Topo

Fundadores do estúdio de "Heavy Rain" são acusados de abuso e racismo

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/01/2018 11h08

Segundo reportagens veiculadas por três jornais franceses no último domingo (14), os fundadores da Quantic Dream, estúdio de "Heavy Rain", "Beyond: Two Souls" e "Detroit: Become Human", foram acusados de racismo, abuso e homofobia.

As acusações dizem que David Cage e Guillaume de Foundaumìere teriam obrigado a equipe a trabalhar muito além do horário normal, chegando a 60 horas semanais, e alimentaram uma cultura de piadas racistas e sexistas dentro do estúdio.

VEJA TAMBÉM:

Uma das acusações, feitas por antigos funcionários do estúdio, diz que os funcionários da Quantic Dream faziam imagens com montagens de colegas em "posições sexuais", ao lado de siglas e ofensas machistas ou homofóbicas. Em alguns casos, reportou o Le Monde, as montagens "transformavam" o funcionário em nazista.

As fotos adulteradas eram enviadas para os grupos de e-mail da empresa, incluindo os donos do estúdio. Em 2017, quando o gerente de TI da Quantic Dream foi alvo do abuso, todas as imagens vieram a tona.

Falando ao jornal Le Monde, Cage e Guillaume negaram as alegações. Os fundadores do estúdio dizem que viram apenas as imagens que eram "engraçadas" ou "mais ou menos divertidas".

David Cage - Reprodução - Reprodução
Fundador da Quantic Dream, David Cage diz que as acusações são "ridículas e absurdas". "Me julguem pelo meu trabalho", afirmou o diretor de "Heavy Rain" e "Beyond" ao jornal francês Le Monde.
Imagem: Reprodução

Racismo e sexismo

David Cage foi acusado de não respeitar colegas do sexo feminino - 83% dos funcionários da Quantic Dream são homens - e fazer piadas de baixo calão e comentários inapropriados sobre as atrizes contratadas para participar dos games da produtora.

Há relatos também de comentários racistas e homofóbicos de Cage. Segundo um ex-funcionário, ele teria visto um roubo na televisao e perguntado se o criminoso "era primo" de um funcionário com origem na Tunísia. O executivo disse que essas alegações eram "ridículas e absurdas".

"Você quer falar sobre homofobia?", declarou Cage ao jornal. "Eu trabalho com a Ellen page, que luta pelos direitos LGBT. Você quer falar de racismo? Eu trabalho com o Jesse Willians, que luta pelos direitos civis nos EUA. Me julguem pelo meu trabalho".

Ellen Page - Beyond Two Souls - Divulgação - Divulgação
A atriz Ellen Page, ativista dos direitos LGBT, trabalhou com a Quantic Dream no game "Beyond: Two Souls"
Imagem: Divulgação

Por sua vez, Guillaume de Fondaumière foi acusado de comportamentos inapropriados, como beijar funcionárias da empresa à força. Co-fundador da Quantic Dream, Guillaume disse que as alegações são "absolutamente falsas" e que "nada disso aconteceu".

Jogos cinematográficos

A Quantic  Dream é conhecida por produções cinematográficas, praticamente "filmes interativos", para os consoles PlayStation. "Heavy  Rain", lançado originalmente para PS3, vendeu mais de 5,3 milhões de cópias.

O próximo game do estúdio, "Detroit: Become Human", para PS4, foi alvo de críticas por explorar cenas de violência doméstica em um trailer recente.
O lançamento de "Detroit" está previsto para este ano.