Topo

"Deixem rolar", diz Phil Spencer sobre partidas entre PS4 e Xbox One

Ainda não será desta vez que veremos partidas entre PlayStation 4 e Xbox One de maneira "oficial"; no que depender do chefe do Xbox, isso acontecerá o quanto antes - Montagem/UOL
Ainda não será desta vez que veremos partidas entre PlayStation 4 e Xbox One de maneira "oficial"; no que depender do chefe do Xbox, isso acontecerá o quanto antes Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/09/2017 11h18

Por algumas horas, o multiplayer do game "Fortnite" permitiu que jogadores de PlayStation 4 e Xbox One disputassem partidas entre si. Além de ser um vislumbre do que seria uma integração entre as duas plataformas rivais, isso também mostrou que o multiplayer entre os consoles depende apenas de questões políticas e não técnicas.

Isso, porém, durou pouco: a Epic, produtora do game, afirmou que a funcionalidade foi ao ar por engano e corrigiu o suposto erro.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Não está claro se essa "correção" partiu de algum pedido, digamos assim, da Sony. Há uma certeza, porém: a ordem para tirar a funcionalidade do ar não veio da Microsoft.

Isso porque, quando perguntado via Twitter, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, afirmou que gostaria que a função tivesse sido mantida.

A discussão em torno de uma possível conexão entre PS4 e Xbox One é antiga e bastante longa. Uma das últimas atualizações sobre o tema, o gerente de marketing da Microsoft, Aaron Greenberg, afirmou que a empresa discute com a Sony como colocar isso no ar.

Já a Sony mantém uma postura mais conservadora sobre o tema e, frequentemente, usa a segurança como desculpa. Em uma dessas declarações, o executivo Jim Ryan afirmou que ao conectar com redes externas, como a Xbox Live, a Sony "não poderia controlar totalmente a experiência" dos seus jogadores.

Ou seja: ao menos por ora, infelizmente tudo fica como está.