Topo

Em tom de ameaça, Zynga responde acusações de plágio

do Gamehall

07/02/2012 17h09

TETO DE VIDRO

  • Reprodução

    Estúdio de "Tiny Tower" acusa Zynga de plágio, mas se inspirou em "SimTower", game lançado nos anos 90.

Após ser acusada pela Nimblebit, criadora do jogo "Tiny Tower" e pelo Buffalo Studios, de "Bingo Blitz", por plágio na criação dos títulos "Dream Heights" e "Poker Blitz", a Zynga resolveu se manifestar de forma oficial.

"Você deveria tomar cuidado em não jogar pedras quando se vive em um prédio de vidro", disse o líder da Zynga, Mark Pinkus, em entrevista ao site VentureBeat.

A afirmação foi uma resposta direta às suas acusadoras, que recentemente enviaram cartas abertas ao publico ironizando as similaridades entre os seus jogos - já lançados - e as recentes criações da Zynga.

"Se notar, você verá que o seu jogo de torre é muito similar a outros cinco jogos de torre, desde "SimTower", nos longínquos anos 90", sugeriu o executivo.

Posição oficial

A posição da Zynga quanto ao assunto já foi motivo de um memorando interno na companhia, que incentivava a inspiração em produtos já estabelecidos para a criação de novos títulos.
 
"O Google não criou a primeira ferramenta de busca, a Apple não inventou o primeiro tocador de MP3 ou tablet. E o Facebook não criou a primeira rede social. Mas essas companhas tem seus produtos envolvidos em caminhos revolucionários. Todos são tesouros da Internet porque cumpriram a missão de mudar o mundo", afirmava a carta.

Em resposta, o estúdio Nimblebit continua não concordando com a postura da Zynga. O co-fundador da empresa, Ian Marsh disse ao site Touch Arcade: "foi uma ideia inteligente do Mark Pincus e da Zynga ao tentar agrupar todos os jogos com o nome 'Tower' em um gênero que todos são iguais, mas compartilhar um nome não faz um gênero", disse.
 


Entenda o imbróglio

A 'briga' entre as produtoras Nimblebit e Buffalo Studios começou em 25 de janeiro, quando a primeira enviou uma carta aberta à Zynga ironizando as semelhanças entre o seu jogo de construção de torres "Tiny Tower" com o game da Zynga para iPhone, "Dream Heights".

Em seguida, o Buffalo Studios gostou da ideia e 'copiou' o Nimblebit com mais uma carta aberta, dessa vez brincando com as semelhanças entre o seu game "Bingo Blitz" com "Poker Blitz", também da Zynga.

Para 'cutucar' a Zynga, o estúdio ainda ironizou a inspiração dos desenvolvedores de "Poker Blitz". "Por favor, digam aos seus milhares de empregados e acionistas que esperamos que eles gostem de jogar os nossos próximos trabalhos!" e finalizou lembrando do plágio em "Dream Heights". "Como vocês podem ver, a Nimblebit também nos inspirou!".

Vale lembrar que em 2011 a Zynga se envolveu em uma ação judicial contra a Vostu. Na ocasião, porém, foi a produtora de CityVille quem acusou a criadora de "MegaCity" de plágio. Tal ação, entretanto, foi finalizada amigavelmente entre as partes.