do que isso, aparentemente
Imagem: Reprodução