Topo

Jogamos: "Call of Duty: Black Ops 4" retoma ritmo frenético da franquia

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

04/08/2018 12h42

O beta fechado de “Call of Duty: Black Ops IV” já está no ar para os jogadores do PlayStation 4. Para os jogadores do Xbox One e PC, a batalha começa no dia 10 de agosto. Todos que fizeram a pré-compra do jogo ou receberam uma chave já podem experimentar a ação frenética do novo jogo da Treyarch no console da Sony. Nós jogamos em todos os mapas e modos disponíveis. Também testamos cada um dos especialistas e suas diferentes habilidades. Confira o que achamos:

O que está disponível

No beta, os jogadores puderam jogar com todos os 10 especialistas que estarão disponíveis no jogo final: Ajax, Battery, Crash, Firebreak, Recon, Ruin, Seraph, Torque, Nomad e Prophet. Os modos de jogo presentes são três: Control, Capture Moshpit e Chaos TDM. E as fases disponíveis são cinco: Seaside, Contraband, Payload, Frequency e Gridlock.

Os jogadores também poderão subir de nível de acordo com seu desempenho e número de partidas, liberando assim novos kits para os seus especialistas.

COD Black Ops 4 - Imagem - Reprodução - Reprodução
Sua classe é escolhida logo no início da fase
Imagem: Reprodução

Ritmo

À primeira vista, “Call of Duty: Black Ops 4” parece ter um dos multiplayers mais frenéticos e rápidos da história da franquia. Os mapas parecem transbordar ação em todos os cantos enquanto os jogadores dão respawn imediatamente após serem abatidos. Isso é bom, mas o problema é que, diferente de “Black Ops 2” e de “Modern Warfare”, que também têm ritmo alucinante no MP e os inimigos morriam com poucas balas, aqui eles parecem demorar demais para cair. Adicione a isso o fato de alguns kits darem armadura extra e de um novo sistema de cura ter sido implementado e será quase impossível vencer um confronto de dois contra um, mesmo quando esse um for bem mais habilidoso que os dois inimigos.

COD Black Ops 4 - Gameplay Screen - Reprodução - Reprodução
O ritmo do combate está alucinante
Imagem: Reprodução

Classes, Kits e habilidades

As classes e o balanceamento foram o grande acerto dentro do que foi mostrado no Beta. Tirando uma ou outra arma de algum kit, o balanceamento parece estar em dia e cada classe parece cumprir bem o seu papel. Ao ganhar níveis para sua conta, você habilitará mais kits que possuem diferentes armas e equipamentos, como a armadura, por exemplo. A escolha de classes acontece assim que a partida começa e você pode trocá-la a qualquer momento dentro do jogo.

Cada especialista tem uma habilidade especial e uma espécie de ultimate. O ultimate começa com um período de carga e vai ganhando carga de acordo com o desempenho do jogador no round. Quanto mais ele elimina ou dá dano nos adversários, mais o seu ultimate carrega. As habilidades podem ser utilizadas mais vezes, começam habilitadas e ao serem usadas iniciam um tempo de recarga que varia de classe para classe. As variações das habilidades e ultimates são muitas, bem como as suas utilidades dentro da composição do time. O Ajax por exemplo, pode utilizar um escudo para parar as balas dos adversários enquanto atira com uma SMG de um pequeno buraco. Já o Nomad conta com um pit bull que ele solta para arrebentar as linhas de frente do inimigo. Para usar um ultimate basta apertar R1 + L1.

As habilidades também têm um enorme impacto no jogo. O Ruin por exemplo, carrega uma Grapling Gun que possibilita que ele tenha alta mobilidade pelo cenário, alcançando os pontos mais altos ou indo de encontro ao inimigo, podendo ser combinado com kits que contenham uma escopeta para ataques próximos ou um rifle a distância para se beneficiar dos pontos elevados. Já outros têm uma função mais tática e possuem habilidades que revelam a posição dos adversários ou curam os aliados. Para usar as habilidades basta pressionar R1.

Call of Duty Black Ops 4 - Ajax - Reprodução - Reprodução
O Ajax é a classe tanker do jogo
Imagem: Reprodução

A habilidade de cura, presente em todos os personagens, é ativada ao pressionar o L1, Ao usá-la, o jogador vai aplicar uma injeção em si e começar a curar a sua vida. Após um tempo ela será totalmente recuperada. Como os tiroteios são muito frequentes e rápidos, na maior parte das vezes você não conseguirá recuperar sua vida a tempo de um novo combate.

Mapas, Modos, Gameplay e Performance

Os mapas disponíveis no beta seguem o clássico e funcional esquema de 3 linhas e contam com diversos locais de conflito aberto e outros em que jogadores se encontram em espaços fechados e pequenos. O problema é que todos os mapas são bem similares: um eterno esconde, você da o peek, atira e vai para o próximo ponto sem ter que pensar muito e sempre com medo dos inimigos que podem reaparecer nas suas costas a qualquer momento.

O respawn, que por sinal por vezes também é um problema no momento, é muito comum renascer no meio de um tiroteio ou em zonas que estão povoadas de inimigos, o que torna a experiência de jogo rápido um pouco frustrante, principalmente para os mais dedicados que prezam por uma pontuação livre de mortes.

Na parte técnica o jogo também ainda deixa a desejar. O problema com quedas ou oscilações de frames é constante, o que deixa os combates bastante inconsistentes. As texturas parecem um pouco borradas e por vezes o jogo nem parece ser dessa geração. Com esses problemas, a maior preocupação fica com o modo Battle Royale, que conta com um ambiente de jogo muito mais custoso para ser processado. A impressão que dá é que os usuários do PlayStation 4 e Xbox One padrões terão problemas nesse modo.

Os modos de jogo são bem clássicos. O Chaos TDM é o clássico mata mata em equipes, onde o time que alcançar uma determinada pontuação primeiro vence. Os outros dois modos são variações da dominação, onde cada equipe deve conquistar ou defender pontos pré estabelecidos no mapa.

Call of Duty Black Ops 4 - Seraph - Reprodução - Reprodução
A Seraph conta com uma pistola de alto calibre que pode derrubar inimigos com um tiro
Imagem: Reprodução

Nossa impressão portanto é que o jogo no momento depende muito do modo Battle Royale para ser memorável, uma vez que não contará com uma campanha. O sistema de classes é competente, mas nada muito além do que já foi visto em outros jogos. As fases precisam de mais variedade dentro do design e a parte técnica de polimento. Daqui até o lançamento do jogo teremos um outro beta para o Battle Royale e a adição do modo Zumbi que é sempre muito divertido. Agora só resta esperar por mais novidades.

"Call of Duty: Black Ops 4" será lançado no dia 12 de Outubro para PC, PlayStation 4 e Xbox One. O beta já está disponível para o PlayStation 4. Os jogadores do PC e do Xbox One receberão seu Beta no dia 10 de outubro. Um beta para o modo Battle Royale acontecerá em setembro.