Topo

Tudo que sabemos sobre o próximo "God of War"

"Eu pego a maior parte da minha inspiração para o game da própria franquia", conta Rafael Grassetti - Reprodução - Reprodução
"Eu pego a maior parte da minha inspiração para o game da própria franquia", conta Rafael Grassetti
Imagem: Reprodução

Barbara Gutierrez

Do UOL, em São Paulo

23/03/2017 11h18

Meses após o anúncio do próximo "God of War", realizado durante a conferência da Sony na E3 2016, pouco se sabe da nova trajetória de Kratos ou como o personagem migrou da mitologia grega para a mitologia nórdica… Além do fato de, claramente, não ter sobrado nenhuma divindade helênica para ele matar.

Comemorando o aniversário de 12 anos do primeiro "GoW" lançado para PlayStation 2 - pois é, aceite: você está ficando velho! - o UOL Jogos fez uma lista das certezas e suposições a respeito do novo game, que já se tornou um dos lançamentos mais aguardados do PS4. Veja abaixo:

Mitologia nórdica? Recomeço? Mundo aberto?

Não é confusão: assim como os boatos na Internet já diziam, o game terá como principal tema a mitologia nórdica. Espere encontros com deuses como Loki, Thor e Odin, além de gigantes e dragões típicos do folclore escandinavo, já que essa decisão foi tomada para trazer o foco da história na jornada pessoal de Kratos.

10 deuses nórdicos que Kratos pode enfrentar em "God of War"

Start

Não é à toa que este novo "God of War" não possui uma numeração. O diretor criativo da série, Cory Barlog, explicou ao site VentureBeat que a produção deste novo game está reiniciando a série.

"Kratos é nosso guia, nossa constante através dessa franquia. Mas estamos basicamente recomeçando todo o resto do zero. Colocar um número no título seria eufemizar o que o time de desenvolvimento está tentando fazer. Um número faria parecer que esse jogo é só mais uma sequência, quando na verdade ele é muito mais que isso", afirmou.

Mas contrariando aquilo que muitos pensavam, o novo jogo não será um mundo aberto - apenas com cenários vastos, mas nada muito livre. Segundo Barlog, o jogo se passará muitos anos após "God of War III", o jogador terá o controle de Kratos o tempo todo (seu filho será independente) e o gameplay terá grandes mudanças, com a câmera livre mais próxima ao jogador e uma maneira diferente (e ainda misteriosa) no funcionamento da mecânica dos quick time events - aquelas sequências de botões em cenas de corte - tão famosos da franquia.

O bom - e agora velho - Kratos

No trailer de "God of War", o deus da guerra grego traz uma barba de respeito e alguns anos a mais de vivência, claramente mais velho. Apesar de ainda ser o mesmo personagem com o qual os jogadores estavam acostumados e apresentar marcas físicas para seguir esta linha narrativa, Kratos tem uma responsabilidade maior desta vez: cuidar de seu novo filho.

É isso mesmo: após ser enganado por Ares, matar a própria família e jorrar sangue de deuses do Olimpo por vingança, o espartano mudou-se para a gélida região do norte da Europa. Lá, ele construiu uma nova família... Ou ao menos fez um herdeiro, do qual agora terá que cuidar e ensinar.

Kratos tem na barriga uma cicatriz que remete à violenta luta contra Zeus - Reprodução - Reprodução
Kratos tem na barriga uma cicatriz que remete à violenta luta contra Zeus
Imagem: Reprodução

Por conta deste novo elemento no jogo, é possível que o próximo "God of War" não seja tão violento como os jogos anteriores. Kratos poderá controlar sua raiva, de acordo com o que foi demonstrado durante a E3 de 2016, com um 'medidor de raiva' do protagonista presente na tela.

"[A violência e a fúria de Kratos] são coisas que fizeram parte do desenvolvimento dele como um personagem, e que o conduziram até aqui. Mas esse é um novo capítulo em sua vida", disse Barlog. "Há uma máscara que vestimos para esconder nossa verdadeira natureza de nossos filhos."

Bonito, recatado e do lar (ou quase isso)

A forma como Kratos se comporta diante do filho sugere que o deus da guerra não passou muito tempo com a nova família. Quando questionado se sabe caçar, a criança responde negativamente, alegando que este tipo de tarefa era de responsabilidade de sua mãe, e por isso ele vai precisar aprender como lutar e sobreviver com o pai.

De acordo com o diretor criativo da série, a mãe da criança terá um papel importante na história do novo "God of War", mas nada além disso foi dito sobre a mulher. Os questionamentos a respeito dela são muitos: ela está morta, e por isso Kratos está cuidando da criança? Algo aconteceu por culpa de algum deus nórdico? Por que Kratos, que teve oportunidade de reconstruir uma família, se mostrou um péssimo pai e sumiu?

E por falar em filho…

Graças a um brasileiro (valeu, Fabiano Banin!), o mundo hoje sabe que o nome da criança é Atreus. O espartano (ou sua parceira) deu sequência às suas raízes e escolheu um nome grego para o rebento: Atreus - um nome famoso nas lendas da Antiguidade. Vale lembrar, "God of War" não costuma seguir a mitologia ao pé da letra - Kratos matou Ares, o deus da guerra original, usou a cabeça de Hermes como "lâmpada" e matou mais de um herói grego em suas aventuras.

O próprio nome Kratos foi utilizado apenas como referência, já que na mitologia grega, Kratos é um deus da força e do poder, irmão de deuses como Nike (representante da vitória), Bia (força) e de Zelus (rivalidade) - todos eles inclusive foram os primeiros a lutar ao lado de Zeus para defender o Monte Olimpo do gigante Tifão. Bem diferente do personagem que socou o pai dos deuses até não poder mais.

Fica a dúvida se Atreus realmente só será apenas uma breve referência grega mesmo. O nome nas histórias antigas o retrata como um rei de Micenas que foi amaldiçoado por ter servido seus sobrinhos como banquete a seu próprio irmão. Apesar da história triste, Atreu na mitologia teve filhos notáveis como o herói Agamemnon e Menelau, rei de Esparta famoso pela Guerra de Troia, iniciada com o rapto de sua mulher Helena por Páris.

É possível notar que Atreus tem a mesma cor de pele pálida que seu pai - Reprodução - Reprodução
É possível notar que Atreus tem a mesma cor de pele pálida que seu pai
Imagem: Reprodução

Voltando ao game, não há como saber se Kratos passou sua maldição a seu filho, mas o espartano quer guiar a criança para que ele, como um semideus, não cometa os mesmos erros que o pai. O diretor revela que "Kratos acredita que o poder de deus é uma doença, algo que foi forçado sobre si contra sua vontade", e não quer que o mesmo aconteça com seu herdeiro.

Abandonando o passado

As famosas Lâminas do Caos são um elemento que provavelmente não terão vez no novo jogo. Kratos abandonou suas correntes, já que a equipe desenvolvedora aproveitou esse momento de mudança na franquia para inserir uma nova arma principal para o personagem: um machado empoderado com runas mágicas. "O artefato terá grande importância em termos narrativos", garante o diretor Balrog.

Quanto às melhorias de armas e ataques especiais, eles estarão de volta no lançamento, mas ainda não sabemos se a forma como estas tradicionais funções serão aplicadas da mesma forma como nos jogos anteriores.

A Fúria de Espartano estará no game, mas ainda não está claro se ela será ativada apenas durante momentos-chave da trama, ou se ela funcionará com base em uma barra que vai sendo preenchida durante as lutas.

Ah, tem mais: Cory falou em uma entrevista ao canal de YouTube EPNdotTV que o game poderá ter trechos ocorridos nos jogos anteriores da franquia. E o melhor de tudo é que elas seriam jogáveis. A pista foi dada após Barlog ser questionado sobre a possibilidade de haver cenas clássicas dos títulos anteriores, em forma de flashbacks jogáveis e utilizando o poder gráfico do PlayStation 4.

Tem brasileiro no jogo!

Calma, Kratos não vai matar nenhum personagem do folclore brasileiro, mas o jogo recebeu uma ajuda do Brasil que vai muito além do Saci ou do Boitatá. O brasileiro Rafael Grassetti é o principal artista de personagens do aguardado novo "God of War". Ele é responsável por cuidar de toda a parte artística do game, ou seja, manter um estilo coeso de arte entre todas as áreas da produção.

"Eu tive o prazer de entrar neste projeto muito cedo e, como fã, eu tive que ficar quieto e não dizer nada sobre isso por muito tempo, foi muito difícil", diz. “"enho trabalhado em Kratos, seu filho e este novo capítulo da história por muito tempo e agora temos muito mais para mostrar, mal posso esperar para compartilhar tudo o que estamos trabalhando".

Muito, mas muito esperado

O trailer da E3 2016 de "GoW" foi assistido mais de 16 milhões de vezes. O número atual coroou o vídeo como o segundo mais popular do canal oficial do YouTube da Sony PlayStation, disputando lugar com outros vídeos que estão postados há mais de quatro anos.

Isso mostra o quanto os jogadores estão ansiosos pelo próximo game. Como presente pela marca alcançada, o Santa Monica Studio ofereceu a música tocada ao vivo na apresentação oficial do jogo. Poxa! Não custava nada oferecer umas dicas ou dar um trailer novo, né? Por enquanto, há muitos mistérios relacionados ao novo título, por isso os boatos correm rápido - como de que o game...

Pode sair em 2017

A esperança é a última que morre, e os fãs ansiosos por "God of War" até têm razão para tal. Além de saber pelo próprio diretor que o game está completamente jogável, o dublador oficial de Kratos, Christopher Judge, recentemente colocou a seguinte descrição em seu Twitter pessoal: "(...) ator, dublador, produtor, roteirista. KRATOS - GOD OF WAR (2017)".

É claro que esta 'pista' de Judge pode ser mais um indício de que o game será lançado ainda neste ano, ou apenas de que o dublador finalizou seu trabalho de dublagem ainda em 2017. É também bom lembrar que os apressadinhos talvez não estejam tão errado em apostar em 2017 para o novo título, já que...

O game está completamente jogável

Desde dezembro de 2016, sabe-se que o jogo já está jogável do começo ao fim em alguma versão interna da produtora. É necessário entender que isso não significa que "God of War" está pronto, já que não há informações específicas sobre o quão perto do término está o desenvolvimento do game. 

Normalmente, as empresas tendem a finalizar o modo campanha no desenvolvimento de seus jogos antes de finalizar a maioria de seus acabamentos. Isso ainda inclui o processo de remoção de bugs e outros detalhes que fazem toda a diferença. Mesmo assim, não custa sonhar, né?