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A História do Videogame


2010

A VOLTA DE LORD BRITISH
Crédito

Dois anos depois de ser turista espacial e ficar meio sumido do mundo dos jogos eletrônicos, o game designer Richard Garriott, criador da série de RPGs "Ultima" anunciou o retorno com a produtora Portalarium.

Focada em jogos para redes sociais, como o Facebook, a produtora por enquanto possui apenas títulos simples, como pôquer, mas pretende futuramente criar mundos virtuais mais complexos, como os de MMOs mais tradicionais. Como sempre, o pitoresco Lord British mantém grande ambições...
Se em 2009 ainda existiam reflexos da crise mundial do ano anterior no mercado de jogos eletrônicos, a temporada 2010 veio para espantar de vez os fantasmas. E fez isso com fortes lançamentos logo em janeiro. Logo nos primeiros dia do ano era possível ver bons títulos nas prateleiras das lojas, como a ação frenética e exagerada da bruxa "Bayonetta", os combates infernais de "Darksiders" e o excelente RPG de ficção científica "Mass Effect 2".

Não parou por aí: tiroteios pontuaram "Army of Two: The 40th Day" e "MAG", enquanto até o Wii ganhou boas produções de estúdios externos, como a ação nonsense de "No More Heroes 2" e as rápidas lutas de "Tatsunoko vs. Capcom".

A boa maré continuou em fevereiro com "White Knight Chronicles", "Star Trek Online", "BioShock 2" e "Dante's Inferno". Quem apareceu no fim do mês também foi o inovador "Heavy Rain", com gráficos ultra-realistas e história aberta para o jogador decidir como progredir. Inclusive, no Brasil o game chegou com opção de português de Portugal como idioma.

Março manteve o ritmo forte: guerra em "Command & Conquer 4" e "Battlefield: Bad Company 2" (para muitos, melhor que o já arrasador "Call of Duty: Modern Warfare 2", de 2009) e nostalgia em "Mega Man 10". Fantasia em alta definição foi o brilho do aguardado "Final Fantasy XIII", que quebrou vários paradigmas da franquia e saiu para PS3 e X360. Depois foi a vez do herói espartano Kratos brilhar em "God of War III", desfecho da violenta trilogia da Sony que estreou no PS3 com muitas festividades - até lançamento à meia-noite no Brasil.

Divulgação
Veja alguns dos principais jogos lançados em 2010


O mês trouxe também o anúncio oficial do Nintendo 3DS, novo portátil da Nintendo que incorporaria uma tela com efeito 3D sem exigir uso de óculos especiais. Feita por meio de uma simples nota em um jornal japonês, a revelação veio sem grande pompa ou festejos. Rumores sugerem que o anúncio foi feito às pressas pois jornalistas nipônicos conseguiram descobrir sobre o portátil e iriam vazar as informações, mas a Nintendo preferiu se antecipar e divulgar tudo oficialmente. Em junho, o Nintendo 3DS foi a grande sensação da E3, principal feira de games do mundo, e em setembro foi anunciado o lançamento para março de 2011 nos EUA, com preço estimado de US$ 300.

APOCALYPS3
Montagem

Um erro dos mais inusitados impediu que donos de PS3 utilizassem o videogame para jogar no dia 1º de março.

Por conta de um erro de programação, o calendário interno do console achou que 2010 era ano bissexto e teria dia 29 de fevereiro. Assim, ao tentar rodar um game com troféus, o sistema identificava que o aparelho estava em um dia inexistente e simplesmente não funcionava.

O problema recebeu o apelido de Apocalyps3 (em alusão, claro, ao nome do videogame) e para resolver era fácil: bastava mudar o calendário interno manualmente.
A tradicional Game Developers Conference mais uma vez antecipou tendências de mercado: em 2009 o destaque foram os jogos para plataformas da Apple, enquanto agora em 2010 o assunto da vez foram os games sociais, para Facebook e outras redes. Mas não foi só: a GDC foi palco também do anúncio oficial do PS Move, controle de movimentos da Sony, que chegou ao mercado já no mês de setembro.

Já nos últimos dias de março uma surpresa para os fãs da Nintendo: o dublador Charles Martinet, responsável pela voz do Super Mario e outros personagens da empresa, veio a São Paulo para o evento Troféu Gameworld, onde falou com fãs, tirou fotos e, claro, gastou o gogó imitando frases clássicas do famoso herói gordinho.

Aliás, Martinet foi o primeiro de muitos estrangeiros importantes na indústria de games a visitarem o Brasil em 2010. Entre outros, estiveram por aqui também o roteirista Matt Costello (de "Doom III", "Just Cause 2", "Rage" e outros) para ministrar um workshop; os músicos Akira Yamaoka (da franquia "Silent Hill") e Gerard Marino (da série "God of War"), para participar do show Video Games Live e o produtor Hector Sanchez, que veio mostrar o novo "Mortal Kombat" no Brasil Game Show, em novembro.

Outras figuras importantes em solo tupiniquim foram o diretor Steve Huot e o diretor de arte Fausto de Martini, ambos da Blizzard, para anunciar a vinda oficial da empresa ao país e o lançamento de "StarCraft II" por aqui em julho e totalmente adaptado para português do Brasil - desde legendas e dublagem até detalhes nos cenários.

Veja como foi o lançamento de "StarCraft II" no Brasil


Pouco antes das novidades da E3, em junho, chegaram às lojas "Super Street Fighter IV", nova versão com mais golpes, lutadores e cenários do já popular game de luta da Capcom, e "2010 FIFA World Cup South Africa", título oficial da Copa do Mundo da África do Sul, produzido pela EA. Um detalhe bacana deste último é que foram disponibilizadas missões especiais baseadas em partidas que aconteceram no torneio deste ano - tudo para download gratuito. "Red Dead Redemption", por sua vez, mostrou que era muito mais do que um '"GTA" no Velho Oeste', cativando com uma trama densa e intrigante, gráficos fantásticos e ambientação envolvente. Já o Xbox 360 teve com exclusividade o thriller de suspense "Alan Wake", demorada, mas excelente produção do estúdio finlandês Remedy, o mesmo pessoal que criou a série "Max Payne".

FILME DE "MORTAL KOMBAT"?
Reprodução

Em junho circulou pela internet um misterioso trailer chamado "Mortal Kombat: Rebirth", que mostra uma nova abordagem sobre o universo da série de luta: o ninja Scorpion vira um preso que recebe de Jax e Sonya a chance de redenção e para isso deve lidar com um grupo de excêntricas e perigosas figuras, como Baraka, um homem que enxertou lâminas pelo corpo.

Especulou-se que o vídeo fazia parte do novo "Mortal Kombat" - revelado poucos dias depois -, mas na verdade foi projeto independente do diretor Kevin Tancharoen, que criou a sequência para tentar vender à Warner a idéia de um novo filme da grife.

Clique aqui para ver o trailer de "Mortal Kombat: Rebirth".
Enquanto isso, o Wii vibrou muito com "Super Mario Galaxy 2", nova aventura 3D do simpático encanador que conseguiu melhorar ainda mais a excelente aventura original, lançada em 2007. Enquanto isso, o PSP mostrava serviço no excelente "Metal Gear Solid: Peace Walker", capítulo portátil da série que aliava um extenso enredo na campanha principal, expandido ainda mais a mitologia da franquia, a um competente modo multiplayer cooperativo.

Em junho aconteceu uma das E3 mais repletas de novidades marcantes dos últimos tempos. Cada uma das principais fabricantes de consoles atacou de maneiras diferentes. Microsoft trouxe como trunfo o Kinect, nome definitivo do Project Natal, câmera para o Xbox 360 com sensor de movimentos que tanto surpreendeu o público na apresentação de 2009. Aliás, o periférico rendeu até uma conferência adicional, que na verdade foi um show dos mais exóticos do grupo Cirque du Soleil. Para os brasileiros donos de X360, a E3 2010 realizou um sonho antigo: o anúncio da vinda oficial da rede online Xbox Live ao país. O serviço estreou no dia 10 de novembro, com alguns poucos games disponíveis para download e opção de migrar contas ilegais de outros países para cá.

A Nintendo cativou com o 3DS e uma forte seleção de games de apelo nostálgico, como "Donkey Kong Country Returns", "Kirby's Epic Yarn", "GoldenEye 007" e "The Legend of Zelda: Skyward Sword" (aliás, revelado em uma rara aparição embaraçosa do mestre Shigeru Miyamoto, criador da franquia). Para muitos, a Big N foi a melhor empresa da feira.

A Sony, por sua vez, apostou forte também no efeito 3D em jogos para PlayStation 3, utilizando televisores com óculos especiais, e títulos para o controle com sensor de movimentos PS Move. Dentre grifes de renome, vieram detalhes sobre "Killzone 3", "Gran Turismo 5" e um novo "Twisted Metal". Por fim, Gabe Newell, um dos fundadores da Valve e ferrenho crítico do PS3, subiu ao palco da apresentação para anunciar uma versão de "Portal 2" para o console da Sony e, principalmente, dizer que mudou de ideia e que agora a Valve considera o aparelho uma ótima máquina para jogos, levando em conta todas as mudanças desde que saiu em 2006.

ZEEBO MUDA DE CARA
Divulgação

Em setembro a produtora Zeebo Inc. anunciou uma mudança de estratégia para o Zeebo, o tão falado videogame fabricado pela brasileira Tectoy em parceria com a Qualcomm.

O console passou a focar em entretenimento para toda a família, apostando em títulos educativos, acesso à internet e integração com redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut.

O videogame ganhou também um teclado, um novo controle (chamado Dragon) e a promessa de vários jogos da Disney e Turma da Mônica.
Não foi pauta na E3, mas em agosto, quase que de surpresa, a Sony do Brasil começou a venda oficial do PlayStation 3 no Brasil, com garantia de 1 ano e preço sugerido de R$ 1.999,00. O PSP estava previsto para dezembro, mas acabou não chegando. Porém, o PS3 não foi a única novidade em hardware no país: em novembro a Microsoft lançou oficialmente o Kinect, ao preço de R$ 599 e até com alguns jogos em português do Brasil, como "Kinect Adventures" e "Joy Ride". Em tempo, "Halo: Reach" também chegou no idioma tupiniquim - tanto legendas quanto dublagem - e ponto para a Microsoft na batalha dos sensores de movimento: no meio de dezembro a Sony anunciou o lançamento do PS Move em território nacional por R$ 799, mais caro que o rival.

Ainda em setembro aconteceu a tradicional Tokyo Game Show, no Japão, maior feira de games do oriente. Apesar de carente de grandes revelações, a feira bateu recorde de visitantes, com mais de 207 mil pessoas passando pelos pavilhões do Makuhari Messe. Dentre títulos inéditos, "DmC Devil May Cry" foi a grande surpresa, buscando renovar a tradicional marca da Capcom. Além disso, a Sony revelou também data de lançamento para o promissor "The Last Guardian", do mesmo time de "ICO" e "Shadow of the Colossus": por ora, o game chega ao PS3 no Japão no fim de 2011.

No sempre promissor terreno dos jogos online, a produtora Level Up! impressionou com a primeira edição brasileira do evento Level Up! Live (que contou inclusive com a participação do presidente da companhia, Ben Colayco) e também o lançamento do aclamado jogo de tiro "Combat Arms". Já a distribuidora Gala-Net abriu escritório no país e trouxe junto versões de "Fly for Fun" e "Rappelz", enquanto a oriental Aeria Games também investiu na América Latina com versões dos games "Shaiya" e "Grand Fantasia" e contratando o estúdio brasileiro Aquiris para desenvolver um game de tiro online, previsto para sair em 2011.

UBISOFT FECHA ESTÚDIOS
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Nem só de boas notícias viveu o mercado brasileiro em 2010: a Ubisoft anunciou uma mudança de planos para o país, fechando todos os estúdios da empresa aqui e passando a focar em distribuição de jogos para o mercado.

Com isso, o estúdio criado em 2008 em São Paulo - e responsável pelas versões portáteis de "Michael Jackson: The Experience" - virou escritório de operações da Ubisoft no Brasil e o estúdio de Porto Alegre, adquirido em 2009 e antigamente conhecido como Southlogic Studios, fechou as portas.
Pode parecer brincadeira, mas o segundo semestre da temporada foi pontuado também pelo retorno triunfal de uma lenda: "Duke Nukem Forever". Dado como abandonado após a equipe de produção do estúdio 3D Realms ter sido dispensada em 2009, o game teve seus direitos adquiridos pela produtora Gearbox (a mesma de "Borderlands") e continuou sendo finalizado secretamente. A revelação foi surpreendente: "Duke Nukem Forever" foi exibido e disponibilizado para teste do público em uma das edições do PAX, evento organizado pelo site de histórias em quadrinhos americano Penny Arcade. Desta vez, o lançamento ficou marcado para 2011, em versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Agora vai?

Como de costume, os últimos meses do ano foram marcados por uma enxurrada de títulos fortes para todas as plataformas. A temporada de lançamentos começou cedo, logo em setembro, com a estratégia de "Civilization V", um dos poucos bons jogos exclusivos que saíram para PC (depois, só em dezembro com a expansão "Cataclysm" para "World of Warcraft"). Ainda em setembro saiu o PS Move e sua extensa linha de games de movimento, capitaneada por "Sports Champions", uma ótima coletânea de atividades esportivas.

A disputa entre jogos de futebol ficou mais apimentada: "FIFA 11" manteve um altíssimo nível de qualidade e aumentou o número de clubes brasileiros licenciados, mas perdeu narração e textos em português; enquanto isso, "Pro Evolution Soccer 2011" inovou ao incluir a Copa Libertadores da América e narração em português do Brasil com Silvio Luiz e Mauro Beting.

A arena dos títulos musicais viu a consolidação de novos desafiantes: os games de dança. "Guitar Hero: Warriors of Rock" pouco trouxe à franquia, ao passo que "Rock Band 3" acrescentou teclado à fórmula, mas quem realmente requebrou nas vendas foram "Just Dance 2", "Dance Central" e "Michael Jackson: The Experience".

Seguindo uma nova tradição, mais um ano e mais um "Call of Duty". "Black Ops" mudou outra vez a ambientação da série, colocando combates no período da Guerra Fria em enredo caprichado - claro, o modo multiplayer online também não decepcionou. Como desafiante veio o competente "Medal of Honor", que renovou a franquia de guerra ao adotar o recente conflito no Afeganistão como palco. Quem conseguiu também fazer uma bem sucedida repaginada foi a franquia "Castlevania", com o impressionante "Lords of Shadow", título de ação com toques de "God of War", "Uncharted" e "Shadow of the Colossus" que finalmente conseguiu transpor a série com sucesso para o universo dos títulos em 3D.

ANIVERSÁRIOS DE 2010
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Com mais de 130 milhões de unidades vendidas pelo mundo, o PlayStation 2 completou 10 anos de vida
20 anos do NeoGeo
10 anos de "Diablo II"
10 anos de "The Sims"
1 ano de Zeebo
O ano de 2010 foi excelente para os fãs de velocidade, nada menos que três títulos brilharam de maneira especial: "F1 2010", da Codemasters, recriou de forma extremamente realista a categoria mais rápida do automobilismo; "Need for Speed: Hot Pursuit" veio das mãos do Criterion Studios (mesma galera de "Burnout") e renovou a popular franquia com belos gráficos e um inteligente sistema de recordes online; e, finalmente, "Gran Turismo 5" chegou às lojas, com mais de mil carros, dezenas de pistas e várias outras funções - e alguns problemas chatos, como loadings em excesso e um sistema de danos controverso.

Para o Wii, as opções foram as doses nostálgicas de "Metroid: Other M" e "Donkey Kong Country Returns", que buscaram inspiração em aventuras do Super Nintendo. "Epic Mickey" escorregou em algumas falhas técnicas, mas não deixou de ser uma boa opção para o aparelho, trazendo o ratinho Mickey Mouse novamente como estrela de um jogo de videogame e explorando um sinistro mundo habitado por personagens esquecidos da Disney.

Já o pequenino DS finalmente ganhou versão ocidental de "Dragon Quest IX" e também "Super Scribblenauts", versão refinada do criativo título de 2009 em que o jogador resolve enigmas criando objetos ao escrever o nome deles na tela de toque.

"GOD OF WAR 3", "HALO: REACH", "MARIO GALAXY 2" E OUTROS
MAIS VÍDEOS DA "HISTÓRIA DO VIDEOGAME"

Nas vendas de consoles, a hegemonia foi mais uma vez da Nintendo. O pequeno DS foi o aparelho mais vendido de 2010, com cerca de 18 milhões de unidades pelo mundo. O Wii apresentou grande queda, mas conseguiu um segundo lugar, com 14 milhões de aparelhos comercializados. PS3 vem em terceiro, com 12 milhões, seguido de perto pelo rival direto Xbox 360, com 11 milhões de videogames. Por fim, o portátil PSP soma 7 milhões de consoles e até mesmo o PS2 ainda respira, com 3 milhões de unidades vendidas em 2010.

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