Topo

Enquanto o Brasil ainda estava na TV de tubo, Japão já tinha game em HD

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

15/03/2017 11h00

Em 1993, jogadores brasileiros ainda assopravam fitas e mexiam na chave RF para conectar o videogame à TV de tubo, mas o Japão já tinha um game que rodava em TVs de alta definição.

Criado pela Hudson Soft especialmente para eventos realizados no Japão, "Hi-Ten Bomberman" permitia que até dez jogadores disputassem uma única e enorme partida na frente de uma TV igualmente grande. A imagem do game era gerada no formato 16:9, com a incomum resolução 1035i.

Apesar de ser considerado o primeiro videogame em alta definição da história, o aparelho necessário para rodar esta versão de "Bomberman" nunca foi comercializado. E o motivo é bem óbvio: Mestre Takahashi, um dos ex-chefões da Hudson, estima que cada unidade do hardware custava cerca de US$ 2 milhões (quantia que, ajustada de acordo com a inflação, ultrapassaria US$ 3,3 milhões hoje em dia).

No ano seguinte, a Hudson Soft criou "Hi-Ten Chara-Bomb", que tinha campos de batalha ainda maiores e contava com a participação de personagens de outras franquias da empresa.