Topo

Vertigo, linha de HQs adulta da DC Comics, será relançada em 2018

"Preacher", uma das HQs mais aclamadas da Vertigo, virou até uma série de TV - Reprodução
"Preacher", uma das HQs mais aclamadas da Vertigo, virou até uma série de TV Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/10/2017 13h04

Durante a Comic Con de Nova York, a DC Entertainment anunciou que a linha de quadrinhos Vertigo, responsável por algumas das obras mais aclamadas dos anos 1990 e 2000, será relançada em 2018, em comemoração aos seus 25 anos.

O anúncio foi feito durante o painel "Meet the Publishers", com o editor Jim Lee declarando que "Está vindo em agosto, e é tudo que posso dizer".

Lançada em 1993, a Vertigo Comics surgiu como uma alternativa aos quadrinhos de super-heróis publicados pela DC, trazendo histórias com temas mais complexos e adultos do que vistos anteriormente.

Durante sua era de ouro, a Vertigo foi responsável por algumas das HQs mais aclamadas e premiadas dentro e fora da indústria, com séries como "Hellblazer", "Sandman", "Preacher", "Transmetropolitan", "100 Balas", "Y: O Último Homem", entre outras.

Nos últimos anos, porém, a linha perdeu espaço como grande fonte de quadrinhos maduros e independentes para outras editoras como a Image Comics e a Dark Horse. Em 2012 Karen Berger, editora do selo desde sua fundação, deixou o cargo, e vários personagens de revistas populares da Vertigo - em particular John Constantine, de "Hellblazer" - foram integrados propriamente ao Universo DC.

Em 2016, Shelly Bond, veterana da Vertigo que substituiu Berger, também deixou o cargo, e o selo começou a passar por uma reestruturação sob comando de Mark Doyle, antigo editor das revistas do Batman.

Doyle continuará na posição de editor no relançamento da Vertigo.