Topo

Zynga e Vostu 'fazem as pazes' e encerram processos de direitos autorais

do Gamehall

06/12/2011 12h27

Após seis meses em uma briga judicial, a Zynga anunciou que entrou em acordo com a Vostu e ambas as empresas retiraram os processos de plágio de uma contra a outra em jogos sociais como "CityVille" e "MegaCity".

Em comunicado enviado nessa terça-feira (6), a Zynga revelou que tal disputa pelos direitos autorais contra a Vostu chegou ao fim e que ambos os lados retiraram as acusações de plágio contra a outra, tanto nos Estados Unidos, quanto no Brasil.

"Como parte do acordo, a Vostu fez um pagamento monetário à Zynga, além de algumas alterações em quatro de seus jogos. As partes estão satisfeitas em resolver o conflito e por deixar todas essas questão para trás", diz o comunicado.

O valor a qual a Vostu pagou à Zynga não foi revelado, assim como quais alterações foram feitas nos jogos.

Assista abaixo o vídeo usado pela Zynga em processo movido nos EUA para comparar os elementos dos games.

ZYNGA PROCESSOU VOSTU POR PLÁGIO; COMPARE

Entenda a briga

A Zynga, produtora jogos sociais, como "CityVille", "Mafia Wars" e "FarmVille", entrou com um processo de plágio contra a Vostu em 16 de junho. A empresa acusou a Vostu de copiar jogos, identidade visual, slogan e até o lado filantrópico da Zynga.

A Zynga declarou em processo que passou meses estudando a Vostu e seus jogos e anexou ao processo um vídeo que mostra todas as similaridades dos jogos, inclusive os erros de programação, que você pode ver acima.

"Em 'CityVille', por exemplo, os prédios comunitários não necessitam que estejam ligados a ruas - algo que é requisito de todos os outros prédios. O jogo foi lançado com esse bug [erro de programação] e nunca foi corrigido - e o mesmo 'erro' acontece com 'MegaCity' da Vostu", diz o processo.

Em maio Daniel Kafie, executivo-chefe da Vostu, que publica o game, disse à reportagem de UOL Jogos que o título "foi feito no Brasil para o Brasil", acrescentando que a companhia tem estúdio em São Paulo (SP).

Sobre as coincidências entre os dois jogos, Kafie resume que "toda categoria de [games que constroem] cidades é similar", e continua: "Em jogos, não existe cópia, mas evoluções. Há uma diferença bem grande [entre 'MegaCity' e 'CityVille']. Você poderia dizer que 'CityVille' é uma cópia deliberada de 'Social City' [da Playdom], que saiu oito meses antes".

"Na indústria dos jogos sociais existem categorias que todo mundo faz: jogos de fazenda, de restaurante... o formato e o design é muito similar", admite.