Topo

E3 2018: o que esperar da principal feira de games do ano

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

08/06/2018 04h00

A Electronic Entertainment Expo, ou E3 como é conhecida pelos fãs dos games, é a principal feira de games do mundo, onde são revelados novos consoles e jogos que vão disputar a atenção (e as carteiras) dos jogadores até final do ano (ou mesmo nos anos seguintes).

Em 2018, a feira acontece em Los Angeles, nos EUA, entre os dias 12 a 14 de junho, mas os principais anúncios rolam já no final de semana anterior, com uma série de conferências das principais marcas da indústria - começando amanhã (9) e vai até a terça-feira (12). Segundo a Entertainment Software Association (ESA), responsável pela organização do evento, mais de 3.250 produtos serão exibidos na E3 deste ano. Em 2017, foram 2.300 produtos. A ESA informou que mais de 70 produtos presentes na E3 2018 serão totalmente inéditos.

VEJA TAMBÉM:

É pouco provável que vejamos novos consoles nas conferências da Microsoft, Nintendo ou Sony neste ano: as três fabricantes estão com produtos consolidados no mercado e devem focar suas apresentações em apresentar novos games. Além delas, as maiores produtoras do planeta aproveitam os holofotes da E3 para revelar seus próximos lançamentos: Bethesda, Electronic Arts, Square Enix e Ubisoft estão entre as empresas que vão mostrar suas novidades nos próximos dias.

Para você ficar por dentro de tudo o que vai rolar na feira este ano, UOL Jogos vai transmitir as principais conferências da E3 2018 com tradução simultânea para o português no site e em nosso canal no YouTube. Confira os horários de cada apresentação:

9 de junho, sábado

  • Electronic Arts - 15h (horário de Brasília)

10 de junho, domingo

  • Xbox - 17h (horário de Brasília)

11 de junho, segunda-feira

  • Square Enix - 14h (horário de Brasília)
  • Ubisoft - 17h (horário de Brasília)
  • PlayStation - 22h (horário de Brasília)

12 de junho, terça-feira

  • Nintendo - 13h (horário de Brasília)

Confira a seguir o que podemos esperar de cada conferência da E3 2018:

Bethesda Softworks: Rage 2 e Fallout 76

Faltando poucos dias para a E3, a Bethesda já deu uma amostra de seus dois principais destaques para a feira: o jogo de ação pós-apocalíptica "Rage 2" e o misterioso "Fallout 76", game derivado da popular franquia de RPG ambientada em um futuro pós-guerra nuclear.

Fallout 76 - Divulgação - Divulgação
Ao que parece, "Fallout 76" será bem diferente dos episódios principais da série.
Imagem: Divulgação

"Rage 2" é um jogo de ação feito pela Id Software, a produtora de "Doom", em parceria com a Avalanche Studios, de "Just Cause" e "Mad Max". O game promete um vasto mundo aberto para explorar, muitos combates sobre rodas e tiroteios frenéticos. O jogo utiliza o mesmo motor gráfico de "Doom" e é um retorno ao mundo futurista criado pela Id em 2011.

Pouco se sabe sobre "Fallout 76", mas a expectativa dos fãs em torno do game é elevada. Ambientado nos EUA pós-guerra nuclear, o game vai se passar vinte anos antes dos eventos dos jogos anteriores. Rumores na internet sugerem que este será um jogo de sobrevivência ao estilo de "DayZ" ou "Rust", com um forte componente multiplayer online - algo bem diferente de tudo o que já foi feito antes na série.

Electronic Arts: FIFA, Battlefield V e Anthem

"FIFA 19" é atração obrigatória no evento EA Play, que rola no sábado, dia 9. O game de futebol foi revelado ontem (7) pela EA e já sabemos que terá novamente o português Cristiano Ronaldo como garoto-propaganda. Aqui no Brasil, a dobradinha Tiago Leifert e Caio Ribeiro repete os papéis de narrador e comentarista do game.

FIFA 19 - Divulgação - Divulgação
CR7 será o garoto-propaganda de "FIFA 19"
Imagem: Divulgação

Outros títulos com presença confirmada no EA Play são "Battlefield V" e "Anthem", dois jogos de tiro com propostas bem distintas. O novo "Battlefield" vai levar a série de volta para a Segunda Guerra Mundial e não terá conteúdos extras por download nem "loot boxes", mas chamou a atenção por ter soldados mulheres entre as opções para o jogador. Esse detalhe irritou muitos fãs da franquia, apesar da precisão histórica.

Se "Battlefield" aposta no passado, "Anthem" mira no futuro distante para conquistar jogadores: o novo game da BioWare (mesmo estúdio de "Mass Effect") é um jogo de tiro e aventura online, bem ao estilo de "Destiny", da rival Activision. O jogo foi revelado na última E3 e teve bastante destaque na conferência da Microsoft, exibindo gráficos impressionantes no Xbox One X.

Nintendo: Metroid, Pokémon e Smash Bros.

Como de costume, a Nintendo não vai realizar uma conferência dentro da E3 2018, mas sim revelar suas novidades em uma transmissão gravada, o Nintendo Direct. Surfando a popularidade do Switch, a fabricante japonesa promete mostrar vários games bastante aguardados pelos fãs. Algumas coisas já vazaram antes da feira, como a chegada de "Fortnite" ao console e a própria empresa já adiantou o anúncio do "Pokémon" de Switch.

"Pokémon Let's Go" é o aguardado jogo dos monstrinhos para Switch. O game é uma recriação do clássico "Pokémon Yellow", mas com funcionalidades como multiplayer local no console e gráficos super caprichados, além de recursos vindos de "Pokémon Go", como o uso de realidade aumentada para pegar monstrinhos nas ruas do mundo real. Será possível usar uma Pokebola como controle, para capturar pokémon, lutar e cuidar do monstrinho como se fosse um "tamagotchi".

O jogo de luta "Super Smash Bros." é atração confirmada no Nintendo Direct. Pouco se sabe sobre a nova edição do game que reúne personagens das principais franquias da Nintendo e convidados de outros jogos: no game anterior, Sonic e Ryu (o carateca de "Street Fighter") trocavam sopapos com Mario, Link e outros heróis e vilões da casa. Para o novo game, os adolescentes-molusco de "Splatoon" estão praticamente confirmados.

Por fim, "Metroid Prime 4" deve finalmente ser exibido pela Nintendo nesta E3. O jogo foi revelado na feira de 2017 e, com exceção do título, nada se sabe, além de que é o retorno de uma das franquias mais adoradas pelos fãs desde os dias do Game Cube.

PlayStation: The Last of Us 2, Spider-Man e mais

Este ano a Sony adotou um formato mais conciso para sua conferência na E3, dedicando bastante tempo de palco para poucos jogos: "Days  Gone", "Death  Stranding", "The Last of Us 2", "Spider-Man" e "Ghost of Tsushima" são os jogos exclusivos para PlayStation 4 que já estão confirmados para o evento e terão apresentações longas e detalhadas.

Spider-Man PS4 - Divulgação - Divulgação
A nova aventura do Homem-Aranha é exclusiva para PlayStation 4.
Imagem: Divulgação

Os fãs esperam finalmente ver trechos de jogo de "The Last of Us 2", próximo lançamento da Naughty Dog, e de "Death Stranding", o enigmático jogo de Hideo Kojima estrelado por Norman Reedus, Guilhermo del Toro e Mad Mikkelsen. O jogo do Homem-Aranha deve ser mostrado em detalhes, por ser o próximo que chegará ao PS4, no dia 7 de setembro.

Além deles, é provável que a Activision aproveite o evento da Sony para mostrar mais de "Call of Duty: Black Ops 4" e de "Destiny 2: Forsaken". A Capcom também pode revelar os aguardados "Devil May Cry 5" e "Resident Evil 2 Remake" na conferência de PlayStation.

Square  Enix: Vingadores e "Final Fantasy VII Remake"

Alguns dos principais jogos que a Square Enix vai levar para a E3 2018 já foram divulgados antes da feira, como a aventura "Shadow of the Tomb Raider" e o aguardado RPG de ação "Kingdom  Hearts 3", que promete ser o capítulo final da saga que uniu os heróis de "Final Fantasy" com os personagens e mundos da Disney lá no PlayStation 2. Mas os jogos mais esperados da produtora só devem ser mostrados na feira: "Final Fantasy VII Remake" e o jogo dos Vingadores.

Revelado durante uma apresentação da Sony na E3 em 2015, "Final Fantasy VII Remake" é uma recriação completa do clássico japonês, feita com um novo motor gráfico e mecânicas de jogo atuais. Pouco se sabe sobre o game, mas é esperado que a Square Enix revele, finalmente, uma data de lançamento.

Final Fantasy VII Remake - Divulgação - Divulgação
"Final Fantasy VII Remake" é uma recriação completa do clássico RPG japonês.
Imagem: Divulgação

O jogo dos Vingadores é outro projeto misterioso em que a Square Enix trabalha desde 2017 e só deve ser lançado no ano que vem - ou além. Porém, nada foi mostrado desde o rápido teaser com o escudo do Capitão América no ano passado. O pouco que sabemos sobre o game vem da descrição de vagas de emprego para trabalhar no projeto: será um game de ação em terceira pessoa com elementos online em um mundo compartilhado (como "Destiny" e "The Division"). É bem provável que o chamado "Avengers Project" seja finalmente revelado na apresentação da Square Enix deste ano.

Ubisoft: Assassin's Creed, The Division 2

Dificilmente a Ubisoft vai superar sua conferência na E3 2017, que começou com o anúncio de "Mario + Rabbids" e a participação do designer Shigeru Miyamoto, da Nintendo, o criador de Super Mario, logo na abertura do show. Mas a produtora francesa sempre leva grandes jogos para a E3 e em 2018, não será diferente: "Assassin's Creed  Odyssey" e "The Division 2" são duas atrações da Ubi para o evento.

"Odyssey" foi revelado com um curto teaser alguns dias atrás e vai levar a série "Assassin's Creed" para a Grécia antiga. Após a boa recepção de "Origins", jogo ambientado no Egito, os fãs da série estão bastante ansiosos para conferir a nova aventura.

The Division - Divulgação - Divulgação
A nova missão dos agentes da Division será revelada na conferência da Ubisoft.
Imagem: Divulgação

"The Division 2" é um jogo online que combina elementos de tiro e RPG, sequência da aventura lançada em 2016 para PC, PS4 e Xbox One. Os jogadores são agentes de uma organização militar secreta que é enviada para restaurar a ordem após calamidades em grandes centros urbanos dos EUA.

Outras franquias da Ubisoft que devem aparecer na E3 deste ano incluem "Beyond Good & Evil", "The Crew" e, com sorte, a série de ação furtiva "Splinter  Cell". Também é esperado que a produtora revele um novo jogo exclusivo para Switch, após o sucesso de "Mario + Rabbids".

Xbox: Halo, Forza, Gears e mais

A conferência da Microsoft será a mais longa da feira, com quase 2 horas de duração. O evento de Xbox, que acontece pela primeira vez no Microsoft Theater, em Los Angeles, deve ser palco para a apresentação de novos games das principais franquias da empresa, como "Halo", "Gears of War" e "Forza".

Halo 5 - Divulgação - Divulgação
Já está na hora de Master Chief voltar - o Spartan mais famoso do Xbox deve dar as caras na E3 deste ano!
Imagem: Divulgação

Ainda não se sabe exatamente quais desses jogos estarão, de fato, no evento, mas vazamentos e rumores apontam para um game chamado "Halo Infinity", um "Forza Horizon" ambientado nas estrada do Japão e "Gears of War 5". Outro game que pode dar as caras é "Fable 4", um grande RPG produzido pela nova divisão da PlayGround Games. O jogo de ação "Crackdown", estrelado pelo ator Terry  Crews, é outro que deve ser exibido e, espera-se, ganhar uma data de lançamento.

Além dos jogos da Microsoft, a conferência deve exibir vários jogos de produtoras parceiras. "Cyberpunk", próximo jogo dos produtores de "The Witcher", é um dos possíveis jogos que serão revelados no evento do Xbox.