Topo

"Economizo R$ 1 mil por ano," diz jogador que compartilha games digitais

A troca de games entre amigos que era comum nos anos 1980 e 1990 evoluiu - Arte/UOL Jogos
A troca de games entre amigos que era comum nos anos 1980 e 1990 evoluiu Imagem: Arte/UOL Jogos

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

12/01/2018 04h00

Quem cresceu nos tempos do Master System ou do Super Nintendo lembra bem: compartilhar jogos com os amigos era rotina. Grupinhos coordenavam os presentes de Natal e aniversário para que não houvesse fitas repetidas em circulação. Assim, dava para jogar mais jogos sem pagar mais.

Com a popularidade crescente de jogos digitais, porém, essa prática mudou bastante, e hoje funciona à mercê de empresas como Sony, Microsoft e Valve, que controlam as lojas digitais.

Mas o compartilhamento de jogos ainda pode ser uma maneira inteligente de economizar na hora de aproveitar o hobby.

VEJA TAMBÉM:

Nos consoles

Ao dividir as informações de login de suas contas na PlayStation Network ou Xbox Live, dois amigos podem comprar jogos juntos e aproveitá-los cada um em seu videogame. Dá, por exemplo, para dividir os custos de uma cópia digital de "Call of Duty: WWII" de forma que os dois consigam jogar em suas próprias casas.

Isso é possível por causa do sistema de 'conta principal' que existe tanto no PlayStation 4 quanto no Xbox One. Usuários podem associar várias contas de usuário a um único sistema, mas apenas uma delas fica registrada como a principal. Jogos digitais comprados nessa conta podem ser abertos livremente por todos os usuários daquele console.

Ativação de conta principal no PS4 - Reprodução - Reprodução
O sistema de 'conta principal' no PS4 e no Xbox One é o que permite o compartilhamento de jogos digitais
Imagem: Reprodução

O truque, então, é configurar a sua conta no videogame do seu amigo, e vice-versa. Assim, ambos podem jogar os games comprados nas duas contas com seus próprios perfis de usuário. Os jogos da conta do seu amigo funcionam porque aquela conta é a principal no seu console, e os da sua conta funcionam simplesmente porque é a sua conta.

"O importante é você confiar de verdade na pessoa com quem você vai compartilhar seus jogos, porque essa pessoa tem acesso livre às informações do seu perfil," explica Edmílson Oliveira, 35. "Se for alguém com más intenções, ela pode simplesmente roubar sua conta, e aí não tem nada que você possa fazer."

Edmílson compartilha jogos de PS4 com um amigo de infância, e estima que economiza cerca de R$ 1 mil todo ano pagando só metade do preço de cada game que compra.

Não é possível compartilhar jogos digitais no Nintendo Switch.

No computador

O Steam, principal plataforma de distribuição digital de games no mundo, tem uma solução extremamente conveniente para o compartilhamento de games: o sistema chamado 'Compartilhamento Familiar'.

Com a ajuda dessa função, jogadores podem compartilhar títulos com até outras 4 pessoas, sejam elas familiares ou amigos próximos. A única limitação é que apenas uma dessas pessoas pode jogar um game compartilhado por vez; caso duas tentem jogar ao mesmo tempo, a primeira sessão é encerrada automaticamente.

Steam Family Sharing - Reprodução - Reprodução
Usuários do Steam precisam pedir autorização para conseguir jogar os games de seus amigos
Imagem: Reprodução

Isso é ilegal?

A função de 'Compartilhamento Familiar' do Steam funciona explicitamente para que jogadores possam compartilhar sua biblioteca de games com pessoas próximas.

Já Sony e Microsoft usam uma linguagem dúbia em seus termos de uso, que não condenam, nem proíbem o compartilhamento de jogos através do sistema de 'contas principais'. Não há, porém, registros de usuários que foram punidos por aproveitarem-se da funcionalidade.