Topo

Prévia: Tudo que você precisa saber sobre "Assassin's Creed Odyssey"

"Assassin"s Creed" irá à Grécia pela primeira vez! - Divulgação
"Assassin's Creed" irá à Grécia pela primeira vez!
Imagem: Divulgação

do GameHall

13/06/2018 04h00

A conferência da Ubisoft deixou "Assassin's Creed" para o final e encerrou a sua apresentação com o novo jogo da franquia, chamado de "Odyssey". Vários vazamentos marcaram o caminho desde a revelação do título até a apresentação na E3, a grande maioria deles agora confirmados.

Com vídeos detalhando história, gameplay e a ambientação, "Assassin's Creed Odyssey" parece ser o grande jogo da Ubi nessa E3.

VEJA TAMBÉM

Confira nossa prévia com tudo que você precisa saber sobre o jogo:

Ambientação

"Assassin's Creed Odyssey" coloca a franquia pela primeira vez a Grécia, trazendo todas as suas cidades mais icônicas, como Atenas e Esparta. Para ser preciso, o mapa será dividido em 27 estados controlados por diferentes chefes.

O período em que o jogo se passa é o do ápice da civilização ateniense, durante a guerra do Peloponeso, mais precisamente em 431 Antes de Cristo, tornando esse o Assassin’s que se passa no período mais antigo de todos.

Nessa época temos o surgimento da democracia ateniense e da base para a filosofia ocidental. Durante o trailer foi mostrado um debate com ninguém menos que Sócrates, no qual diversos princípios que permeiam a moral foram questionados e postos a prova a partir das escolhas do personagem principal em suas missões.

Assassin's Creed Odyssey - Sócrates - Divulgação - Divulgação
O protagonista terá sua moral confrontada por Sócrates após algumas missões
Imagem: Divulgação

A qualidade do cenário está tão bela quanto a do jogo anterior, "Origins". É possível observar o enorme mundo aberto até o limite do horizonte, explorar grandes cidades com arquitetura típica da época, encontrar diversos animais típicos da região, mergulhar em rios e mares e tudo mais que você puder imaginar de um mundo aberto. A fauna parece ser diversa, com animais terrestres, voadores e aquáticos. Em um trecho do vídeo foi possível ver tubarões, enquanto em outro um grande urso era caçado.

Todo o imaginário relativo à estética grega está presente. Temos as suas estátuas realistas, a cultura ao corpo e à guerra, templos dedicados aos mais variados deuses de sua mitologia e tudo que você já viu durante as aulas de história na escola.

A qualidade e a quantidade de NPCs impressiona, todos eles parecem estar executando suas próprias tarefas, participando de um ciclo de atividades próprio, deixando as cidades vivas e interessantes. Suas roupas, armas e armaduras são modificadas de acordo com a região. É nítida a diferença entre um ateniense e um espartano, por exemplo. No quesito ambientação, parece que teremos um trabalho competente da Ubisoft, que nesse quesito, aliás, raramente falha.

Narrativa

Pela primeira vez "Assassin’s Creed" foi descrito pelos seus desenvolvedores como um RPG. A primeira e significativa mudança que isso traz é a seleção de personagem. Dessa vez será possível escolher entre um homem, chamado de Alexios, ou uma mulher, chamada de Kassandra, ambos filhos de Leônidas. Embora os vazamentos sugerissem que isso modificaria o rumo da narrativa, a verdade é que não a afetará em nada. Segundo os desenvolvedores, haverá uma explicação dentro da narrativa para a possibilidade de escolha que envolve a cultura de Esparta.

Assassin's Creed Odyssey - Protagonistas - Divulgação - Divulgação
Você poderá escolher entre Alexios e Kassandra!
Imagem: Divulgação

Mas como dissemos, esse será o AC mais RPG de todos e portanto novos sistemas do gênero foram adicionados. O jogador agora fará escolhas que alteram a progressão da narrativa, modificando o mundo ao seu redor. Uma das implicações será a possibilidade de inimigos contratarem mercenários para acabar com você, a depender da reputação no mundo.

Com essas mudanças na ramificação da narrativa, obviamente, também existirão finais diferentes, dependendo de como você agiu nas várias situações em que o jogo te colocará.

Outra novidade é a adição de romance. Será possível se relacionar amorosamente com diferentes personagens a partir da conexão que você criar com eles durante a história. Será possível inclusive flertar com aqueles NPCs que te dão as quests. Pois é, parece a Bioware, mas é a Ubisoft.

A parte do futuro, onde voltamos para o tempo atual através do Animus, também estará presente em Odysey. Segundo os desenvolvedores, as mudanças e revelações que essa parte trará serão ainda mais importantes do que no jogo anterior.

Gameplay

Segundo os desenvolvedores, o jogo evoluiu em todos os aspectos quando comparado ao seu antecessor, principalmente no que diz respeito ao gameplay.

O combate sofreu algumas alterações, tendo como principal adição a opção do uso de atalhos para habilidades de adrenalina, que agora estarão presentes em maior número. Jogadores poderão escolher um caminho que preze mais pela furtividade, para derrotar seus inimigos no modo furtivo ou gastar seus pontos em habilidades de combate, para dominar os campos de batalha.

O modo furtivo por sinal também sofreu alterações. Em "Origins" ele era opcional e pouco fluido. O jogo por sua vez também não recompensava bem o jogador que o utiliza. Em "Odyssey", ao contrário, tudo foi melhorado e em algumas missões haverá bônus para aqueles que as finalizarem sem o disparo de alarmes, por exemplo.

A lâmina escondida, o símbolo maior dos assassinos, não estará presente como arma principal nesse jogo. Ela foi substituída por uma lança, que pertenceu ao pai dos protagonistas, Leônidas. A lança é uma relíquia que remete a origem das civilizações e portanto é o símbolo máximo dentre os equipamentos do nosso personagem.

O jogo continua no estilo do "Origins", sem ter que escalar pontos para desbloquear áreas do mapa e sem a furtividade no meio da população. A águia retorna como principal meio de navegação, com todas as habilidades que a do jogo anterior possuía. Os saltos de fé continuam e você poderá encontrar os vários pontos de interesse do mapa que ele representa.

As quests de papiro de "Origins" estarão de volta em um novo formato. O objetivo final continua o mesmo, utilizar as dicas conseguidas para achar um ponto escondido no mapa, que garante bons equipamentos para o seu personagem.

Assassins Creed Odyssey - Confronto - Divulgação - Divulgação
O combate continua fluido com em Assassin's Creed Origins
Imagem: Divulgação

Navegação está de volta

A navegação em grandes barcos e as batalhas navais estão de volta. O jogador terá um barco próprio que poderá ser customizado e equipado com algumas surpresas. O detalhe é que o poder bélico da sua embarcação depende dos NPCs que você trará até o seu barco, que ao seu comando arremessarão lanças e dispararão flechas.

Segundo os desenvolvedores, grande parte dos personagens que irão aparecer durante a aventura poderão integrar a sua tripulação - alguns dos civis também. Esses tripulantes garantem bônus para seu barco e podem ser equipados para aumentar ainda mais o seu poder nos mares da Grécia.

Assassin's Creed Odyssey - Navios - Divulgação - Divulgação
As batalhas navais estão de volta
Imagem: Divulgação

Grandes Batalhas

Outra novidade são as enormes batalhas da guerra do Peloponeso. Como dito anteriormente, teremos 27 estados comandados por diversos chefes. A partir da atuação do jogador, esses chefes se unirão a Atenas ou a Esparta, garantindo mais poder militar durante as batalhas.

Um dos vídeos mostrou um desses embates, que aconteceu em uma praia. Havia dezenas de NPCs duelando enquanto a personagem principal ia avançando e matando vários dos inimigos. Em determinado momento ela encontrou um grande guerreiro e uma batalha que parecia uma luta contra um chefe teve início, parecendo ser o momento decisivo para a definição do lado vencedor.

Assassin's Creed Odyssey - Confronto 02 - Divulgação - Divulgação
Batalhas campais definem o rumo da guerra!
Imagem: Divulgação

Montarias

Teremos novamente as montarias. Durante o vídeo foi mostrada uma perseguição a cavalo que terminou em uma batalha mano a mano com um dos chefes do jogo. Não foi detalhado que outros tipos de animais poderão ser montados, mas uma novidade ao sistema foi anunciada.

Em "Origins" era preciso parar para montar no seu cavalo. Você assobiava e esperava ele chegar para então conseguir cavalgar. Em "Odyssey" você poderá economizar esse tempo, uma vez que sua montaria passará correndo ao seu lado e será possível montá-la enquanto ela ainda está em movimento.

Customização e Equipamento

"Assassin's Creed: Odyssey" vai ainda mais fundo nas opções de customização de personagem. Em relação às armaduras, por exemplo, haverá 5 espaços para preencher e não mais uma.

O sistema de loot está de volta, fazendo que investidas contra inimigos possam ser mais recompensadoras. A variedade de armas por sua vez continua imensa, alterando totalmente a forma com que você joga com uma simples troca no seu inventário.

Será possível melhorar os equipamentos para aumentar o seu dano, defesa e outros status mais.

Assassin's Creed Odyssey - Equipamentos - Reprodução - Reprodução
Dessa vez teremos 5 espaços para armaduras
Imagem: Reprodução

Mundo fantástico

Não ficou claro se encontraremos deuses durante a nossa aventura, mas durante o vídeo foi possível ver o personagem principal encontrando o minotauro. Se pegarmos como referência o "Origins" e suas expansões, devemos concordar que provavelmente teremos encontros com diversos seres da mitologia grega.

Há também caças a animais lendários. Alguns dos animais fantásticos da mitologia grega também estarão presentes durante essas quests.

Modos extras

Haverá um modo de fotografia dentro do jogo para tirar belas screenshots em alta resolução e guardar seus momentos mais interessantes em "Odyssey".

O modo de jogo que conta a história por trás da época escolhida, de forma educativa e não violenta, chamado de Discovery Tour, estará de volta nessa versão.

Monetização

Não foi possível saber se o jogo terá microtransações, mas é esperado algo parecido com o que ocorreu em "Origins'. Também não foram divulgados os planos para futuras DLCs, mas elas provavelmente existirão na forma de expansões para o jogo.

O jogo contará com diversas edições que trarão itens adicionais e uma edição de colecionador que trás vários mimos e uma miniatura muito legal de 2 guerreiros da guerra do Peloponeso em combate.

Assassin's Creed Odyssey - Edição de Colecionador - Divulgação - Divulgação
A edição de colecionador está belíssima
Imagem: Divulgação

"Assassin's Creed Odyssey" será lançado no dia 05 de outubro de 2018 para Windows PC, Xbox One e PS4.