Topo

"A Fenda que Abunda Força" traz humor de "South Park", mas se repete demais

Divulgação
Imagem: Divulgação

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

25/10/2017 04h00

Segundo RPG baseado na série animada "South Park", "A Fenda que Abunda Força" deixa a fantasia medieval de lado para tirar sarro da moda dos filmes de super-heróis, combinando o humor ácido e boca-suja dos desenhos com um divertido sistema de combate por turnos.

Assim como o jogo anterior, "The Stick of Truth", "A Fenda" é o sonho realizado dos fãs de "South Park": jogar o game é praticamente controlar um longo episódio da série. Com as mesmas técnicas de animação do desenho e a dublagem brasileira que os fãs conhecem, a experiência é quase perfeita.

VEJA TAMBÉM:

South Park nota - Montagem/UOL - Montagem/UOL
"South Park: A Fenda que Abunda Força" foi testado no PS4.
Imagem: Montagem/UOL
No game, Eric Cartman reúne a garotada da vizinhança para ajudá-lo em uma missão: encontrar um gato perdido e receber a recompensa de US$ 100. Claro, isso não é feito da forma mais simples e sim formando um grupo de super-heróis e vigilantes mascarados lutando uns contra os outros em uma disputa de popularidade.

Novamente no papel do garoto novo na área, você pode escolher entre três classes iniciais (e se especializar em outras subclasses conforme avança), cada uma com um tipo de ataque e golpes especiais. Os sistemas de combate são simples, mas mais elaborados do que em "Stick of Truth", em parte por você se mover numa grade com vários níveis, o que acrescenta complexidade e a busca pelo posicionamento correto nas batalhas contra outros garotos e ameaças piores.

"A Fenda que Abunda Força" (ótima localização para o título original, "The Fractured But Whole", trocadilho infame que não tem graça em português) brilha na campanha principal e nas situações típicas da animação, mas perde a mão nas missões paralelas e nos colecionáveis nada divertidos de juntar.

South Park: A Fenda que Abunda Força - Divulgação - Divulgação
Mesmo cheio de referências aos filmes de super-heróis (principalmente "Guerra Civil"), o jogo usa as fantasias de super-heróis que Cartman, Kyle e seus amigos já usavam no desenho da TV.
Imagem: Divulgação

Missões secundárias repetitivas

A principal missão paralela envolve fazer cocô em todos os banheiros de South Park. É um mini-game onde você segue os comandos mostrados na tela enquanto é bombardeado com termos e barulhos escatológicos. É divertido na primeira vez, aceitável depois de mais algumas... mas sério, a brincadeira é um tanto chata quando repetida dezenas de vezes e nem tanto pelas piadas mas pela repetição excessiva do jogo.

Da mesma forma, coletar cartazes pelas ruas (basta pressionar o botão sobre o cartaz), sem piada alguma envolvida, é uma tarefa das mais chatas, que passa longe do humor do resto do jogo e do que se espera de algo envolvendo a franquia "South Park".

ACOMPANHE UOL JOGOS NO YOUTUBE!

O jogo poderia até tirar sarro das missões secundárias longas e repetitivas, típicas dos games da Ubisoft, mas parece abraçar esse tipo de tarefa para esticar o conteúdo - coisa que não precisava, pois a campanha de "A Fenda que Abunda Força" rende algumas dezenas de horas de diversão, ainda mais para quem é fã dos moleques mal criados de "South Park".

Deixando as missões secundárias de lado, "A Fenda" tem uma história divertida, que tira onda com a cultura pop atual, aos episódios de "South Park" e o humor pesado (e meio embaraçoso) da animação. As batalhas e atividades são divertidas e prendem a atenção do jogador, equilibrando bem a jogatina com as piadas frequentes - e nada adequadas para a família, o que é ótimo.

Dublado em português, "South Park: A Fenda que Abunda Força" está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.