Topo

UOL Jogou: tochas adicionam camada de estratégia em "Dark Souls II"

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

15/10/2013 15h50

Na madrugada do último sábado para domingo, a Namco Bandai e a From Software realizaram uma sessão de testes fechados de "Dark Souls II", RPG de ação previsto para sair em 11 de março de 2014, para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Foi a primeira vez que UOL Jogos teve a oportunidade de experimentar os recursos online do game.

Nesta versão, o jogo contava com seis classes de personagem: soldier (soldado), warrior (guerreiro), sorcerer (feiticeiro), temple knight (cavaleiro templário), dual swordsman (espadachim de lâmina dupla) e hunter (caçador) - este último soa como novidade, pois arco e flecha tinham papéis secundários na série.

Escolhi o espadachim, que também é um tipo de personagem pouco visto anteriormente. Como imaginei, ele é bom para fazer sequência de golpes, principalmente se iniciar o ataque com a adaga da mão esquerda, cujo golpe é bem veloz. Se estiver preocupado com a defesa, dá para trocar essa arma por um escudo.

Trailer de "Dark Souls II"

  •  

Quem conhece "Dark Souls" deve se sentir em casa na continuação. A demonstração começava num cenário de montanhas, com uma fogueira logo em frente e um vendedor do lado. É nesses 'acampamentos' que o jogador recupera sua energia e reabastece os 'estus flasks' (eles equivalem aos itens de cura).

Logo adiante, o jogador atravessa uma caverna bem escura e isso exige passos cuidadosos para não cair nos abismos. É aqui que entra a nova função das fogueiras, que é acender tochas. Com isso, os caminhos se iluminam, mas você fica com a mão esquerda ocupada. Não se perde a tocha ao segurar a arma com as duas mãos, mas, uma vez que trocar o equipamento da mão esquerda, você só recupera a tocha em outra fogueira.

Assim sendo, o uso (ou não) da iluminação adiciona um novo nível de estratégia ao game: o que você vai usar na mão esquerda? A tocha, um escudo ou uma segunda arma?

Trechos de 'gameplay'

  •  

Neste teste, também foi possível experimentar os recursos online, que parecem similares aos jogos anteriores. Na forma humana, o personagem pode receber a ajuda de outros jogadores ao verificar os sinais que eles deixam no chão - e também se arriscar a sofrer a invasão de um jogador hostil.

A diferença é que, quem ajuda, pode escolher fazer isso de duas formas: ser convocado como um 'fantasma' ou uma 'sombra'. A primeira modalidade é a mesma do primeiro "Dark Souls", enquanto a segunda traz um tempo-limite. Depois disso, o ajudante volta compulsoriamente para seu mundo e recebe sua recompensa.

Ao que parece, jogar cooperativamente parece ser mais necessário que nunca, pois há inimigos mais difíceis e, principalmente, chefes mais complicados, como os necromantes que atacam em bando (!), e cada qual com seus asseclas. O outro 'boss' era uma caveira gigante que anda de biga, e esta ocupava toda a largura do corredor. Ninguém soube como enfrentar esse inimigo.

Quanto ao visual, o estilo lembra o episódio anterior, mas está muito mais polido. O fluxo de tela está mais suave, mas houve situações em que a taxa de quadros ficou bastante comprometida. Claro, isso é uma versão de teste, que pode (ou não) ser corrigida até a edição final chegar às lojas.