Topo

Microsoft planeja levar jogos de Xbox para outras plataformas no futuro

Para Phil Spencer, Microsoft lançará um serviço de games que não precise de consoles em 3 anos - Reprodução
Para Phil Spencer, Microsoft lançará um serviço de games que não precise de consoles em 3 anos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/11/2017 14h51

Nesta terça (7), o Xbox One X finalmente chegará ao mercado mundial, prometendo trazer a melhor experiência de potência e gráficos no mundo dos consoles atualmente, com resolução 4K nativa e hardware significativamente mais poderoso que seu principal competidor, o PlayStation 4 Pro.

A julgar por uma entrevista com o site da Bloomberg, porém, o chefe da divisão de games da Microsoft, Phil Spencer, acredita que o futuro do Xbox pode não estar mais nos consoles em si, e sim por serviços de streaming especiais, que podem levar os jogos da empresa até para outras plataformas.

De acordo com o artigo: "[...]A Microsoft provavelmente lançará um serviço de streaming que não precise de consoles para certos conteúdos nos próximos 3 anos, explicou Spencer."

Veja também:

Segundo o executivo, algo do tipo já havia sido testado internamente em 2012, mas o custo de produção e manutenção eram muito caros. Porém, com os avanços que a Microsoft fez no serviço de computação em nuvem Azure, esta ideia pode estar cada vez mais próxima da realidade.

Um artigo semelhante do Wall Street Journal vai até mais longe, indicando que é possível que vejamos games da Microsoft em plataformas de rivais diretos, como o iPhone, o PlayStation 4 e o Nintendo Switch.

A matéria da Bloomberg também reforça como este enfoque mais em software e serviços de jogos fizeram com que Spencer e a divisão Xbox voltassem às graças do CEO da Microsoft, Satya Nadella, que em 2014 chegou a dizer que games não eram um dos pilares centrais da companhia.

Porém, após ideias como a aquisição do estúdio Mojang (responsável por "Minecraft") e o Xbox Game Pass - espécie de "Netflix" dos games -, Spencer foi promovido a vice-presidente executivo e passou a reportar diretamente para Nadella, além de fazer parte do grupo de líderes da empresa.

O foco em software e serviços parece estar dando certo, já que este setor cresceu 21% no último trimestre, enquanto vendas de hardware caíram significativamente - algo que deve ser compensado pelo lançamento do Xbox One X.

Xbox Game Pass - Reprodução - Reprodução
Serviços como o Xbox Game Pass podem ser o futuro da divisão de games da Microsoft
Imagem: Reprodução

Isso também está abrindo espaço para que Spencer possa começar a adquirir ou criar novos estúdios, para corrigir uma das maiores críticas que a marca Xbox tem recebido nos últimos anos: a falta de exclusivos.

"Precisamos crescer, e estou ansioso para fazer isso", declarou. "Nossa habilidade de criar conteúdo precisa ser uma de nossas forças. Nem sempre investimos no mesmo nível. Já passamos por altos e baixos em termos de investimento."

Ainda assim, o artigo da Bloomberg reforça que este futuro voltado para o streaming é um sonho distante, e que no momento os consoles ainda são o foco principal de desenvolvimento.