Pokemon

Onde, quando e como "Pokémon" foi inventado?

Divulgação/The Pokémon Company
Imagem: Divulgação/The Pokémon Company

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

26/11/2017 04h00

A trajetória dos monstrinhos começou muito antes do Game Boy

O criador de "Pokémon", Satoshi Tajiri, gosta de contar a história de como ele colecionava insetos e girinos quando criança. A mente criativa por trás dos monstrinhos que conquistaram o mundo diz que foi nos subúrbios de Tóquio, na década de 1970, que nasceu o primeiro conceito por trás da franquia.

Tajiri era apaixonado pela ideia de criaturas colecionáveis que podiam ser utilizadas em batalhas, principalmente por causa de "Ultra Seven". Na série, o herói titular guardava monstros gigantes em pequenas esferas, e os libertava quando um outro monstro ameaçava a civilização.

VEJA TAMBÉM:

Pouco tempo após fundar seu estúdio de desenvolvimento de jogos, a Game Freak, Tajiri viu dois Game Boys conectados por um cabo Game Link, e imaginou insetos utilizando o acessório como ponte de um sistema para outro.

E foi assim que, em 1990, Tajiri e a Game Freak iniciaram o desenvolvimento do projeto "Capsule Monsters".

A ideia era simples: jogadores iriam colecionar monstros, e carregá-los consigo aonde fossem dentro do Game Boy. Através do cabo Game Link, seria possível trocar criaturinhas e batalhar com outras pessoas.

Reprodução/Nintendo
Um cabo especial possibilitava a troca de monstrinhos entre jogadores dos primeiros games "Pokémon" Imagem: Reprodução/Nintendo

Em retrospecto, o conceito inicial do game parece genial - um resumo perfeito de todos os fatores que transformaram "Pokémon" em um sucesso global. Mas os planos de Tajiri foram rejeitados pela Nintendo mais de uma vez. Apenas com a intervenção de um amigo pessoal, o designer Shigeru Miyamoto, Tajiri conseguiu a verba para oficializar o desenvolvimento.

O processo criativo foi árduo e demorado. Foram seis anos de desenvolvimento entre a aprovação do projeto e o lançamento japonês de "Pokémon Red & Green", em 27 de fevereiro de 1996. Neste período, cinco funcionários da Game Freak precisaram ser demitidos por causa de dificuldades finaceiras, e o próprio Tajiri admite ter trabalhado por muitas horas extras não remuneradas.

Mas o esforço foi recompensado: até março de 2017, a franquia "Pokémon" já tinha gerado um total de mais de US$ 55 bilhões em vendas. Só em termos de jogos de videogame, já foram mais de 290 milhões de cópias vendidas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Carros
UOL Jogos
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
redetv
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
UOL Jogos
do UOL
do UOL
Topo