Topo

10 dicas para "Apex Legends": aprenda a brilhar no jogo-sensação do momento

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do GameHall

12/02/2019 04h00

"Apex Legends" chegou sem avisar ninguém e de repente se tornou um fenômeno. No momento que essa matéria está sendo escrita, o jogo já possui mais de 10 milhões de usuários e não para de crescer. Não se contentando com isso, o jogo ainda é o responsável pela recuperação da EA em um trimestre de crise e por diversos momentos figura na frente de colossos como "Fortnite" e "League of Legends" nos sites de streaming.

O motivo do sucesso não poderia ser outro. Embora seja um representante de um gênero que parece já saturado, Apex trouxe diversas novidades e melhorias em sistemas que dividiam os jogadores. A coesão do jogo com seu brilhante sistema de comunicação facilita a jogatina até mesmo com estrangeiros.

Se você se interessou e está disposto a encarar mais esse jogão, confira dez dicas para não ficar atrás de ninguém e fazer bonito já nas primeiras partidas.

Escolha a Lenda que mais achar legal e domine suas habilidades

O que nos outros jogos é chamado de operador, herói ou campeão, em Apex é chamado de Lenda. São oito deles no total, sendo dois bloqueados que podem ser comprados com as moedas do jogo.

Eles se diferenciam por conta das habilidades, cada um com três delas, sendo uma passiva e duas utilizáveis, com uma sendo o ultimate . A Wraith, por exemplo, consegue se reposicionar rapidamente para escapar dos disparos e Gibraltar coloca um escudo impenetrável no chão. As habilidades ainda classificam eles por símbolos, que significam tankers, suporte e dano por segundo.

Como será muito mais fácil aprender jogando do que lendo tudo e imaginando as possibilidades, escolha o personagem que você mais curtir o visual ou um poder específico e jogue até dominar o que ele consegue fazer. Com o tempo você poderá escolher a sua Lenda a partir da combinação do seu time.

Reprodução
Escolha a Lenda que você mais gostar e se especialize nela Imagem: Reprodução

Fique atento ao seu inventário

Uma vez que o jogo começar, você terá de coletar os equipamentos direto no mapa, assim como os outros Battle Royales do mercado. Além de armas e itens de cura, você encontrará armaduras, capacetes e mochilas para aumentar o seu inventário.

O jogo conta com uma mecânica muito interessante que impede que você pegue um equipamento pior que o seu, portanto não tenha medo de pegar qualquer armadura que for possível durante o jogo. Já com armas é diferente, e muitas melhorias não servirão para o seu equipamento e travarão espaços importantes na sua mochila. Separe o joio do trigo e tenha sempre um espaço sobrando para algo interessante no caminho.

Reprodução
Seu inventário é importante, não deixe objetos que você não usa ocupando espaço Imagem: Reprodução

Comunique-se

Um dos maiores feitos do Apex foi seu sistema de comunicação. Não por conta do uso de microfones ou texto, que também estão presentes de forma competente, mas seu sistema de pings. É possível utilizar esse sistema para marcar um inimigo, equipamentos, locais de interesse, responder a outras marcações e até mesmo cancelar alguma feita sem querer.

Todo esse esforço é justificável uma vez que só é possível jogar em grupos de 3 pessoas. Se comunicar com os companheiros é essencial para a vitória e com esse sistema completo e funcional, mesmo que os companheiros não falem a mesma língua a comunicação é fluida e eficiente. Então nada de ver um inimigo e ficar em silêncio, use uma das possibilidades e comunique-se.

Reprodução
Use o sistema de ping para avisar tudo para os seus aliados com poucos cliques Imagem: Reprodução

Fique atento no Minimapa

O minimapa do Apex é outro ponto alto em relação aos outros Battle Royales. Ele tem uma representação fiel da topografia do mapa, de forma que é possível ver todos os pequenos espaços para passar entre montanhas e outras construções evitando ficar perdido.

Quando um grupo inimigo entra em combate e você ouve os disparos, pequenas ondas azuis demarcam o local do tiroteio no minimapa. Isso resolve o problema de não saber de onde os tiros estão vindo, algo comum em outros jogos, como o "PUBG", que não são precisos quanto ao áudio em sistemas simples como os fones de ouvido.

Além disso tudo, o minimapa ainda traça uma linha da sua marcação até o local onde o círculo vai fechar, facilitando o seu direcionamento nos momentos do encurtamento do espaço jogável.

Reprodução
O minimapa te dará informações preciosas sobre o terreno e os inimigos. Imagem: Reprodução

Deslize sempre que possível

Assim como no "Titanfall", é possível deslizar no chão se pressionar o botão de agachar durante uma corrida. Essa é uma ferramenta indispensável na hora do combate, uma vez que dificulta a mira do adversário e te possibilita encontrar uma cobertura para se defender.

Mas o principal uso dela no jogo será na movimentação. Ela permite um bônus de velocidade em qualquer desnível do mapa, acelerando sua chegada aos locais. Principalmente quando se está correndo das zonas, essa é uma ferramenta indispensável para acelerar as viagens.

É possível Reviver seus amigos

Diferente dos outros jogos do gênero, mesmo que um amigo venha a ser finalizado, é possível trazer ele de volta à vida. No caixão que fica no lugar do personagem dele existe um banner por um tempo. Basta pegar esse banner e levar até uma das máquinas de ressuscitar para trazer o amigo de volta. Encontrar elas também não é difícil, elas ficam marcadas de verde no seu mapa, então nada de deixar o amigo esperando até a partida acabar.

Reprodução
Use o banner dos seus amigos para ressuscitá-los nas máquinas Imagem: Reprodução

Conheça todas as armas, mas foque em um único tipo

As armas do jogo são as que estão presentes no "Titanfall 2". Se você conhece o jogo se sentirá em casa. Caso contrário, terá um pouco de dificuldade em entender o cada uma faz. Para se adaptar rapidamente, tente variar no início para descobrir o que cada uma faz, mas assim que pegar o jeito escolha um tipo, por exemplo rifles de assalto, e foque em dominar as suas variantes.

Com isso você conseguirá melhores resultados no curto prazo e vai memorizar as melhorias de cada equipamento, se sentindo até mais confiante para partir para outros tipos de armamento.

Reprodução
Foque no tipo de arma que você preferir e domine suas melhorias Imagem: Reprodução

Use os balões vermelhos

Existem grandes balões vermelhos no mapa com uma corda que leva para o chão e de volta para eles. As cordas todas funcionam nas duas direções, portanto é possível voltar para os balões e fazer um novo salto pelo mapa. Como todo esse processo é bem mais silencioso do que parece, é possível utilizar essa estratégia para encontrar e emboscar inimigos. Como às vezes a situação complica, é possível também utilizar essa mecânica para escapar de combates desvantajosos.

Reprodução
Use os balões vermelhos para saltar novamente para o mapa Imagem: Reprodução

Jogue com Amigos

Por mais que o jogo tenha ótimos sistemas de comunicação para ajudar com estranhos e até mesmo estrangeiros, nada possui sinergia maior que um grupo formado por amigos. A maioria das suas mortes acontecerá desgarrada do grupo ou com alguém fora de posição, o que é muito mais fácil de corrigir com vários rounds jogados juntos e uma bate papo de quem já se conhece.

Se seu objetivo é fazer muitos pontos e vencer muitas partidas, convide seus melhores amigos para jogar. Com o jogo de graça, não tem nem desculpa para deixar de reunir a galera.

Reprodução
Jogar com amigos é mais divertido e traz melhores resultados Imagem: Reprodução

Domine o tempo e as Zonas

A última dica é saber dominar o tempo e as zonas. Um jogo completo no Apex é bem curto, com duração de 15 a 25 minutos. Isso significa que as zonas ficarão pequenas e mortais bem rápido. Para ter vantagem nos momentos finais da partida, é preciso dominar a zona antes dos outros. Dominar a zona nesse caso significa chegar com antecedência e se posicionar em um ponto de vantagem.

Essa tática é importante para não chegar em desvantagem nesses últimos momentos. Quem corre sempre fora das zonas, no limite do tempo, geralmente fica em posição vulnerável. Quem domina a zona geralmente tem boa visão dos limites dela e pode explorar as dificuldades dos outros jogadores.

Reprodução
Domine as zonas para sair como campeão Imagem: Reprodução

Praticando um pouco e jogando com paciência com os amigos, as primeiras vitórias vão chegar sem problemas.

Mais Jogos