Topo

Porta aberta para pirataria: falha permite desbloqueio do PS4

Falha permite desbloqueio de PS4

Start

Do GameHall

07/03/2018 15h39

Desde 2017 que vulnerabilidades encontradas no PlayStation 4 permitiram a hackers abrirem as portas de segurança do console para instalação de aplicativos não autorizados, também conhecidos como “homebrews”, para assim liberar o uso de jogos piratas. Agora mais recentemente, vários guias e tutoriais têm se espalhado na internet ensinando o método para quem quiser se arriscar.

O calcanhar de Aquiles do console da Sony é a versão 4.05, lançada no final de outubro de 2016, que apresenta uma falha que pode ser explorada para ter acesso a todas as funções do videogame. E não demorou muito para que aparecessem na internet ferramentas e programas que facilitam a execução de jogos piratas via FTP ou USB por meio de pendrives ou HDs externos.

VEJA TAMBÉM

Títulos lançados até a atualização 4.05 são mais garantidos de funcionar, porém alguns mais recentes como “Uncharted 4”, “Bloodborne”, “Dying Light”, “World of Final Fantasy”, “GTA V” e “Street Fighter V” também foram desbloqueados. O esquema inclui o desbloqueio de jogos já retirados da PSN, como a demo de “P.T.” lançada pela Konami em 2014, e também a instalação de alguns games de PS2 (mesmo aqueles não liberados oficialmente pela Sony). No entanto, ao utilizar esse método, o jogador não pode acessar recursos da PSN ou modos online dos jogos.

Há relatos de grupos que estão trabalhando em firmware mais atuais para liberar um número maior de jogos, e certamente novos software e tutoriais sobre desbloqueios deverão surgir em breve na internet. A atualização mais recente do PS4 é a 5.05, liberada pela Sony em janeiro.