Topo

Guia para bolas paradas em "FIFA 18"

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

17/04/2018 04h00

Em um jogo de futebol de verdade, quando o adversário dificulta a partida, o meio campo fica truncado e os atacantes têm poucas chances de marcar gol. É aquele esquema: bola parada pode decidir o placar.

Na série de videogames “FIFA” não é diferente. Ao longo dos anos, diversas mudanças foram feitas e várias mecânicas foram adicionadas, por isso, saber bater bem faltas, escanteios e até mesmo laterais a cada nova versão, tornou-se um diferencial de qualidade entre os jogadores.

VEJA TAMBÉM

Confira então nosso guia de bola parada para “FIFA 18” e adicione mais esse recurso para ganhar suas partidas.

Entendendo o básico

As bolas paradas na série “FIFA” são controladas basicamente por 3 atributos: força do chute, cobrança de faltas e curva. Outros status, como finalização em cobranças de pênaltis, também influenciam a batida.  Veja como funcionam os 3 principais:

Força do chute: Quanto maior esse atributo, mais força o jogador consegue colocar no chute sem que perca a precisão. Um jogador com menos pontos nesse atributo também pode chutar forte, mas será bem mais difícil de acertar o alvo e provavelmente isolará a bola.

Cobrança de falta: É a precisão em bolas paradas. Quanto mais pontos nesse atributo, maiores são as chances do jogador acertar o alvo que deseja acertar, seja um ponto na área em um escanteio ou seja colocar a bola na gaveta em uma falta.

Curva: É a quantidade de curva que o jogador consegue colocar na bola, quanto mais pontos nesse atributo, mais curva à la Roberto Carlos você conseguirá colocar nos seus passes e chutes.

Faltas

No “FIFA 18”, foram feitas algumas modificações no sistema de faltas após analisarem bastante as batidas de Cristiano Ronaldo, o jogador capa da versão e com isso foram implementadas novas formas de chutar, como a trivela.

Durante as faltas, você deve primeiro escolher a posição do seu jogador em relação a bola, utilizando para isso o analógico direito. Dependendo de como você posicionar o batedor, a cobrança será feita de forma diferente, podendo utilizar a parte de fora do pé para bater de trivela ou a parte de dentro para bater colocada, por exemplo.

Depois de ter seu batedor posicionado, ajuste sua mira, utilizando o analógico esquerdo para escolher onde deseja colocar a bola. Por último, escolha a força da batida utilizando o B ou O dependendo do controle (Xbox One ou PlayStation 4). Após a cobrança é possível colocar efeito na bola dependendo da posição do seu analógico direito na hora da batida, logo após definir a força do chute. É possível colocar outros jogadores para fazer jogadas ensaiadas também, utilizando RB ou R1.

Faltas de curtas distâncias

Faltas de curtas distâncias são aquelas bem próximas a área, onde é preciso mais jeito do que força para vencer a barreira e goleiro. Um bom batedor aqui será aquele que tiver bastante pontos em Cobrança de Faltas  e Curva. Entenda como fazer cada tipo de cobrança:

Por cima da barreira: Se a falta é mais a direita da área, coloque jogadores canhotos para bater por cima da barreira, caso contrário, um destro. Ponha a mira um pouco além da trave onde se encontra a barreira. Coloque mais ou menos uma barra e meia de força e pressione o seu analógico para frente na hora da batida.

Fifa 18 - Falta - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Por baixo da barreira: Para bater faltas à la Ronaldinho Gaúcho, por baixo da barreira, primeiro mire entre os dois jogadores mais ao centro da mesma. Depois pressione LB ou L1, dependendo do controle, e aplique uma barra de força no chute posicionando seu analógico esquerdo para o rumo do gol.

Faltas com curva: Coloque a mira no primeiro homem da parte de dentro da barreira, o mais próximo ao goleiro. Aplique uma barra e meia de força com seu analógico esquerdo direcionado para mais ou menos 45º na direção do lado de fora da barreira, como se quisesse acertar o ângulo.

Trivela: Para bater de trivela, mire um pouco para fora da trave mais próxima da barreira e alinhe seu jogador com a bola. Agora coloque a mira um pouco para fora da trave que a barreira está protegendo e aplique no chute uma força de aproximadamente 2 barras, com seu analógico esquerdo pressionado para frente e para o rumo do gol. Esse tipo de cobrança é ideal para se fazer do lado direito com destros e do lado esquerdo, com canhotos.

Fifa 18 - Trivela - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Faltas de longe

Para faltas de longa distância, o ideal é que o jogador também tenha bastante pontos em força do chute. Aplique os mesmos conceitos das faltas próximas a área, mas utilize de 2 barras e meia a 3 para chutar. Utilize também do LB/L1 para dar efeitos diferentes na batida.

Escanteios

Escanteios também te darão muitos gols se você prestar tenção em alguns detalhes. O básico é primeiro escolher um bom batedor que tenha bastante curva nos atributos. A partir daí, com o LB/L1, escolha o jogador para quem deseja cruzar a bola. Agora com o analógico esquerdo, escolha com o marcador amarelo, que fica no chão, o local onde deseja colocar a bola.

Assim que aplicar a força, você poderá movimentar o jogador que tinha escolhido, antes que a cobrança seja feita. Portanto o ideal aqui é geralmente bater no primeiro ou segundo pau, onde você terá um corredor maior para acelerar e cabecear a bola com mais força. Agora basta apertar novamente o X/quadrado para fazer a cobrança.

Quanto menos barras você aplicar, mais o cruzamento será alto e fraco, quanto mais barras, mais rente a altura dos jogadores e com força ele irá.

Fifa 18 - Corner - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Pênaltis

Quando a bola está na marca da cal, é obrigação do atacante fazer uma boa cobrança e aumentar o placar para o seu time. Para enganar o goleiro adversário, você pode variar a posição de onde você irá partir, alterar a velocidade enquanto corre para a bola com RT/R2 e LT/L2 além de poder alterar o lado que você irá bater até o último instante.

Existe uma seta guia para mostrar onde você vai bater. Em jogos locais, onde esse artifício entregaria sua batida ao adversário, pressione para cima no D-pad para esconder a setinha.

A força da batida no geral funciona assim: para batidas baixas, utilize em torno de uma barra e meia de força. Para batidas altas, utilize 2 barras e meia.

Os atributos que qualificam o batedor aqui são um pouco diferentes das faltas normais. Finalização também conta bastante, então cuidado na hora da escolha do batedor.

Fifa 18 - Pênaltis - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Laterais

Aqui não tem muito segredo. O importante é que agora dá para fingir que vai bater o lateral para enganar os marcadores adversários. Basta carregar a barra da cobrança usando X/O e apertar A/X antes da cobrança ser feita. Depois de dar o “fake”, bata rapidamente para outro jogador;

Agora é só você fazer sua parte e treinar bastante. Para cada cobrador, pequenas mudanças podem e devem ser feitas para garantir melhores batidas. A posição de onde a falta será cobrada também influencia a força necessária por exemplo. Treine e teste bastante para marcar muitos gols de bola parada no “FIFA 18”.

Conheça a história da franquia "FIFA"