Topo

Você sabia que os funcionários da Nintendo já fizeram greve de fome?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/01/2018 04h00

Você gostaria de trabalhar para a Nintendo? Na maioria dos casos, qualquer pessoa que goste de games responderia "sim" a essa pergunta. A situação, porém, era bem diferente antes da empresa japonesa alçar voos no segmento de videogames.

Na primeira metade dos anos 1950, já com quase 70 anos de existência, a empresa se concentrava na produção de jogos de cartas, como ocorria desde sua fundação, em 1889.

VEJA TAMBÉM

Uma reestruturação promovida por Hiroshi Yamauchi, neto do fundador da empresa, acabou criando problemas. Entre as ações, estava centralizar a produção da empresa e fazer um empréstimo para comprar mais terras.

Essa reestruturação acarretou no fechamento de uma fábrica e consequente demissão de funcionários. O sindicato dos trabalhadores da empresa, que já achava o novo chefe da empresa muito jovem e inexperiente para o cargo.

Como forma de protesto pela decisão, funcionários da empresa decidiram se manifestar fazendo uma greve de fome. A estratégia, porém, não funcionou: Yamauchi acabou tomando medidas mais extremas, demitindo seus principais críticos dentro da empresa e garantindo que os funcionários restantes se mostrassem leais a ele.

As reformas promovidas por Yamauchi - posteriormente, ele afirmou que queria mostrar que aqueles que o subestimaram estavam errados - fizeram com que a Nintendo diversificasse seus negócios. Em 1963, ele mudou o nome da empresa para Nintendo Co., Ltd. e passou a atuar em vários segmentos, desde táxis até motéis.

Essas iniciativas não vingaram e quase quebraram a empresa, que passou então a se concentrar no ramo de brinquedos, na segunda metade dos anos 1960. A empreitada em produtos eletrônicos só aconteceria na década seguinte, com a compra dos direitos para produzir o Odyssey no Japão, em 1974, e o lançamento do Color TV-Game, em 1977.