18/07/2001
da Redação
Para quem não sabe: Neverwinter Nights é o mais ambicioso projeto dos criadores do famoso Baldur's Gate. Ambientado no mesmo Forgotten Realms de D&D que seu antecessor, esse RPG promete não apenas dar o salto para 3D, mas também integrar ferramentas que pela primeira vez aproximarão as velhas sessões de papel e caneta com um mestre de jogos em um computador.
A tarefa parece gigantesca, e para falar a verdade, é quase impossível. Mas como a BioWare conseguiu sozinha revitalizar o gênero no PC, poucos duvidam que o resultado final será algo menos que impressionante.
As ferramentas do jogo permitirão não apenas que você faça seus próprios mapas, mas edite também as aventuras e seja um Mestre de Jogos com poderes sobre os acontecimentos - algo que foi feito com certo sucesso em Vampire, mas agora em escala muito maior.
Mas se você tem medo de programar e não tem conexão Internet, não se preocupe: a empresa promete uma campanha single player com 70 horas de duração... algo acima da média. E com o uso das regras da terceira edição de AD&D, a criação de personagens é infinitamente mais flexível que em qualquer outro jogo.
A trama coloca você como um herói inexperiente que deve encontrar as causas e uma cura para uma praga que infesta a cidade de Neverwinter. Essa jornada levará você e outros seres encontrados pelas suas viagens em nada menos que 24 cenários - cada um sendo uma campanha - que levarão horas para completar cada. E você pode até jogar online com outros cinco aventureiros na sua turma!
Com opções dessa magnitude, incluindo a possibilidade de criar itens com aparência única, Neverwinter Nights pode revolucionar o mercado da mesma maneira que Baldur's Gate fez há dois anos atrás.