Topo

Pela primeira vez desde 2005, Brasil não tem nenhum dos videogames atuais

Os consoles mais modernos do momento: no Brasil, só importando - Montagem com imagens de divulgação
Os consoles mais modernos do momento: no Brasil, só importando Imagem: Montagem com imagens de divulgação

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

23/08/2017 14h25Atualizada em 23/08/2017 16h14

Pela primeira vez desde 2005, nenhum dos videogames mais modernos é fabricado ou vendido oficialmente no Brasil.

Já disponíveis em várias outras regiões, PlayStation 4 Pro, Xbox One S e Nintendo Switch só podem ser comprados em território nacional através de importadoras. Apenas os modelos anteriores de Sony, Microsoft e Nintendo são vendidos oficialmente por aqui.

A situação ecoa os tempos em que PlayStation 2, Xbox e GameCube não existiam no varejo comum brasileiro. O PS2 só veio oficialmente ao Brasil em 2009, e o Xbox original nunca chegou a ter uma versão nacional. O GameCube, por sua vez, parou de ser comercializado em 2003 com o término da parceria entre a Nintendo e sua antiga distribuidora, a Gradiente.

Em várias ocasiões ao longo dos anos, as empresas responsáveis pelos videogames apontaram para os altos impostos e longos processos burocráticos como os principais obstáculos que dificultam a chegada dos produtos no Brasil. Foram estes os fatores que fizeram a Nintendo anunciar sua saída do país em janeiro de 2015 e que atrasaram a chegada do Xbox One S em mais de um ano em relação ao lançamento americano.

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

Uma proposta que visa reduzir os impostos sobre consoles e games no Brasil tramita atualmente no Senado, mas pode demorar anos para render frutos.

A dificuldade que fãs têm para conseguir comprar os consoles no Brasil vai contra algumas tendências positivas que marcam o mercado nacional de games. Cada vez mais games de qualidade são produzidos por aqui, e grandes produtoras como Warner, Ubisoft, Sony e Microsoft já têm há anos o costume de traduzir seus jogos inteiramente para o português.

A Sony prometeu lançar o PlayStation 4 Pro no Brasil em dezembro de 2017. Procurada por UOL Jogos, a empresa afirmou que "não tem novidades para compartilhar por enquanto." Os óculos de realidade virtual PlayStation VR estão na mesma situação, prometidos para o final do ano mas sem uma data de lançamento nacional precisa.

Já a assessoria da Microsoft, que na E3 tinha falado em lançar o Xbox One S no Brasil "até dezembro", disse que "não tem uma data específica" para a chegada do console por aqui, mas que a estreia continua prevista para 2017. A empresa também ainda não tem planos concretos para uma versão brasileira do Xbox One X, seu novo sistema, que chegará aos EUA em novembro.

Em janeiro, a Nintendo afirmou que "ainda [era] cedo" para falar sobre um possível lançamento do Switch no Brasil, e que estuda maneiras de retornar ao país, sem detalhar possíveis planos.

Os principais exclusivos do Nintendo Switch

Start