Enquanto o Brasil ainda estava na TV de tubo, Japão já tinha game em HD

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

15/03/2017 11h00

Em 1993, jogadores brasileiros ainda assopravam fitas e mexiam na chave RF para conectar o videogame à TV de tubo, mas o Japão já tinha um game que rodava em TVs de alta definição.

Criado pela Hudson Soft especialmente para eventos realizados no Japão, "Hi-Ten Bomberman" permitia que até dez jogadores disputassem uma única e enorme partida na frente de uma TV igualmente grande. A imagem do game era gerada no formato 16:9, com a incomum resolução 1035i.

Apesar de ser considerado o primeiro videogame em alta definição da história, o aparelho necessário para rodar esta versão de "Bomberman" nunca foi comercializado. E o motivo é bem óbvio: Mestre Takahashi, um dos ex-chefões da Hudson, estima que cada unidade do hardware custava cerca de US$ 2 milhões (quantia que, ajustada de acordo com a inflação, ultrapassaria US$ 3,3 milhões hoje em dia).

No ano seguinte, a Hudson Soft criou "Hi-Ten Chara-Bomb", que tinha campos de batalha ainda maiores e contava com a participação de personagens de outras franquias da empresa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Jogos

Topo