Topo

Fim da linha: Microsoft encerra produção de adaptador do Kinect

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/01/2018 12h29

Se você pretende comprar um Xbox One S ou X e gostaria de usar o Kinect, temos uma má notícia: isso ficará cada vez mais difícil. A razão para tal é que a Microsoft anunciou que encerrará a produção do adaptador necessário para usar o acessório nos dois modelos do videogame.

VEJA TAMBÉM:

Vale apontar que, ao contrário do modelo inicial do Xbox One, as versões S e X não possuem entrada nativa para o Kinect, exigindo esse adaptador. Sem ele, fica impossível utilizar o periférico nos videogames atuais da linha.

De acordo com a empresa, a decisão foi tomada para enfatizar a atenção para "acessórios mais requisitados pelos fãs". Não houve qualquer explicação sobre essa frase enigmática.

Essa é só mais uma pá de cal que a empresa joga sobre o acessório. Em outubro de 2017, ela havia parado de fabricar o Kinect, um movimento que começou na E3 de 2015, quando o acessório sequer foi citado na apresentação da empresa. Depois disso, ele perdeu espaço em uma atualização do sistema do videogame feita no final daquele ano, viu seu conteúdo minguar e, em maio de 2016, passou a vender o Xbox One em pacotes sem o periférico.

Com sua primeira versão lançada para Xbox 360 em 2010, o Kinect seguia a onda de controles baseados em movimento, algo que fez fama com o Wii e acabou sendo seguida pela Sony, com o conjunto PS Eye e PS Move. A grande diferença da abordagem da Microsoft era que o Kinect utilizava apenas uma câmera, que rastreava o movimento dos usuários.

Ainda que tivesse conteúdo considerável em seus primeiros anos e tenha sido um dos principais argumentos de marketing do Xbox One, o Kinect nem sempre agradou a todos. O resultado disso é que, de acessório revolucionário, ele caminhou em menos de seis anos para o status de peça de museu.